venerdì 10 gennaio 2014

A.C.I.MA. Entrevista a escritora VERA SALBEGO para a “Vitrine do Artista Brasileiro"



A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. Entrevista a escritora VERA SALBEGO!




A.C.I.MA. – Bem vinda Vera Salbego! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

V. S. – Nasci em Uruguaiana – RS, e hoje moro em Guaíba RS. Além de dedicar-me à escrita literária, sou Professora e Psico-pedagoga em Escolas Públicas.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

V. S. – Escrevo desde a infância e meu contato com a escrita deu-se com uma premiação em 1984, quando ganhei publicação em livro com o Poema De Repente. Escrever pra mim é uma tarefa incrível e muito prazerosa, escrevo diariamente.

A.C.I.MA.Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

V. S. – Uma Professora de minha Universidade, Maria, ela falou que eu tinha talento para a escrita e me deu algumas dicas para continuar a desenvolver o papel de escritor. Adoro cinema e música, fiz dois curtas metragens e fui agraciada com prêmios.





A.C.I.MA. O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

V. S. – Para valorizar o escritor tanto no Brasil como no exterior, deveriam ter incentivo para publicação e viagens mais econômicas para os mesmos poderem se deslocar de sua localidade e divulgar seus trabalhos.

A.C.I.MA.Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

V. S. – O maior obstáculo para um escritor independente é publicar, encontrar uma editora séria e assim poder divulgar seus livros amplamente. Divulgo meus trabalhos na internet, facebook, sites e blogs, e participando de Antologias nacionais e internacionais, bem como, diversas inciativas culturais como Feiras de Livros e encontros literários no Brasil e exterior... 




A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?
V. S. – Não desista nunca, tenha Fé sempre. Para nós escritores tudo é divagar, mas quando engrena as coisas acontecem.

A.C.I.MA.Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento? 

V. S. – Meu objetivo literário no momento e publicar mais um livro de contos. Sobre o momento economicamente feliz, confesso que tenho medo do que vai ser depois. Acho que isso vai passar logo, vejo como uma engrenagem politica partidária de um certo partido.





A.C.I.MA.Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

V. S. – Minhas obras nascem de inspirações da própria vida, do dia a dia, da natureza e das coisas boas que vemos pelo mundo.



Meu primeiro livro "VITRINE DO CORAÇÃO" nasceu como uma Vitrine que fala de amor, amizade, encontros e desencontros das pessoas em geral.



Meu segundo livro "CAMINHOS" fala dos caminhos da vida entre amor e desamor. Um livro com poesias diversas que amenizam as dores das caminhadas da vida.


Meu terceiro Livro "SINFONIA DE AMOR" é um livro que trata da questão da homossexualidade. 
"Sinfonia de Amor" de Vera Salbego nos traz contos e poemas. O tema que se sobressai em cada texto é o amor; sentimento colocado como um dom supremo, que não segue o convencional. Amor que se difere dos demais, que derruba barreiras e se afirma na opção de escolher: escolher a quem amar. Em "Amor Diferente", assim como na maioria de seus textos, a autora deixa um apelo para que o preconceito seja banido entre os seres humanos e o respeito seja exercitado principalmente entre mulheres, cujas opções são firmes em seus propósitos e em suas relações homo-afetivas. 
Neste e-book Vera Salbego nos faz lembrar que: "Toda maneira de Amor vale a pena".
Maria Inês Simões
Presidente da AVBL - Academia Virtual Brasileira de Letras
Download: sinfoniadeamor.exe - E-book: formato.html



Em Milão – Itália – Novembro 2012 – Mariana Brasil / Vera Salbego /Jacqueline Aisenman

A.C.I.MA.Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

V. S. – Leia abaixo um pouco de meu percurso literário:



VERA LUCIA MARTINS SALBEGO, nome artístico VERA SALBEGO, natural de Uruguaiana RS, nasceu em 29 de agosto. Formada em Letras /PUC/RS, e Pós-Graduada em Psicopedagogia. Mestrado em Literatura Latina.
Professora do Ensino Médio e Fundamental, estreou na Literatura em 1985 em sua cidade natal, com participação pelo Clube de Poetas Uruguaianenses. Participou de diversas Antologias Nacionais e Internacionais com prêmios de Publicação. Menção Honrosa Concurso Nacional Mário Quintana na cidade de Alegrete RS. Em 2012 recebeu Menção Honrosa no Concurso Internacional VOZES & VOCI com o texto: Casa Amaldiçoada, na Itália, em 2013 recebe o Prêmio A.C.C.I.MA. 2013. Autora dos Livros VITRINE DO CORAÇÃO (2004), CAMINHOS (2006), ambos lançados na Feira do Livro de Porto Alegre - RS. Cineasta com dois Curtas Premiados em Festivais em Porto Alegre e Guaíba - RS (SONHOS E LENDAS 2003) - (SILÊNCIO 2004). Vera também é autora do Hino da Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia na cidade de Guaíba - RS.
Participa da AGES (Associação de Escritores Gaúchos), Membro da Academia e Sala de Poetas e Escritores Virtuais, Publica no Recanto das Letras, Poetas Del Mundo, Revista Paralelo 30 e outros. Em dezembro de 2006, Vera Salbego recebe Diploma por sua contribuição no desenvolvimento da Cultura na Grande Porto Alegre do Jornal Revolução Cultural. Publica nos sites Recanto das Letras, Revista Paralelo 30, Academia e Sala de Poetas e Escritores Virtuais, Poetas Del Mundo, Casa do Poeta Riograndense. Vera é representante da cidade de Guaíba – RS, como Consulesa de Poetas Del Mundo. A autora escreve para o Jornal Letras Santiaguenses. Em 2007 participa de um Livro da SEC de Educação do Município de Guaíba com o livro de Projetos (Projeto de Incentivo a Leitura). Também é responsável pela Revista Poética Duplicidade juntamente com a poetisa Carmem Laranjeira. Publica no site Escritores. Pertence a Academia Porto alegrense de Letras como membro correspondente. Hoje, aposentada do magistério municipal de Guaíba – RS, dedica-se a Literatura para viagens, saraus e Palestras pelo Brasil e Exterior.
- Membro Acadêmica Imortal, Patronesse Perpétua de Cadeira Patronímica da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande - Rio de Janeiro. Comenda Lobo da Costa da Academia de Letras e Artes de Porto Alegre-RS.
Recebe Medalha Leonardo da Vinci outorgada pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Letras e Ciências – ANBA em 2012.
Comenda Lobo da Costa recebida Partenon Literário - Maio 2012.
Membro Acadêmica Imortal na Academia de Letras, Artes e Ciências de Iguaba Grande /Rio de janeiro - 06/06/2012.
Delegada da FEBACLA (Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes) para o Rio Grande do Sul.

CERCLE UNIVERSEL DES AMBASSADEURS DE LA PAIX France/Suisse / EMBAIXADORA DA PAZ /URUGUAIANA - RS.
DOUTORA HONORIS CAUSA EM LITERATURA PELO CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA ÚLFILAS/RIO DE JANEIRO.
PRÊMIO LITERARTE DE CULTURA 2013 - RECEBIDO NA CIDADE DE FOZ DO IGUAÇU EM 19 DE MAIO 2013.
PRÊMIO LUSO-BRASILEIRO COMO MELHORES CONTISTAS 2013 DA EDITORA MÁGICO DE OZ/ RIO DE JANEIRO.
ANLPPB (Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro) - Cadeira 67.
- Prêmio: Destaque em Literatura 2013, em Buenos Aires.

OBRAS:
-Antologia das Cidades Brasileiras/1984.
-Antologia Internacional de poesia./1986
-Vôo Independente/2002/AGEI
-Vitrine do Coração/2004
-Vôo Independente/2004/AGEI/Prosa e Versos
-Palavras, Som e Fúria/Conto, Poesia e Crônica 2006
-Sinfonia de Amor –ebook.2010
-Caminhos/2006
-Livro De Projetos Educacionais/Prefeitura Municipal de Guaíba – RS. SEC/2007
-Antologia Poética/Concurso Nacional NOVOS POETAS 2012/PRÊMIO SARAU BRASIL
-FAROL LITERÁRIO /EDITORA LITERARTE 2012
-VOZES & VOCI - ANTOLOGIA Bilíngue PORTUGUÊS /ITALIANO LANÇADA EM NOV. 2012 – MILÃO - Itália.
-1° ANTOLOGIA DA ALAB ACADEMIA DE LETRAS E ARTES BUZIANA. 2013.
-PRÊMIO LUSO-BRASILEIRO / MELHORES CONTISTAS 2013 EDITORA MÁGICO DE OZ.
-ANTOLOGIA INTERNACIONAL A ERA DAS PALAVRAS /EDITORA COGITO /BERNA /SUIÇA 2013 PORTUGUÊS/INGLÊS
-Pensieri In Parole - ANTOLOGIA Bilíngue PORTUGUÊS /ITALIANO. 2013.
-ANTOLOGIA II /ACADEMIA NACIONAL DE LETRAS DO PORTAL DOS POETAS BRASILEIROS EDITORA ILUMINADA LTDA.2013 VÁRIOS AUTORES



Recanto das Letras
Publica no site LUSO-POESIAS
Site da Espanha
REBRA/ REBRA - Rede de Escritoras Brasileiras
AVSPE/ACADEMIA VIRTUAL E SALA DOS POETAS E ESCRITORES





A.C.I.MA. – Muito obrigada Vera Salbego, é uma honra tê-la conosco. Parabéns pelo seu lindo trabalho, Sucesso!


Rapidinhas:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
V. S. – Meus Pais.

A.C.I.MA. – Um sonho?
V. S. – Conhecer a Europa toda.

A.C.I.MA. – Um lugar?
V. S. – Itália.

A.C.I.MA. –  Uma música?
V. S. – Maria Va/Mercedes Sosa.

A.C.I.MA. – Uma tristeza?
V. S. – Perda de alguém querido.

A.C.I.MA. – Um barulho?
V. S. – Som alto.

A.C.I.MA. – Um cheiro?
V. S. – De casa.

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
V. S. – Doce.

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
V. S. – Destino.

A.C.I.MA. – Quente ou frio?
V. S. – Frio.

A.C.I.MA. – Seu hobby?
V. S. – Caminhar na praia.

A.C.I.MA. – Comida preferida?
V. S. – Lasanha.

A.C.I.MA. – O que ama?
V. S. – a Vida

A.C.I.MA. – O que não ama?
V. S. – Indiferença.

A.C.I.MA. – Um livro?
V. S. – O vento Levou

A.C.I.MA. – Um filme?
V. S. – Titanic.

A.C.I.MA. –Uma homenagem?
V. S. – A vida.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
V. S. – Minha Viagem a Itália.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
V. S. – Ter a pessoa amada junto / Viajar sem destino / Aprender a olhar a vida de uma forma diferente.

 
Contato pessoal: vera.salbego@gmail.com

Site ou blog:



Para ter acesso as entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras, estão escrevendo a nossa história, clique nos links abaixo. Boa leitura.

EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)


BRASIL



A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO




E continua...


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  



1 commento:

  1. Olá amiga vou participar deste livro com um texto Infantil.Será um prazer e vai que eu ganhe esta passagem?Rsrssrs estarei aí neste lindo evento...Abraços.

    RispondiElimina