mercoledì 18 aprile 2018

VIDA & VITA... Nasceu!!!! 6ª antologia bilíngue "Italiano e Português" by A.C.I.MA.


 VIDA & VITA... 

Nasceu!!!! 

Quando nasce um novo livro se cumpre um dos mais belos milagres possíveis, aquele do diálogo, nesse caso, internacional, VIDA & VITA é uma obra bilíngue (Italiano & Português).



            Temos a honra de apresentar VIDA & VITA, a 6ª antologia bilíngue "Italiano e Português" concebida e realizada sob a coordenação editorial da A.C.I.MA. – Edizioni Mandala, na qual 52 coautores lusófonos e italianos, celebram, através de contos, crônicas, reflexões e poesias, o que inevitavelmente e inescapavelmente nos une como seres humanos, aquilo que precede cada uma nossa singular decisão, o inexplicável encantamento que nos faz UM, a VIDA.

            A sigla que nos distingue (A.C.I.MA.), foi uma casualidade gerada pelo encontro das primeiras letras de Associação Cultural Internacional Mandala. A A.C.I.MA. nasceu em 2011, com sede na Itália, e trabalha, incansavelmente perseguindo o objetivo de difundir, valorizar e promover as artes e a literatura brasileira e lusófona na Itália, e vice-versa. Como de costume, a cada ano escolhemos um tema que se torna o título da nossa antologia bilíngue, fomos, nas edições anteriores: Vozes & Voci, Pensieri in Parole, Navegantes, Madre Terra, Amor & Amor, e neste volume, respeitosamente nos dedicamos à existência, com a antologia Vida & Vita.

             A Vida, experiência de infinitas interpretações e partilhada por todos, na esperança de respeitar cada opinião, gostamos de recordar John Lennon em uma de suas frases sobre a vida: Quando fui para a escola, me perguntaram o que eu queria ser quando crescesse. Eu respondi "feliz". Eles me disseram que eu não tinha entendido o exercício e eu respondi que eles não tinham entendido a vida.

            Todos nós, participantes desta obra literária bilíngue, esperamos que nosso empenho e os nossos sinceros testemunhos possam fazer desabrochar um sorriso, ou deslizar uma lágrima pensando na magia da vida que temos em comum.


VIDA & VITA


            Que seja bem-vinda a nova antologia bilíngue da AC.I.MA - Edizioni Mandala!
            VIDA & VITA chega para estimular uma reflexão, permitindo-nos observar a existência de diferentes pontos de vista, tanto quanto em nossos estimados coautores, como nos milhões de seres humanos que habitam este planeta!
            Neste volume, 52 artistas se confrontam, se saúdam, compartilham um momento, uma ideia, à proposito do grande mistério da vida, que cada um de nós, à sua maneira, tenta viver e desvendar. A arte da escrita, continua, a gerar um lugar de encontro, sem espaço e sem tempo, sem julgamentos e competição.
            A variedade de textos que compõem esta obra literária bilíngue, é sinônimo da imensa e infinita complexidade e profundidade da própria vida. Transitando entre a poesia e a prosa, sem limites, nossos coautores nos oferecem, sinceramente, sobre uma bandeja de prata, suas mais íntimas reflexões e expectativas sobre a vida.
            Em um momento histórico como este que estamos vivendo, essa obra se apresenta como um baluarte da liberdade de expressão, da confiança na vida e nas atitudes dos seres humanos. Nossos visionários coautores se expuseram para nos dar a oportunidade de desfrutar mais uma vez a magia da escrita, da poesia e, no final das contas, da vida.
            Desejando-lhes uma agradável e rica leitura, vos saudamos com uma citação da escritora e jornalista italiana Oriana Fallaci, que já não partilha mais conosco desse plano físico da matéria, mas, como outros grandes nomes da arte e da literatura, continua a "VIVER" em nossos pensamentos e em nossas emoções.

            “Tenho plena convicção que a vida é bela mesmo quando é feia, que nascer é o milagre dos milagres, viver: o presente dos presentes. Mesmo que se trate de um presente muito complicado, muito cansativo, e às vezes doloroso.”
Oriana Fallaci


AGRADECIMENTOS



Aos colaboradores que tornam este trabalho possível todos os anos, com alegria, amor e gratidão.

Desta vez, diretamente das nossas confortáveis existências, um pensamento especial, cheio de afeição, compaixão e respeito, para aqueles que estão lutando, que estão tentando sobreviver em contextos de guerra, miséria e fome; para aqueles que não estão acostumados a experimentar a esperança fácil de um amanhã melhor, para aqueles que vagam nas condições mais sombrias e desoladas, abram os olhos, respirem... vivam! Continuem a acreditar e lutar pela vida, não desistam! Que nenhum de nós se dê por vencido, ainda há tempo!


Coordenação Editorial: Sonia Miquelin by A.C.I.MA.

COAUTORES:

ALBERTO SLOMP
ANA CRISTINA COSTA SIQUERIA
ANA MARIA TOURINHO
ANGELA GUERRA
ANGÉLICA SAMPAIO
ARLETE TRENTINI DOS SANTOS
ARLINDA LAMÊGO
BETI ROZEN
BETTY SILBERSTEIN
CARLA DE SÀ MORAIS
CARMEN LÚCIA HUSSEIN
CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO
CRISTIANE MOTA VIVIANI
CYNTHIA THEODORO PORTO
DYANDREIA VALVERDE PORTUGAL
ELIANA MACHADO
FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA
GINA TEIXEIRA
GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA
INGRID CALDAS
IONE MONTANHA STREIDT
IRISLENE CASTELO BRANCO MORATO
ISIS DIAS VIEIRA
IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO
IZABELLA PAVESI
JACILENE BRATAAS
JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
JUSMARIA DA CUNHA CARVALHO
LEONICE MIQUELIN
LIGIA BRAZ
MARIANA BRASIL
MARTA HELENA DOS SANTOS BERGLE
MICHELE VIANA
MIRELLA CAVANNA
NERI FORNARI BOCCHESE
ORLANDO SAMPAIO SILVA
REGINA GUIMMARAES
RÔ ANGELI
ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)
ROSANA HUMMEL
SILVIA BRUNO SECURATO
THIAGO SABINO LEITE
VALDICE NEVES PÓLVORA
VANESSA LAPOLLI MEDEIROS
VERA CAPRIOLI GUTIERREZ
VERA LÚCIA COSTA DE SIQUEIRA
VERA MELO
VITOR DEICHMANN
WELMA MENEZES
YARA REGINA FRANCO
ZILDA OLIVEIRA




A.C.I.MA. - Itália

Associazione Culturale Internazionale Mandala


... Conectamos Mentes & Culturas!




Nessun commento:

Posta un commento