mercoledì 31 ottobre 2018

Comunicado A.C.I.MA. Itália de 31 de Outubro 2018 – Datas e Projetos em andamento.


Comunicado A.C.I.MA. Itália - de 31 de Outubro 2018

Amigos, companheiros de trabalho, simpatizantes e afins...

Hoje, 31 de Outubro 2018, primeiramente, desejamos a todos “Feliz dia das bruxas!!!” (...) Magos e afins das letras... hehehehehehe...

Informamos que estaremos disponibilizando a seguir (via e-mail, grupos, site, blogs, páginas, etc... uma série de informações sobre os projetos em andamento.


Na boca do “gol”, estão 2 eventos:

O PRIMEIRO é o evento da “FIL – Feira Literária Internacional de Guadalajara – México”, um projeto realizado em parceria da A.C.I.MA. Itália e a Rede Mídia Sem Fronteiras, do Brasil, o qual, está movimentando de maneira direta, mais de 150 pessoas, entre eles: Escritores, Organizadores em geral, revisores, tradutores, e demais profissionais ligados a editoria, do Brasil, México, Itália, Suíça, EUA, Eslovênia, e outros... muitos dos quais vão estar presentes fisicamente no México, e outros, serão representados em Guadalajara pela equipe organizadora da A.C.I.MA. & Rede Sem Fronteiras, lá presentes a partir do dia 22 de Novembro à 9 de Dezembro. E, sem contar (ou seja, indiretamente) o gigantesco complexo organizativo envolvido no México para a realização da 2° Feira literária Internacional mais importante do cenário literário mundial, perdendo somente para a Feira de Frankfurt. Todos com um objetivo em comum: Promover, Difundir e Valorizar a literatura no mundo. Como se diz por aí: “A leitura pode causar efeitos colaterais, faz pensar!”. Que assim seja. Lá vamos nós! Levando no peito o orgulho da nossa Pátria, a nossa língua portuguesa. E... na bagagem, uma rica seleção de obras de Autores brasileiros e lusófonos em geral.
E viva a Lusofonia! Portanto, estejam atentos aos vossos e-mails, whatsAap, (grupo especifico do evento), etc... uma vez que será também disponibilizado o resultado do concurso internacional da Coletânea: Conexão México.

FALAI - Festival Artístico e Literário A.C.I.MA. Internacional

O SEGUNDO evento é o segundo (II) Festival FALAI Internacional by A.C.I.MA., e será no Brasil, do dia 15 de Dezembro 2018, em São Paulo. Uma memorável jornada cultural.

O que é o FALAI?

O FALAI é um Festival Artístico e Literário Internacional (itinerante) concebido pela A.C.I.MA. Itália, que debutou com o I° FALAI em Milão – Itália, no dia 3 de Maio 2018, no Centro Cultural de Milão, dando assim início a um novo ciclo da A.C.I.MA. e a um novo modelo de evento (Festival itinerante) que tem o Escritores e os Artistas em geral, como protagonistas absolutos.

No festival FALAI os artistas falam, dialogam, compartilham com o público suas artes e produções. E tudo isso em clima de celebração, afinal, a A.C.I.MA. está fechando o ano de 2018 com chave de ouro, festejando os seus primeiros 7 anos de atividades culturais, nacionais e internacionais com o Festival FALAI no Brasil.

Como dito, sempre objetivando a divulgação das Artes em geral, em maio de 2018, em Milão, a A.C.I.MA. debutou com o I° FALAI - Festival Artístico e Literário A.C.I.MA. Internacional, uma plataforma de comunicação internacional (itinerante) que foi concebida para legitimar e dar sempre mais visibilidade aos Artistas em geral e às mais variadas expressões das artes, desse modo incentivando e alargando o diálogo cultural internacional entre artistas, escritores, entidades, comunidades italianas e lusófonas no mundo. E foi lindoooo!!!!

No II° Festival FALAI, do dia 15 de Dezembro 2019, em São Paulo - Brasil, a A.C.I.MA., em clima de celebração e, sobretudo “gratidão” pelo sucesso alcançado nesse primeiro ciclo de 7 anos de ponte cultural Brasil/Itália, será também a ocasião da apresentação de diversos novidades: será apresentada oficialmente em pré-lançamento a Revista Obá News A.C.I.MA. e ocorrerá a cerimônia de nomeação de 6 representantes estaduais no Brasil.

A SAHAR – Editora do grupo A.C.I.MA. no Brasil, durante o Festival FALAI, apresenta um especial projeto de edição e publicação de livros para os associados A.C.I.MA. Muitas novidades, assessoria completa em todas as fases de publicação de suas obras.

E desta vez, a festa será na amada “Terra da Garoa” - São Paulo, durante o debuto do Festival FALAI by A.C.I.MA., ampliando assim horizontes e nossa agenda anual de atividades culturais internacionais no nosso amado Brasil.

Seguimos assim, felizes, orgulhosos e agradecidos, sempre respeitando o seu lema “conectar Mentes & Culturas”.

Nota: Reserve sua vaga no Festival FALAI de São Paulo, as vagas são limitadas, 70% dos espaços disponíveis no palco do Festival FALAI já foram contratadas, escreva para: associazionemandala@hotmail.com


PROJETOS com as inscrições ABERTAS:

PAZ & PACE - 7° Antologia bilíngue da A.C.I.MA. Itália.

Desde 2011, realizamos a tradicional antologia internacional bilíngue (italiano/português) anual da A.C.I.MA. Itália, o projeto que protagoniza os eventos de março e maio na Itália. (e julho), no Brasil. O carro chefe da A.C.I.MA. Itália é a sua tradicional antologia bilíngue anual, idealizada por um tema central a cada ano, organizada e publicada pela Edizioni Mandala by A.C.I.MA. A obra reúne, em volume bilíngue (italiano & português), escritores contemporâneos de língua-madre portuguesa e italiana que, juntos, voando em bando, celebram a arte do encontro através da literatura. Lançadas oficialmente também em Bibliotecas históricas italianas e outras entidades renomadas durante os eventos culturais paralelos aos Salões e Feiras Literárias internacionais, e no Brasil, em eventos organizados em diversos estados. Mais de mil textos já foram traduzidos e publicados nas antologias da A.C.I.MA., ultrapassando fronteiras... voando em bando, lindamente! Aloha!

Nota: Levaremos a Antologia bilíngue PAZ & PAZ para a terra santa, no decorrer do ano 2019. Serao bem-vindos amigos e amigos de amigos para nos acompanhar, mais informacoes serao disponibilizads a partir de janeiro 2019. Aguardem!



A.C.I.MA. no Salões Internacionais do LIVRO em 2019 – Turim & Milão

Estão abertas as inscrições para o tradicional catálogo Literário Internacional da A.C.I.MA. Itália para o Salão do Livro de Turim e TEMPO DI LIBRI – Salão do Livro de Milão – Itália., onde, desde 2013, a A.C.I.MA. tem estande próprio e hospeda, anualmente, uma seleta comitiva de escritores lusófonos e suas obras literárias, ocasião também do tradicional Tour Cultural e turístico da A.C.I.MA., em 2019, a região escolhida é: Ligúria & Costa amalfitana. Em breve + informações, consultem seus e-mails. Grata.

A proposta conceitual da A.C.I.MA., com iniciativas de cunho cultural voltadas à integração através das artes e ao diálogo intercultural entre os povos, pioneira na Itália através de seus estandes próprios nos mais importantes Salões e manifestações literárias desde sua fundação, presente particularmente, todos os anos, no Salão Internacional do Livro de Turim e em Tempo di Libri – Salão Internacional do Livro de Milão, propondo-se como espaço físico idealizado para o debate e a valorização da literatura brasileira no exterior, disseminando a produção literária de autores contemporâneos dos mais variados gêneros informa abaixo as datas de 2019. Marque na sua agenda!

DATAS dos eventos na Itália em 2019

De 09 à 13 de Maio 2019 - 33° Salão Internacional do Livro de Turim – Itália.
Maio 2019 - FESTIVAL FALAI 2019 - Milano /ou Genova.
Maio 2019 - Tour Cultural - Liguria


A A.C.I.MA. - Associazione Culturale Internazionale Mandala, sediada na Itália, fundada em 2010, e ativa desde 2011, vem promovendo bilateralmente, sobretudo no eixo Brasil/Itália, um rico intercâmbio cultural internacional com eventos e atividades artísticas e literárias anuais em prol da divulgação, valorização e difusão das Artes & Cultura Lusófona no exterior, com um olhar particularmente voltado ao Brasil e à literatura feminina.
Diversos projetos culturais são realizados periodicamente durante o ano pela A.C.I.MA.. Entre tais, um dos protagonistas mais celebrados é o tradicional Prêmio A.C.I.MA., reconhecimento anual, de carácter exclusivamente cultural, outorgado desde 2012, a representantes ligados às mais amplas linguagens artísticas, culturais e vertentes de diversos gêneros e afins, que se destacaram com seus feitos artísticos e literários no panorama cultural nacional e internacional. Bem como o projeto de mapeamentos do Artista Brasileiro no Exterior pela Vitrine A.C.I.MA., projeto permanente e perenemente em vigor, que já entrevistou mais de 100 artistas brasileiros e lusófonos. Informamos que no Festival FALAI do Brasil, do dia 15 de Dezembro 2018, entre diversas atividades culturais será entregue oficialmente o Premio A.C.I.MA. 2018 a todos os escritores (presentes) no evento que fazem (ou fizeram parte) dos projetos da A.C.I.MA. desde sua fundação. Garanta sua vaga no Festival FALAI, escreva para: associazionemandala@hotmail.com


Gratidão!!!
A.C.I.MA. - Itália



Nessun commento:

Posta un commento