domenica 29 dicembre 2013

A.C.I.MA. Entrevista a escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO



A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. Entrevista a escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO



A.C.I.MA. – Bem vinda a "Vitrine do Artista Brasileiro" caríssima JÔ MENDONÇA ALCOFORADO! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

J.M.A. – Chamam-me JÔ MENDONÇA ALCOFORADO, nome que uso como escritora e poeta em minhas publicações. Sou paraibana, venho de uma terra onde a mulher tem um significado forte por ser guerreira e ser destemida. Vivo em minha terra natal João Pessoa, “Num recanto bonito do Brasil, sorri a minha terra amada, onde o azul do céu é da cor de anil. Onde o sol tão quente parece mais gentil. Lá eu nasci, me criei, fiz canções e amei, sempre tive inspiração. Lá no nordeste imenso, tem um fulgor intenso, meu sublime torrão”. Sou psicóloga, cantora, compositora, atriz, e artista plástica. Coordeno projetos sociais e culturais junto a Universidade Federal da Paraíba.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem às inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

J.M.A. – O contato foi desde pequena. Tornando-se público depois de jogar todos os escritos fora e começar uma nova fase em 2010, após encontrar dentro de um livro algumas poesias. Escrevo sobre diversos temas; vivências, sociais, românticos, dentre outros. Observo a vida, o cotidiano, aí vem a inspiração e a transpiração. Sinto e escrevo o que do pensamento.

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

J.M.A. – A primeira pessoa que acreditou fui eu mesma! Depois vieram outras, entre amigos, alguns familiares e leitores que me incentivaram, diziam que era talentosa e que me destacava dos demais no que fazia. Na verdade me interesso por tudo ligado a arte e cultura.



A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

J.M.A. – Acho que as editoras deviam dar mais credibilidade ao autor que não é ainda conhecido. Bem como, projetos que viabilizem apresentar o trabalho desses escritores e artistas.
Acho que ando fazendo um pouco disso há tempos com os projetos sociais e culturais que coordeno e o empenho na difusão e valorização nacional e internacional das artes de tantos artistas e escritores brasileiros.





A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

J.M.A. – O primeiro obstáculo é falta de dinheiro para apresentar um trabalho com uma boa divulgação e mostrar a cara desse autor ou artista. Quem não aparece não é visto! Divulgo nas redes sociais, internet, sites, blogs, jornais, revistas literárias, fazendo doações, intercâmbio cultural em escolas, universidades, instituições, bibliotecas e etc. Para adquirir os livros pode entrar em contato comigo, pois a maioria são livros independentes. E-mail: jomendona@yahoo.com.br
       
 

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem esta dando os primeiros passos no universo literário?

J.M.A. – Não desistir do seu sonho, mas, é preciso investir nele. Sem investimento e credibilidade nada acontece. È fundamental procurar instrumentos de marketing para que seu trabalho seja conhecido e valorizado.

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

J.M.A. – Não acho o momento economicamente feliz, pelo contrário, acho que estamos numa verdadeira desordem para um ajuste que muitos querem há muito tempo! Pagamos impostos altos de tudo, e o que ganhamos está defasado. Em outras palavras: Muito trabalho e pouco dinheiro. E portanto, temos que nos virar fazendo outras coisas para poder viver “razoavelmente” ou seguir no desiquilíbrio social que vejo acontecendo e atingindo sempre mais gente! Livros sempre venderam e vendem muito. As editoras que o digam, os autores já não dizem a mesma coisa. A não ser os de renome. Meu objetivo literário no momento é o reconhecimento de minhas obras, que elas sejam lidas, apreciadas. Minhas obras já estão sendo adotadas em algumas escolas e universidades como objeto de estudo em salas de aulas. Isso é gratificante.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar seus textos, suas obras no exterior?

J.M.A. – Iniciei com um livro de poesias e depois histórias infantis avulsas, depois veio um de contos, seguido de um livro infanto juvenil. Tenho pequenos romances prontos para publicar.  Minhas obras são pura inspiração no cotidiano, o resultado depende muito do momento que vivo. 




A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

J.M.A. – Tenho quatro livros autorais publicados:

1) JOGO DE PALAVRAS/2010 -  
2) JEUX DE MOTS EM POÉSIE/2011  
3)CONTO PORQUE CONTO/UN CONTE CAR JE RACONTE!/2012  
4) O VOO DA ÁGUIA/2013 – INFANTO JUVENIL – (Também num Projeto em Braille - Inclusão Social) que publiquei com o objetivo de aplicá-lo como estudos em escolas de crianças e adolescentes. Isso já está acontecendo.
Além de coautoria no livro: QUEM DISSE QUE SÓ FAZEMOS AMOR? Uma obra que fala do comportamento homem e mulher. (Divertido de se ler.)
E participações em mais de 60 antologias e organizações de antologias de autores brasileiros em português, bilíngues e trilíngues - lançadas no Brasil e Exterior, para difusão da literatura contemporânea brasileira através do projeto de intercâmbio cultural entre a Paraíba, Brasil e outros países.







A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria por favor!
 
J.M.A. – POESIA: Alma limpa


ALMA LIMPA

Lavei minha vida
Com lágrimas salobras
Limpei a sujeira do caminho
Joguei os cacos quebrados no lixo
Engolido por anos!
Deixei fluir a dor
Cortes e cicatrizes no coração
Desesperada por algo roubado
Tirado abruptamente de mim
Senti o peso do vazio
E ao mesmo tempo, alívio!
A dor me fazia sorrir
Chorava de amor.
By Jô Mendonça Alcoforado

Rapidinhas:

A.C.I.MA. – Uma saudade? 
J.M.A. – A inocência de criança.
A.C.I.MA. – Um sonho?
J.M.A. – São tantos... Vencer na vida!
A.C.I.MA. – Um lugar?
J.M.A. – Aonde seja feliz.
A.C.I.MA. – Uma música?
J.M.A. – Aconchego (Dominguinhos).
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
J.M.A. – Perda de ente querido.
A.C.I.MA. – Um barulho?
J.M.A. – Música.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
J.M.A. – Perfume cítrico.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
J.M.A. – Doce.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
J.M.A. – Casualidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
J.M.A. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
J.M.A. – Cantar, escrever, ouvir música.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
J.M.A. – Massas, crustáceos.
A.C.I.MA. – O que ama?
J.M.A. – A vida.
A.C.I.MA. – O que não ama?
J.M.A. – Mesquinhez.
A.C.I.MA. – Um livro?
J.M.A. – JOGO DE PALAVRAS.
A.C.I.MA. – Um filme?
J.M.A. – E o Vento levou.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?  
J.M.A. – A minha mãe.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
J.M.A. – Noite de Amor.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
J.M.A. – AMAR, SER AMADO E AJUDAR O PRÓXIMO.



 


Contato pessoal: 


       
            jomendoncapoesiaemusica.com

 




A.C.I.MA. – Muito obrigada JÔ MENDONÇA ALCOFORADO! Parabéns pelo seu lindo trabalho! É uma honra tê-la conosco!


www.acimamandala.com 

Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para: 
Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura. 



EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)




BRASIL



A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO




E continua...


Nessun commento:

Posta un commento