sabato 11 marzo 2017

A.C.I.MA. Entrevista a Artista Plástica e Poeta REGINA GUIMMARAES


A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
                                                      REGINA GUIMMARAES
                                         “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”
A.C.I.MA. – Bem-vinda na Vitrine A.C.I.MA. Regina Guimmaraes, é uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
R. G. – Regina Guimmaraes, artista multifacetada, nascida num 30 de junho na Cidade Maravilhosa, Rio de Janeiro, onde vive e trabalha. Bacharel em Pintura formada pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Minha principal atividade é Artista Plástica. As atividades artísticas sempre fizeram parte de minha vida a começar pela música, pois sou mezzo-soprano e outrora fiz e participei de alguns Recitais. É, tudo começou com a música, embora hoje apenas aprecie e não a exercite com frequência. A escrita veio recentemente.
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?
R. G. – Ao ser convidada, recentemente, para participar de uma Coletânea/Antologia, descobri que lápis e papel também poderiam fazer parte da minha vida com a escrita. Pois já utilizava esses instrumentos para desenhar. Minha leitura regular está voltada para as minhas pesquisas sobre Artes. Que podem ser sobre história da arte, conceitos sobre arte e também rever sobre as técnicas usadas por diversos pintores.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?
R. G. – As primeiras pessoas que acreditaram em meu talento foram minha mãe, meu marido e meus amigos. São os que despertaram o que há de melhor em mim. Atualmente, meu marido Carlos Antonio Bisaggio é o principal apoiador e divulgador de todas as minhas artes. Muito amor envolvido. Para cada atividade, grupos de amigos diferentes, pois nem todos apreciam todos os tipos de arte. Minhas pinturas tem muito do Graffiti urbano, dos muros e, noutros momentos tem a pintura clássica de, por exemplo, fazer retratos. Podendo simplesmente, misturar estas duas técnicas.
A.C.I.MA. – Como você vê a sua Arte?

R. G. – Entrega, criatividade e técnica.
A.C.I.MA. – De onde vem as inspirações para suas obras? Quais são suas principais influências?

R. G. – Penso em Matisse, logo existo. Penso em Frida Kahlo, é fogo que arde. Mergulho nas cartas de Van Gogh. Joaquin Sorolla é pura leveza. Rembrandt que em seus auto-retratos pesquisou a si mesmo sem vaidade e com a máxima sinceridade. As paisagens e flores de Georgia O'Keeffe são bálsamos. A obra bruta de Jean Dubuffet (desenhos, pinturas e esculturas) foi precursora de muitas correntes artísticas desenvolvidas na segunda metade do século XX. A Pop Art do americano Andy Warhol. A contemporaneidade do jovem artista Pedro Varella e da artista Lourdes Barreto. A beleza dos Graffitis de Eduardo Kobra, Geléia da Rocinha, Wark da Rocinha, Eduardo Denne, Os Gêmeos, Ozi e Jéf Aerosol, dentre outros. Estes são alguns dos que me influenciaram e influenciam o meu trabalho, porém a gama de artistas plásticos, pensadores e estudiosos das Artes pelos quais tenho apreço é muito maior. Dependendo do momento da minha pesquisa o influenciador pode ser único, pode mudar ou juntam-se todos num harmonioso somatório.
A.C.I.MA. – A Arte que você faz faz pode ser inserida dentro de qual estilo? Como desenvolveu seu estilo?


R. G. – Transito por vários estilos. Assim sendo, não posso ater-me a um estilo. Meus trabalhos vão do clássico retrato ao graffiti urbano passando por aquarelas, colagens, estamparias, telas, papéis, muros, painéis e tudo o que for possível dentro da arte. Formei-me Bacharel em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e esta escola oferece uma formação profissional de artista/pesquisador na linguagem e técnicas pictóricas, promovendo a autonomia e o contínuo desenvolvimento do potencial artístico, assim como sua aplicação em todas as áreas correlatas onde se requer o potencial criativo e técnico, relacionado à produção da imagem ou reflexão que envolva o pensamento visual.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?
R. G.Creio que a A.C.I.MA e o Jornal Sem Fronteiras sejam exemplos de veículos necessários à divulgação, valorização e promoção de escritores e artistas.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
R. G. – Recomendo aos escritores e aos artistas: ponham a cara na vitrine! Escritor que não busca divulgar seus escritos e os enfurna na gaveta, será reconhecido por quem como escritor? O mesmo se dá com o artista plástico, pois o seu trabalho artístico só vira ARTE quando existe espectador.
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
R. G. – Tire suas belas inspirações da gaveta e exponha-se.
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
R. G. – Os meus trabalhos artísticos exponho-os no Brasil e mundo a fora. Em Feiras de Artes,  Salões, Mostras, Exposições individuais e Coletivas. Me jogo! Recentemente, com uma pintura em homenagem à Princesa Isabel, fui contemplada com o 1º lugar Medalha de Ouro no conceituado Salão de Artes Plásticas do Clube Militar do Rio de Janeiro. Quanto as obras literárias, orgulhosamente, participei da Coletânea Edição histórica de 10 anos da Poemas à Flor da Pele, da Coletânea literária “A arte de ser mulher poesia feminina volume 1” e do Madalena’s Catálogo Artístico.
A.C.I.MA. – Novos projetos?
R. G – SEMPRE!
Exposição em Feira de Artes em Toulouse em abril de 2017.
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
Gostar, pode ser. Amar é obrigatório!
Uma bela rosa no jardim. De tão bela a cortamos, levamos para casa e a colocamos num jarro para que possamos apreciá-la bem de perto. Só nossa. Isso é gostar.
Uma bela rosa no jardim. Tão bela! No jardim, a contemplamos todos os dias, outros também a podem contemplar e as abelhas se fartam com a sua doçura. Agradecemos por tanta beleza e perfume. Isso é amar.

                                                                                                                   Regina Guimmaraes
                                                                                                                       www.reginaguimmaraes.com.br
RAPIDINHAS por Regina Guimmaraes
A.C.I.MA. – Uma saudade?
R. G – Boas lembranças.
A.C.I.MA. – Um sonho?
R. G – Se não sonhar, não vivo.
A.C.I.MA. – Um lugar?
R. G – Onde eu estiver.
A.C.I.MA. – Uma música?
R. G – Aquela que me traz boas lembranças.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
R. G – Não tenho tempo pra ela.
A.C.I.MA. – Um barulho?
R. G – Chuva miúda.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
R. G – Café fresco.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado? 

R. G – Vou comer mesmo...!
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
R. G – ...a cada um de acordo com os seus atos.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
R. G – Aconchegante.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
R. G – Viagens e encadernação.
 A.C.I.MA. – Comida preferida?
R. G – Todas as que eu faço.
A.C.I.MA. – O que ama?
R. G – Amar.
A.C.I.MA. – O que não ama?
R. G – Melhor repensar e seguir amando.
A.C.I.MA. – Um livro?
R. G – Impossível! Tenho muitos.
A.C.I.MA. – Um filme?
R. G – Um? É pouco!
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
R. G – Uma ode à DEUS.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
R. G – A vida é repleta de momentos inesquecíveis.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
R. G – Amor, amor, amor.

 A.C.I.MA. – Muito Obrigada REGINA GUIMMARAES!!! Sucesso SEMPRE!!!!
Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)


A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IRISLENE MORATO (54)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora NINA FERNANDES (55)


A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELSIE PAIVA (56)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora DINORÁ COUTO (57)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-escritora-dinora-couto.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO (58)

A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO (59)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-artista-plastica.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANA MARIA FELICIDADE COIMBRA TOURINHO(60)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-ana-maria.html

A.C.I.MA. entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL (61).

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-o-escritor-elzio-luz.html

A.C.I.MA. entrevista Artista Plástica e Poeta REGINA GUIMMARAES (62).


...

E CONTINUA...






           ...OUTRAS NACIONALIDADES...


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MARIA CRISTINA DRESSE - (Argentina) - (1).



E... CONTINUA...













3 commenti: