sabato 27 settembre 2014

A.C.I.MA. ENTREVISTA A ESCRITORA ELIANE MARIA DE SOUZA

A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.


O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.





 "ELIANE MARIA DE SOUZA"
“Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”


A.C.I.MA. – Bem vinda ELIANE MARIA DE SOUZA! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

E. M. S. – Eu nasci em Valença, uma pequena cidade situada no interior do Rio de Janeiro e, onde até hoje vivo. Nunca morei em nenhum outro lugar que não fosse este, mas sempre tive o sonho de ir morar em Paraty, outra cidade do sul fluminense. Acredito me identificar muito com aquela cidade, pois está inteiramente envolvida com a Arte, seja ela a musical, a pintura ou a literatura. E lá é onde acontece um dos mais maravilhosos encontros literários internacionais: a Flip. Eu amo a cidade praiana de  Paraty! Também amo minha cidade natal e, claro, amo o meu país e me orgulho muito de ser brasileira. Quanto ao tipo de trabalho ou um hobby que eu desenvolva, eu diria que, na verdade sou uma doméstica que desde a infância teve como o seu hobby preferido, sem dúvida nenhuma, escrever. E que com o passar dos anos, através do amor pela escrita e também em razão da experiência que aos poucos fui adquirindo, automaticamente isso passou a ser para mim um importante objetivo. Mesmo possuindo baixa renda financeira, e com isso tendo plena consciência de que não seria um caminho fácil a trilhar, eu decidi que queria levar adiante a vontade de fazer do meu “sonho” uma realidade. Venho de família bastante humilde. Minha mãe era faxineira e lavadeira, enquanto meu pai sempre trabalhou como balconista em comércios. Se eu contasse com o apoio financeiro da família, certamente eu jamais conseguiria grandes avanços. Mas, ainda assim, eu não desisti, e continuei acreditando que de alguma forma as chances surgiriam.  

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

E. M. S. – O meu primeiro contato com a escrita se deu ainda na infância. Eu tinha apenas onze anos de idade quando, a lápis e num sujo e amarrotado pedaço de papel de embrulho, escrevi o que, hoje, posso considerar ter sido o meu primeiro trabalho escrito. Na época eu sequer imaginava que aquilo poderia ser visto como um texto ou algo do gênero. Eu, menina inocente e com uma cabecinha repleta de fantasias, não tinha a mínima noção disso e para mim, ali naquele momento, tudo não passou de uma simples brincadeira. Era apenas uma historinha que escrevi num pedaço de papel verde limão e nada mais. Sempre gostei muito de ler e viajava nas histórias. E, assim, sempre tive uma imaginação muito fértil, o que fez com que para mim não fosse difícil criar histórias. A inspiração pode ocorrer a qualquer momento e isso independe de lugar, de ocasião ou mesmo de estado de espírito. Já aconteceu de eu estar na cozinha lavando louças e, de repente, me ocorrer uma idéia para um novo trabalho. Também pode acontecer de a intuição vir através de uma paisagem em um quadro na parede, através de uma canção que ouço ou mesmo através de um rosto que vejo nas ruas, ou uma frase dita por alguém. Eu não tenho um tema específico, além de que, o meu processo de criação é bastante simples. Simplesmente eu deixo que a intuição invada a minha alma e daí a coisa flui normalmente. Quando escrevo eu visto cada personagem e conheço cada um deles, ainda que esteja ao mesmo tempo desenvolvendo mais de uma criação literária. Eu amo escrever! 



A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

E. M. S. – Se minha mãe fosse viva, sem dúvida alguma teria sido ela. Mas a pessoa que mais me deu força pra seguir em frente, foi  Martha Verônica, minha ex-patroa e a quem hoje considero ser uma pessoa muito especial em minha vida. Com ela aprendi a ser perseverante, a ter coragem para enfrentar certas situações e, principalmente, a jamais desistir dos meus sonhos. Tenho mil motivos pra dizer-lhe ‘’obrigado” pelo que com ela aprendi e pelo que certamente ainda quero aprender. E outra linguagem da Arte que me atrai, é a música. Eu adoro ouvir músicas e cantá-las. As internacionais são as que mais curto, mas, claro, aprecio muito as nacionais também. Afinal, adoro Marisa Monte, Roberto Carlos entre outros. No entanto, as internacionais me atraem pelo fato de eu também ter predileção pela língua inglesa (que aprendo sozinha). Então uno as duas coisas.  

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

E. M. S. – Divulgar um trabalho escrito por conta própria é certamente bastante difícil. Exige antes de tudo que se tenha disponível uma considerável quantia em dinheiro para conseguir o apoio de uma boa editora para publicar o trabalho. Deveriam ser criados em nossas cidades, com mais freqüências, importantes eventos nessa área, como feiras literárias. Estas trazem para nós maior visibilidade, além de contato com pessoas da área, para que possamos trocar idéias e divulgar nossos trabalhos. É a chance de nos tornarmos mais conhecidos no ramo da literatura. Destaco, como um grande exemplo, a Feira Literária de Paraty – FLIP – que é um dos maiores eventos literários, bastante divulgado em várias partes do mundo e visitado por pessoas e escritores de todos os lugares. Isso é, de fato, maravilhoso!  

A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

E. M. S. – Sem dúvida alguma é a necessidade de dispor de condição financeira que banque a divulgação do trabalho, como mencionei acima, e um bom espaço cultural. No meu caso, como não tenho recursos financeiros para fazê-lo, participo dos concursos literários, na esperança de que meus trabalhos sejam vistos e aproveitados. Assim aconteceu com o ‘’Caçador de cenários’’ recentemente premiado na ACIMA, o que me deixou muito emocionada. Ainda não tenho nenhum livro publicado, mas espero brevemente ter.


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

E. M. S. – O conselho que dou é: jamais desista! Confie em Deus e em si próprio. Por mais difícil ou impossível que possa parecer, acredite sempre em sua capacidade, pense positivamente e diga firme para si mesmo: um dia vai acontecer!

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

E. M. S. –  Minha opinião é que este momento é importante para nós cidadãos brasileiros, mas que poderia melhorar ainda mais. E nada na vida é duradouro. Tomamos consciência disso no nosso dia a dia, nas conquistas que fazemos etc. É possível haver altos e baixos e que encontremos pedras no caminho. Mas, claro, sempre há uma forma de consertar ou mesmo de recomeçar. Meu objetivo literário, no momento, é aproveitar a grande oportunidade que estou tendo através do Concurso Navegantes. Quero focar positivamente em tudo o que essa bela conquista me proporcionar e, no mais, eu quero deixar que Deus conduza o meu destino, que direcione meus caminhos e, se assim Ele achar que eu deva merecer, obter outras oportunidades como esta.


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

E. M. S. – Minhas histórias são, sempre, antes de tudo, feitas com muito amor. Cuido de cada personagem com muito carinho e dedicação, para que, de fato, tomem vida na ficção. Muito embora eu ainda necessite aprender mais sobre a difícil jornada e a grande responsabilidade que é ser um escritor, eu tento dar a cada conto ou história que escrevo o meu melhor. Instigar a imaginação dos leitores, seja através de um conto, um poema ou de um simples texto, é uma tarefa bastante importante. Por isso quero cada vez mais aprender sobre essa Arte maravilhosa que é escrever histórias. Não tem sido para mim uma trajetória fácil, pois venho desde alguns anos buscando oportunidades através dos concursos literários que participo. Muitas vezes já chorei ao constatar que meu trabalho não foi classificado, já pensei algumas vezes em desistir inclusive. Mas a vontade de vencer e o amor pela literatura foram sempre bem mais fortes do que o desânimo e me fizeram continuar. Um dos meus trabalhos que mais gosto chama-se ” Sob os olhos da simplicidade’’.  Escrevo  sobre a visão de um jovem índio nativo de aldeia em relação aos aspectos da vida moderna e os costumes e as ações do homem branco. Gosto muito dessa história, porque ali eu menciono acontecimentos atuais, coisas que vêem ocorrendo no cotidiano do Brasil e também do mundo. E quanto a experiência de divulgar minha obra no exterior, através da ACIMA, eu, sem dúvida, estou amando.

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma breve bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

E. M. S. – Ainda não tive a oportunidade de publicar nenhum livro. Mas esse dia vai chegar!

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

E. M. S. –  Na vida tudo é possível alcançar quando, com discernimento e com humildade, sabemos escutar a voz do tempo. Somos todos guiados por alguma força do universo. Mas é preciso ter plena sabedoria pra entender que a velocidade com que pedimos ou que desejamos algo, nem sempre será a mesma que trará até nós a resposta que esperamos. Não devemos nunca desistir dos nossos sonhos. Se, com sabedoria aprendermos a escutar a voz do tempo, entenderemos que, sim, um dia aquilo que desejamos irá acontecer.















RAPIDINHAS:

E. M. S. – Uma saudade?
E. M. S. –  Minha mãe.
A.C.I.MA. – Um sonho?
E. M. S. – Publicar um livro.
A.C.I.MA. – Um lugar?
E. M. S. – Paris.
A.C.I.MA. – Uma música?
E. M. S. –  “Tente outra vez’’ (de Raul Seixas)
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
E. M. S. – A guerra.
A.C.I.MA. – Um barulho?
E. M. S. – Chuva no telhado.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
E. M. S. – Chocolate.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
E. M. S. – Doce.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
E. M. S. – Depende do fato acontecido.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
E. M. S. – Se for o tempo, frio.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
E. M. S. – Assistir TV.
A.C.I.MA. – Comida preferida.
E. M. S. – Lasanha.
A.C.I.MA. – O que ama?
E. M. S. – Escrever.
A.C.I.MA. – O que não ama?
E. M. S. – A violência.
A.C.I.MA. – Um livro?
E. M. S. – Capitães de Areia. (de Jorge Amado)
A.C.I.MA. – Um filme?
E. M. S. – Intocáveis.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
E. M. S. – Agradecer ao meu pai de alguma forma pelo que proporcionou a mim.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
E. M. S. – O dia em que recebi um prêmio na Academia Brasileira de Letras no Rio de Janeiro.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?
E. M. S. – Ser honesto, não desejar mal a ninguém e ser verdadeiro consigo e com os outros.


A.C.I.MA. Muito obrigada ELIANE MARIA DE SOUZA! 
                     Pela sua coragem, autenticidade e perseverança! 
                     Sucesso! “Luz... Sempre mais luz em seu caminho”. 





www.acimamandala.com


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  




EXTERIOR


A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)

A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)

A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)


A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)

A.C.I.MA. entrevista o escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_19.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA)

                                                

BRASIL


A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J.MARINS

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VEZQUEZ


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES




E CONTINUA...


1 commento:

  1. Que prazer ler a entrevista da escritora Eliane Maria de Souza, pessoa de uma força, uma garra, uma coragem e uma fé impressionante na vida. Acompanho seus escritos e ajudo no que posso e fico muito feliz em ver como ela tem crescido na sua linguagem literária. Não tem apoio da família, não tem condições financeiras para seguir seus sonhos, mas nunca desiste. Persevera e acredita. E hoje está vendo o fruto do seu esforço, da sua criatividade e do seu empenho. Está em mais uma nova etapa de sua vida, cursando a faculdade de Letras , no ensino a distância, esforçando-se e empenhando-se para realiza-lo da melhor forma possível. Parabéns, Eliane, é um prazer compartilhar dessa alegria com você e fazer parte da sua vida. Desejo que todos os seus sonhos continuem se concretizando!!! Com carinho, Martha Veronica.

    RispondiElimina