venerdì 11 aprile 2014

A.C.I.MA. entrevista a escritora Irma Galhardo "Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"


A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. entrevista a escritora IRMA GALHARDO

"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"




A.C.I.MA. – Seja bem vinda IRMA GALHARDO! È uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

I. G. – Eu nasci em Correntina, uma pequena cidade do interior da Bahia, mas minha literatura é tocantinense. Atualmente vivo em Palmas, capital do Tocantins, onde desenvolvo significativos projetos de acesso ao livro. Sou também Contadora de histórias e oficineira, assim, no meu trabalho, quando não estou pesquisando ou escrevendo estou em contato direto com a comunidade estudantil.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

I. G. –Minha paixão pelos livros brotou muito cedo, comecei a escrever também muito cedo. Na minha infância não houve televisão, foi com os livros que fiz as mais belas descobertas. Cresci e o universo literário continuou sendo o meu preferido. Estudei, adquiri outras profissões, porém, não consegui me identificar e voltei para a escrita. Hoje, pesquiso e registro a cultura do Tocantins em formato de literatura infantil.

A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

I. G. – Meu pai foi quem primeiro acreditou em mim, desde muito cedo ele me fez apaixonar pelos versos, herdei dele meu encantamento com a palavra.
Me interesso por todas as linguagens artísticas, fiz um curso de história da arte e escolho meus ilustradores criteriosamente. Já estabeleci parcerias com profissionais que vão musicar minha obra e pretendo explorar novas possibilidades. Sou também Contadora de histórias e declamadora, especialmente Cordelista. A arte é maravilhosa em todas as suas manifestações.

A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros? 
 
I. G. – Eu acho que o mercado editorial é o grande vilão. Há muito tempo pretendia editar e só consegui depois que decidi ser minha própria editora. Meus livros foram publicados com dinheiro de prêmios obtidos através de editais de cultura. Fiz um curso de Produção Cultural e aprendi a fazer meus próprios projetos. Então, quando venço um edital desses é comum que os jornais façam divulgação e tudo começa aí. Depois vem as escolas, a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural do meu estado que continuam com o processo de divulgação. Meu primeiro livro já está em todas as bibliotecas públicas das 139 cidades do Tocantins, através de um edital da SEDUC. E depois disso passou a ser paradidático em várias escolas particulares, é como uma bola de neve. Hoje todas as livrarias da cidade me procuram para vender os meus livros.

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
I. G. – Pesquise, se inteire de tudo e seja seu próprio editor. Depois aprenda a fazer projetos e faça-os, existem editais de cultura aos monte por aí, apresente um trabalho de qualidade e você terá seu espaço garantido.

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

I. G. – Tenho muitos objetivos literários, quero continuar com a Coleção Lendas e publicar os muitos volumes que faltam. Continuar com meus projetos de leitura, registrar o que não foi registrado ainda em meu estado, seja em formato de literatura, seja em formato de amor e continuar a desenvolver projetos com crianças em situação de vulnerabilidade social. Espero que o bom momento continue e que os editais de cultura se multipliquem.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

I. G. – Em minhas obras eu registro a cultura tocantinense. O Tocantins é um estado novo e pouco se produziu em termos de literatura regional, assim, minha literatura tem uma aplicabilidade visível, é fruto de pesquisas e o que tenho escrito já está nas escolas. Tenho cinco livros publicados e cinco prêmios em editais de cultura. O último edital contemplado, o do MinC , prevê minha circulação por 30 municípios do Tocantins, ministrando oficinas, contando histórias, levando livros e acesso cultural aos alunos de escolas públicas.
A divulgação no exterior é o reflexo de tudo isso,é exatamente por apresentar um trabalho reconhecido através de prêmios que há essa aceitabilidade.


A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra. 
 
I. G. – Participo de muitas antologias e publiquei cinco livros solo, o sexto sai em breve. São eles:


- Epopeia Tocantinense, 2011 e 2013 2ª ed.- Conta a história do Tocantins de1610 até a atualidade com destaque para o movimento separatista e para as riquezas culturais. É um Cordel que já é paradidático em muitas escolas do estado.

- Pai da Mata, 2012 – Registro de uma lenda em formato de literatura infantil. Faz parte da Coleção Lendas do Tocantins.

- Pirarucu Encantado, 2012 – É uma releitura da lenda do Boto adaptada para a realidade tocantinense, já que o pirarucu é um peixe específico da região amazônica.

- A Buiúna, 2013 – Conta a história de uma cobra gigante que povoa as águas tocantinense. É em verso e possui forte apelo ecológico.

- Ritxoko, 2013 – De temática indígena, foi ilustrado por uma índia Karajá da Ilha do Bananal e lançado no 27º Salão do Livro e da Imprensa de Genebra.



Veja mais em: irmagalhardo.blogspot.com.br

RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
I. G. – Infância.
A.C.I.MA. – Um sonho?
I. G. – Viver o suficiente para escrever todos os livros que quero.
A.C.I.MA. – Um lugar?
I. G. –Onde o amor estiver. 
A.C.I.MA. – Uma música?
I. G. –Vitrines - Chico Buarque.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
I. G. – A perda do meu pai.
A.C.I.MA. – Um barulho?
I. G. –Chuva.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
I. G. –Flor de mamão.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
I. G. – Doce.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
I. G. – Casualidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
I. G. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
I. G. – Ler.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
I. G. – Feijão tropeiro.
A.C.I.MA. – O que ama?
I. G. –Minha família.
A.C.I.MA. – O que não ama?
I. G. – Desamor.
A.C.I.MA. – Um livro?
I. G. – A boa terra – Pearl S. Buck.
A.C.I.MA. – Um filme?
I. G. – Os Sonhadores - Bernardo Bertolucci.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
I. G. – Ao meu pai.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
I. G. – Nascimento dos filhos/ lançamento dos livros.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
I. G. – Amor, amor e amor.







  Veja mais em: irmagalhardo.blogspot.com.br







A.C.I.MA. – Muito obrigada IRMA GALHARDO. Parabéns pelo seu lindo trabalho, Sucesso SEMPRE!



A.C.I.MA. - Conectando Mentes & Culturas!


Para ter acesso as entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras, estão escrevendo a nossa história, clique nos links abaixo. Boa leitura.




Para ter acesso as entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras, estão escrevendo a nossa história, clique nos links abaixo. Boa leitura.

EXTERIOR
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha)



BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA
 
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO
E continua...

Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  




Nessun commento:

Posta un commento