mercoledì 1 marzo 2017

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO para a Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior


A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.

ARLINDA LAMEGO

                                            “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

A.C.I.MA. – Bem-vinda ARLINDA LAMEGO, é uma honra tê-la conosco na vitrine A.C.I.MA.!!! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

A. L. – Nasci em Recife, capital do Estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. Há cerca de quarenta anos, vivo fora de minha terra natal, a grande inspiradora com seu céus azuis e sua gente original. Atualmente vivo em São Paulo capital, mas vivi também em Manaus e no Rio de Janeiro. Casei com um manauara e fiz do Amazonas, uma segunda terra. Tive um filho carioca, criei cordão umbilical com a cidade maravilhosa.
Sempre fui adepta às artes, pintei quadros a óleo, tapeçaria, gastronomia e artesanatos, desenhar letras. Arte é criatividade. Cinema e teatro foram meus companheiros. Viajar foi uma expressão de esperança e conjunção com tudo. No tempo exíguo, voltar às raízes foi meu investimento maior.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

A. L. – Desde criança, escrevia poesias e novelas. Não fui uma poeta tardia. Falar e escrever com vigore calor caracterizaram minha personalidade.
A minha inspiração vem dos sentimentos de brisa de mar e das praias, os verdes dos coqueirais arraigados na minha verve com sotaque arrastado, entusiasmo, criação e desempenho de vida. Atualmente, tenho dois livros de poesias e um livro de não ficção sobre a vida de pescadores ribeirinhos. No prelo, um sobre a Índia, que em breve será lançado.
Tive que me afastar ao abraçar uma profissão como Medicina, casar e criar meus filhos. Estudei e trabalhei como professora primaria. Estudei não Instituto de Educação de Pernambuco, a escola normal que minha mãe me obrigou a fazer, como grande expectativa da vida dela. Mesmo assim, nunca deixei de ler muito. O fato de ser médica, a experiência como sanitarista em contraste aparente com a especialidade abraçada, endocrinologia e Medicina estética, fizeram-me adentrar em dois mundos, estudar Sociologia, Ciência Política, Teologia e Ciências das Religiões.
Estudar é meu grande vício. Escrever e poetar são os meus atuais amores.


A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

A. L. – Minha irmã, a primeira dos oito filhos da família Cavalcanti de Albuquerque de Sá, do Sr. Arlindo e dona Maria, iniciou-se na literatura na área de poesias e de ficção com vários romances e titular da cadeira da Academia Internacional de Letras.
Quando minha mãe esteve doente, ofereci-lhe com muita emoção as minhas poesias, as quais  escrevia durante todo o processo de sua luta pela vida, assim se iniciou o meu percurso e culminou nas publicações de dois livros de poesia, e acompanhei em um capítulo de Réquiem em cada um deles.
Durante o processo de lançamento de meu primeiro livro, que publiquei na Bienal Internacional de São Paulo, meus amigos todos me deram apoio e reconhecimento. Logo em seguida, lancei em Recife, no Dia do Escritor, como homenagem à minha terra, minha família e aos meus amigos, colegas de trabalho e de escola. Foi uma festa. No segundo livro, tive a oportunidade de ser patrocinada no lançamento de primeira grandeza na Casa da Fazenda, um restaurante lindo, que dividi com uma amiga médica que é também pintora e fez uma exposição com sua arte, Lindinalva Borges.


A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

A. L. – O primeiro passo acontece através da A.C.I.M.A e várias outras entidades como a SEM FRONTEIRAS, a REBRA e várias outras, mas a formação educacional para se respeitar os valores é imprescindível. Uma boa educação remete a auto-realização, a ter uma visão macro e micro de etnias e culturas, com desvelo a museus e memoriais, o intelectual versus talento e dons.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

A. L. – Há uma indiferença em toda a sociedade, uma subvalorização no enxergar que investimento nessa área tem retorno. Outra situação é querer despertar e não haver abertura para os novatos, desde lançamento de livros e convivência com pessoas afins. A terceira, para quem já teve inclusão é a inflamação de egos. Todo mundo quer lugar ao sol e muitas vezes fecha as portas para outros, apesar de que cada um tem seu sol, sua luz própria. E há também aqueles que boicotam e copiam a originalidade alheia. Viver como escritor é inatingível no Brasil. Alguns poucos Pelés  desabrocham. Só alguns.

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

A. L. – O meu conselho para quem quer seus escritos lidos é: OUSE! Você tem direito a ter voz. Sua experiência no mundo é única. Não se importe com a crítica de ninguém Só não erra quem nada faz. Só se aprende a fazer, fazendo. Não dê importância, a caravana passa.



A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

A. L. – Sempre é um prazer imenso a divulgação de meus escritos (livros e antologias bilìngues) nas viagens culturais, sobretudo, no exterior, alargando horizontes e sendo parte de um uníssono de pessoas que querem o mesmo. Aprender com todos e todas, saber que existem pessoas com dom, ousadia, capacidade, tenacidade. Que coisa boa! Reconhecer que existem verdades e novas forma de se amar uns aos outros. Conhecer pessoas com horizontes, experiências, formações diferentes da sua, novas proposições diante da vida.

A.C.I.MA. – Novos projetos?

A. L. – Sim. Lançar meu livro sobre a Índia e um outro com novos poemas.
Depois... Continuar com vocês e novas expectativas, projetos, criar horizontes e aproveitar o tempo e sobrevida que temos.



A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

A. L. – Sim, um especial agradecimento a A.C.I.M.A, na pessoa de Sonia Miquelin, carinhosa e alentadora, estimula a todos com um jeito especial, sem sombra de dúvida, com amor e dedicação pelo que faz, sem reservas, que me traz admiração e credibilidade.

Aqui, um poema, pag. 29 do meu livro A POÉTICA DAS EMOÇÕES

DEFESA

Meu coração dividido,
Separou, de parte a parte,
Teceu sua vida com arte.
E assim, ficou protegido,
Em só querer perfeição.
Pensou a vida mais bela.
Ingênuo, criou cancela.
E só encontrou ilusão.
Entre o amar e o servir,
Anestesiou-se, criou solidão.
Desperdiço assim o existir...
Não quis qualquer emoção.
Ah...Quanta quimera
Em tudo, a desilusão. 
Lutou como sua fera
Contra essa imperfeição.
Ficou preso nessa malha
Sem se mexer ou mudar.
Descobriu sua grande falha
De não aprender a amar.
Em seu viver impensado,
Na defesa de ser feliz,
 Descobriu, já tão cansado
De tudo que vê e se diz
Viu semente em ventania,
 Sentiu frio, quis ser deus.
Tarde demais, reconhecia.
 Que o mundo nem se mexeu.

                                                                          Arlinda Lamego













RAPIDINHAS por ARLINDA LAMEGO

A.C.I.MA. – Uma saudade?

A. L. – Várias. Minha infância, meu jardim da casa onde morei, a praça de Jardim São Paulo, as mangueiras, jambeiros, coqueiros da casa onde vivi. Meus pais, minha infância, meus irmãos, Recife.

A.C.I.MA. – Um sonho?

A. L. – Que meus livros sejam lidos. Fiquem na boca do povo. Ver meus filhos felizes e ver que o que fiz nada foi em vão.

A.C.I.MA. – Um lugar?

A. L. – Os lugares de minha formação: Recife, Manaus, Rio de Janeiro.

A.C.I.MA. – Uma música?

A. L. – São tantas... sempre românticas. Charles Aznavour, Nat King Cole, Sinatra, El Jarrou, Chico, The Beatles, Elis, Gil.

A.C.I.MA. – Uma tristeza?

A. L. – A morte de meus pais, a saída de Recife.

A.C.I.MA. – Um barulho?

A. L. – As ondas do mar no meu quarto da casa de praia.

A.C.I.MA. – Um cheiro?

A. L. – De jasmim, do pátio da minha casa em Jardim São Paulo, quando criança.

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?

A. L. – Doce e salgado. Sou gordinha.

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?

A. L. – Destino. Você é escolhido por Deus.

A.C.I.MA. – Quente ou frio?

A. L. – Quente e frio. Sou ambígua. Gosto de mar e de montanhas. Sorvete e acarajé.

A.C.I.MA. – Seu hobby?

A. L. – Viver.

A.C.I.MA. – Comida preferida?

A. L. – Vieiras, lagosta, camarão. Nessa ordem. Depois, carne vermelha. Não gosto de frango. Peixe.

A.C.I.MA. – O que ama?

A. L. – Meus filhos, meu lar, minha profissão, escrever, minha neta, meu marido, pensar.

A.C.I.MA. – O que não ama?

A. L. – Falta de dinheiro, agressão, violência, falta de sinceridade, compaixão e sensibilidade.

A.C.I.MA. – Um livro?

A. L. – “E O VENTO LEVOU”, “MAÍRA”, os meus livros VIVER EM UM POEMA. A POÉTICA DAS EMOÇÕES, RIQUEZA PLENA.

A.C.I.MA. – Um filme?

A. L. – Gandhi.

A.C.I.MA. – Uma homenagem?

A. L. – Medaille de Reconnaissance Franco Américaine Classe special’s.
Minha homenagem a todos que trabalham em pró do outro, à compaixão, no desejo de progredir e firmar a ética, o amor e à fraternidade, que acreditem em Jesus, na possibilidade do infinito, do impossível possível, sem egos.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?

A. L. – Meu casamento, o nascimento de meus filhos.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?

A. L. – Viver como se fosse o último minuto, desprendimento, reconhecer suas falhas, aceitar o outro, ter horizontes e expectativas, nunca deixar de sonhar. Amar a tudo e a todos, contemplar, ser humilde, reconhecer que o outro existe tanto quanto você. Acreditar em Deus. Trabalhar. Orar.

A.C.I.MA. – Parabéns pelo belo percurso humano e profissional ARLINDA LAMEGO, e particularmente pelas palavras carinhosas para nós da A.C.I.MA. Gratidão por estar conosco em todos os projetos do Movimento A.C.I.MA. em prol da difusão, valorização e promoção das Artes e Literatura Lusófona, além das fronteiras, são pessoas como você que fazem a diferença e nos incentiva a seguir avante... Sucesso SEMPRE!!!




 Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com



                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)


A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)

...

E CONTINUA...





E... CONTINUA...








Nessun commento:

Posta un commento