mercoledì 31 ottobre 2018

Raízes do Brasil – Mitos, Lendas e Folclore Brasileiro – Antologia Bilíngue


RAÍZES DO BRASIL


Mitos, Lendas e Folclore Brasileiro

 Antologia Bilíngue



RAÍZES DO BRASIL
Volume I

            Raízes do Brasil, a décima primeira antologia bilíngue realizada sob a coordenação editorial da A.C.I.MA. Itália, organizada por Sonia Miquelin, nasce para internacionalizar algumas pérolas do riquíssimo patrimônio histórico cultural do Folclore Brasileiro e do vasto conjunto de expressões que englobam aspectos da sua identidade cultural.

            Direcionada a todos os amantes da cultura brasileira, essa obra foi criada para suprir uma demanda da comunidade brasileira residente na Itália, sobretudo, aos descendentes de segunda geração, crianças que nascem, residem e, portanto, se alfabetizam em território italiano sem ter constante contato com o Brasil, sua literatura e folclore. Por consequência, carecem de material e informações específicas sobre o tema.

            O folclore representa o conjunto de todas as tradições e crenças de um país, uma herança transmitida oralmente de geração a geração. Portanto, é através da palavra “cantada ou falada” que entram em cena os mitos, as lendas, personagens, contos populares, brincadeiras, gestos, provérbios, adivinhações, receitas, danças, orações, encantamentos, música, canções de ninar e afins que o compõem.

Os mitos são narrativas universais utilizadas pelos povos antigos para dar sentido ao mundo, explicar o universo e os fenômenos da natureza.

Já as lendas, são narrativas transmitidas oralmente, na maioria dos casos pelas pessoas do campo, para explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais de uma determinada região, que, misturando fatos reais e imaginários, inevitavelmente, ao logo do tempo, tais lendas vão se modificando. Dependendo da região, vêm contadas de uma maneira diferente, sobretudo no Brasil, por ser um território muito grande e ter em suas raízes influências de diversos povos e culturas.  

É importante ressaltar que todas as lendas que caracterizam o folclore de uma nação, independentemente da origem e contextos sociais, sempre guardam em si um significado maior e uma mensagem especial.  

Neste volume ilustrado e bilíngue, estão reunidos textos de 16 autores brasileiros contemporâneos que, livremente e com criatividade, mostram seus olhares sobre alguns personagens do folclore, lendas e mitos do Brasil.


COAUTORES


ANA MARIA TOURINHO
ANGELA GUERRA
ARLINDA LAMEGO
BETI ROZEN
CYNTHIA THEODORO PORTO
ELIANA MACHADO
FABIANA FIAES
GINA TEIXEIRA
HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA
IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO
NERI FORNARI BOCCHESE
RÔ ANGELI
SILVIA BRUNO SECURATO
SONIA MIQUELIN
VERA LAURIA
VERA MELO



A.C.I.MA. Itália
Edizioni Mandala



1 commento:

  1. Estava desconfiando que minha filha estava aprontando algo, então vi na internet o programa do https://brunoespiao.com.br/espiao-de-contatos e resolvi instalar no celular dela e vi tudo que estava fazendo escondida, agora ela não esconde mais nada o programa é muito bom recomendo.

    RispondiElimina