martedì 7 marzo 2017

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL

A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
ELZIO LUZ LEAL
                                              “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”
A.C.I.MA. – Bem-vindo ELZIO LUZ LEAL, é uma honra tê-lo conosco na Vitrine A.C.I.MA. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
E. L. L. – Sou mineiro, de uma cidadezinha que talvez não exista no mapa, Pirapetinga, na Zona da Mata, quase divisa com o Estado do Rio. Aos onze anos vim com meus pais para o Rio de Janeiro para que tivéssemos oportunidades de aprendizado, mas não me desliguei das minhas raízes mineiras. Por outro lado, me apaixonei pelo Rio de Janeiro, que me adotou e me apresentou o mar. Não saí mais do Rio, hoje sou tão carioca quanto o que nasceu na cidade.
Sou um aposentado e aderi à escrita como meio de me satisfazer, seria esse atualmente o meu hobby, antigamente era um ótimo leitor, li muito, atualmente meu tempo disponível é para os romances e poesias.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?

E. L. L. – Sempre fui um grande leitor, quando um autor recebia um Prêmio Nobel de Literatura, lá ia eu comprar um dos seus livros. Foi com eles que desenvolvi o gosto pela escrita. Dos autores nacionais li quase todos os clássicos. Li muitas poesias e comecei a escrever poesias como hobby, mas meu senso crítico muito forte me impedia de mostrá-las para o público. Um dos meus irmãos, também poeta, Orpheu Luz Leal, pediu que eu inscrevesse cinco poesias na Antologia dos Poetas Lusófonos da Folheto Edições e Design, de Leiria, Portugal. Depois, ao comparar minha obra com a de outros autores, resolvi investir na literatura e entrei para o Centro de Literatura do Forte Copacabana na cidade do Rio de Janeiro. 
Sempre li sobre os assuntos mais diversos possíveis, e nesses oito anos dedicados à literatura, tenho um acervo de cinco romances prontos, quatro editados na Amazon/Kindle e doze livros de poesias também no mesmo local. 
Como gosto muito de história, alguns dos meus romances tiveram cenários históricos, enxertados com ficção. Assim aconteceu no meu romance TENTAÇÃO, o primeiro que fiz, que conta o processo da abolição da escravidão, onde ressalto uma história de amor entre um Senhor e sua escrava, uma mulata culta e inteligente. Esse romance deu início a uma trilogia que fala sobre a  escravidão, que no meu entender, continua grassando no nosso meio, tendo tomado outras formas sutis de diferenciação, como a escravidão fomentada pelo próprio Estado quando tributa demais e oferece poucos serviços em retorno. Em sequência, dentro dessa trilogia escrevi um romance atual, denominado O IMPÉRIO, em que conto a formação de uma grande empresa, que teve sua história ligada... Nessa trilogia também escrevi e não publiquei A ALDEIA, uma visão da escravidão vista pelo lado africano, em que conto o sequestro de pessoas de uma tribo.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
E. L. L. – Meu reconhecimento veio pelo trabalho e participação, comecei a participar dos trabalhos em Academias de Letras e nesses oito anos cheguei a Presidência da APALA – Academia Pan Americana de Letras e Artes. Para se ter inspiração há que ter transpiração, resultado de muito trabalho, nada acontece por acaso.
A.C.I.MA . – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
E. L. L. – É necessário, em primeiro lugar, melhorar o nível cultural e escolar do brasileiro, hoje no Brasil já não temos grandes autores, o último foi Jorge Amado, porque não considero Paulo Coelho um autor nacional, nem morar no país, ele mora mais. Para se dar ideia, existe no sítio do Recanto das Letras, onde também coloco o que escrevo, uma estatística, na qual, diariamente eles colocam o número de leitores e sua procedência, fazendo um fechamento no final do mês. Em média, sou lido 85% pelos americanos, às vezes, até 90% e míseros 3,5% pelos brasileiros, por isso, sempre digo, que vivemos num país de analfabetos e temos de modificar esse quadro. Não há uma política para valorizar nossos escritores, porque se observarmos nas livrarias – a maioria multinacionais – a maior parte dos livros são de autores estrangeiros. Essa divulgação dos autores nacionais é um passo importante a ser dado.
A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
E. L. L. – Ingressar no mercado é o gargalo, o nó górdio da questão. Vou explicar: o autor escreve sua obra, faz a revisão e envia para uma editora, o livro vai para um distribuidor que o direciona para as livrarias. Então, temos quatro agentes que fazem os livros chegarem ao consumidor. Suponha que o consumidor compre um livro por quarenta reais. O autor só recebe quatro reais, isso é, dez por cento, do valor final, os outros noventa por cento ficam no meio do caminho. E mais: o autor só recebe, depois de vários meses, sem nenhum controle do processo. Por isso, só faço vendas online pela Amazon, faço uma pequena tiragem física para pequenos lançamentos e oferecer aos amigos. Não quero ser profissional da escrita, não vale a pena, o que faço é hobby. Se o autor depender do livro para viver, vai morrer de fome, como na história de Feijão e o Sonho de Orígenes Lessa.
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
E. L. L. – Sou um cético quanto a saída em curto prazo para esse nó górdio e diria a quem se aventurasse, como eu, na literatura, no Brasil, a não depender dela como forma de manutenção. Ser escritor, no Brasil, não é profissão.
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
E. L. L. – Estou fazendo uma experiência em verter meus livros e procurar o mercado estrangeiro, através da própria Amazon como fonte de venda, porque eles apresentam relatórios frequentes das vendas realizadas, me parecem sérios. Estou atualmente vivendo esse processo. Vamos ver se dá certo, desisti do mercado nacional.
A.C.I.MA. – Novos projetos?
E. L. L. – Atualmente estou me dedicando a estruturar a APALA – Academia Pan Americana de Letras e Artes, para que ela seja um veículo propulsor da cultura, e tenho escrito somente poesias, o que faço quase que diariamente e posto no Facebook.
A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
LASCÍVIA E SENSUALIDADE

Olho em mim mesmo, analiso e vejo,
 
Na fonte de tudo, a razão do desejo,
 
Onde se move a nossa vida, afinal.
 
Nada do que existe, é bom ou ruim,
 
Se ela fizer parte, lá dentro de mim,
 
Porque é da minha raiz, e sou animal.

Não sei se é lascívia ou sensualidade,
 
A ânsia que de repente, vem, me invade,
 
E que me faz só pensar, no lado carnal.
 
Mas quando vem, a tudo ela anima,
 
E faz, a mim mesmo, olhar bem pra cima,
 
Me torna vaidoso, e muito mais sensual.

Ah! A lascívia que a igreja combate,
 
É a mesma que sinto, e me torna um vate,
 
Que me faz um poeta, e me sentir imortal...
 
A vida é infeliz, sem a sensualidade,
 
Sem carinho e beijo, o amor, e a amizade,
 
Que é o que encanta, a nossa vida, afinal!

RAPIDINHAS por ELZIO LUZ LEAL:

A.C.I.MA . – Uma saudade?
E. L. L. – Dos que se foram.
A.C.I.MA . – Um sonho?
E. L. L. – Transformar nossos projetos culturais em realidade.
A.C.I.MA . – Um lugar?

E. L. L. –  Rio de Janeiro.

A.C.I.MA . – Uma música?

E. L. L. – Yesterday.

A.C.I.MA . – Uma tristeza?

E. L. L. – Os políticos.

A.C.I.MA . – Um barulho?

E. L. L. – Mercado popular.

A.C.I.MA . – Um cheiro?

E. L. L. – Perfume de mulher.

A.C.I.MA . – Doce ou salgado? 

E. L. L. – Doce ou salgado, desde que seja saboroso.

A.C.I.MA . – Destino ou casualidade?

E. L. L. – Casualidade, resultado de boas decisões.

A.C.I.MA . – Quente ou frio?

E. L. L. – Quente, não muito, morno.

A.C.I.MA . – Seu hobby?

E. L. L. – Ver entrevistas inteligentes.

A.C.I.MA . – Comida preferida?

E. L. L. – As saborosas.

A.C.I.MA . – O que ama?

E. L. L. – Minha família.

A.C.I.MA . – O que não ama?

E. L. L. – A traição.

A.C.I.MA . – Um livro?

E. L. L. – Pantaleão e as visitadoras de Mário Vargas Lhosa.

A.C.I.MA . – Um filme?

E. L. L. – O poderoso chefão.

A.C.I.MA . – Uma homenagem?

E. L. L. – Aos que nos mostraram um caminho a seguir Jesus Cristo.

A.C.I.MA . – Momento inesquecível?

E. L. L. – Descida do homem na Lua.

A.C.I.MA . – Três coisas fundamentarias para ser feliz?

E. L. L. – Amar, amar, amar!

A.C.I.MA. – Muito Obrigada  ELZIO LUZ LEAL!!! Sucesso SEMPRE!!!!


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)


A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)
...

E CONTINUA...





E... CONTINUA...














Nessun commento:

Posta un commento