venerdì 15 agosto 2014

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGAGO

A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.




A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO


"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"
A.C.I.MA. Bem vinda ANGELA DELGADO! È uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
A. D. – “Nasci no Rio de Janeiro, sou a número quatro de uma família de 10 irmãos. Aos catorze anos, fui para Bélgica, onde morei e estudei por quase um ano. Daí o meu amor pela língua francesa, mais tarde desabrochado em um curso de Tradução, após ter feito seis semestres de curso de Direito, interrompido após o nascimento da primeira filha dos três filhos que tive ao total. Atualmente, vivo em Brasília. Além da escrita, o que mais gosto de fazer é ler e ouvir música.”
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
A. D. – “Comecei a escrever mais assiduamente, quando me encantei com o cotidiano em minha vida cercada por crianças, com suas gracinhas, que achei importante registrar. Além desse tema, escrevi comentários sobre minhas leituras, inspirando-me também em acontecimentos mundiais, enfocando, às vezes, o seu lado cômico. Meu processo criativo vem em rompantes, seja na rua ou tarde da noite, em que o abajur é testemunha assistente.”

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
A. D. – “A primeira pessoa a acreditar em mim foi meu editor Victor Alegria. E, respondendo à sua pergunta, a outra linguagem da Arte que me fascina é a música.”
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
A. D. – “A primeira coisa que alguém interessado em divulgar trabalhos de brasileiros no exterior deve fazer é ler os seus livros.”
A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
A. D. – “Sobre obstáculos não sei dizer muito, pois não os encontrei. Divulguei meus livros em Feiras de livros, inclusive no Salão Internacional de Livros em Genebra ou simplesmente deixando-os em antessalas de consultórios, laboratórios e restaurantes, assim como em caixas de correspondência, em uma corrente literária. Meus livros podem ser adquiridos diretamente comigo (angelaottoni@gmail.com); através do sitewww.thesaurus.com.br; através da Livraria do Chico (livrariadochico@yahoo.com.br) da Universidade Nacional de Brasília; à Dom Quixote Livraria e Distribuidora; à Cotidiano – Livraria de Conveniência Ltda.; em alguns jornaleiros do Lago Sul de Brasília; à Livraria da Rodoviária de Brasília e à Livraria Cultura, todas em Brasília.”
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
A. D. – “Que escreva algo original, engraçado, sucinto e leve, pois na vida já há muitos dramas, e capriche nas revisões.”
A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?
A. D. – “Não sei se o momento é de fato economicamente feliz´. O que se apregoa lá fora não é exatamente a nossa realidade. E meu objetivo literário consiste em que me leiam, mas estou, na verdade, mais interessada em ler os outros. Acho que nasci para aplaudir e acho uma vanglória a de muitos escritores, que pensam muito em aparecer.”


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
A. D. – “Meu primeiro livro, fi-lo de cara bilíngue, português/francês: Ephemeris, a Idade do Nunca,  fala sobre uma faixa etária em que - Nunca mais teremos coragem em andar de Montanha Russa, nunca havíamos sentido essas dores antes, nunca fomos tão esquecidas...                               O segundo, Crônicas & Sabores, além das crônicas, tem em sua segunda parte deliciosas receitas de família e outras constantemente feitas em casa, que por serem elogiadas foram compiladas nesse livro, para satisfazer as demandas.
O terceiro, A Segunda se fez quarta, devido à aceleração do tempo, hoje seria intitulado A Segunda se fez sexta. É uma continuação da vida dos personagens dos livros anteriores, com a marca da leveza e o intuito de fazer rir.
O último trabalho foi minha versão para o francês de um livro belíssimo de um tio meu já falecido: Ópera do Poeta e do Bárbaro, uma prosa poética, escrita em Cantos que realmente encanta. Uma obra prima.
Sobre a experiência de divulgar obras no exterior, ainda não tive muito retorno. Em minha última viagem, peguei uma gripe forte com febre alta e meu trabalho ficou bem prejudicado.”

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma breve bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.
A. D. – Ephemeris, a Idade do Nunca foi publicado em 2005; Crônicas & Sabores em 2006;  A Segunda se fez quarta em 2008 e a  versão para o francês de Ópera do Poeta e do Bárbaro em 2011, todos pela Thesaurus Editora de Brasília, após terem sido aprovados pelo Conselho de Cultura do FAC, Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal. O público alvo é o leitor comum que gosta de ler. As mensagens de cada obra são sempre de amor à vida e a da versão, é fruto de uma viagem através dos tempos na companhia do Poeta e do Bárbaro, testemunhando seus diálogos, suas confidências, seus desentendimentos e os conflitos entre dois velhos amigos que seguiram caminhos diferentes,”
A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
A. D. – Não sou poeta. Mas desejo a todos a simplicidade e a tranquilidade de alguém que sabe que essa vida é passageira, rápida, única e por isso preciosa.
RAPIDINHAS:
A.C.I.MA. – Uma saudade? 
A. D. – Minha mãe.
A.C.I.MA. – Um sonho? 
A. D. – O da paz mundial.
A.C.I.MA. – Um lugar? 
A. D. – França, Itália, Grécia, Brasil, qualquer um desses em boa companhia.
A.C.I.MA. – Uma música? 
A. D. – Stand by me.
A.C.I.MA. – Uma tristeza? 
A. D. – O mundo em decadência. 
A.C.I.MA. – Um barulho? 
A. D. – O da chuva.
A.C.I.MA. – Um cheiro? 
A. D. – O da grama sendo aparada.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado? 
A. D. – Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade? 
A. D. – Consequência.
A.C.I.MA. – Quente ou frio? 
A. D. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby? 
A. D. – Ler.
 A.C.I.MA. – Comida preferida? 
A. D. – Filé de peixe à Fiorentina.
A.C.I.MA. – O que ama? 
A. D. – Ouvir música.
A.C.I.MA. – O que não ama? 
A. D. – Perder tempo.
A.C.I.MA. – Um livro? 
A. D. – Se uma notte d´inverno um viaggiatore de Italo Calvino
A.C.I.MA. – Um filme? 
A. D. – La Tête en friche (Minhas tardes com Margueritte)
A.C.I.MA. – Uma homenagem? 
A. D. – A você que trabalha em prol da literatura.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível? 
A. D. – Quando assisti à ópera bouffe´Les Brigands´em Paris.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz? 
A. D. – Dar valor ao que se tem, aceitar o que não se pode ter e cultivar amizades.
A.C.I.MA. – Muito obrigada Angela Delgado! Sucesso sempre!


Nota: Fotos e imagens cedidas pela autora. 


angela-bisous.blogspot.com







Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  associazionemandala@hotmail.com



Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura.
EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html
A.C.I.MA. entrevista Roseni Kurànyi (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)
entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora Ligia Braz (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)




BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-escritora-sandra.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  http://acimamandala.blogspot.it/2014/02/acima-entrevista-o-escritor-rogerio.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA


A.C.I.MA. entrevista a Escritora JOSE HILTON ROSA




E CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento