lunedì 24 febbraio 2014

A.C.I.MA. Entrevista a escritora SANDRA NASCIMENTO!


 A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. Entrevista a escritora  SANDRA NASCIMENTO!


A.C.I.MA. – Bem Vinda SANDRA NASCIMENTO, é uma honra tê-la conosco na Vitrine do Artista Brasileiro. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

S. N.   Eu sou paulista, mais precisamente do interior do estado. Nasci na cidade de Sorocaba e ainda vivo nela. Só saí para estudar, no caso fui para São Paulo. Fui e depois voltei pra terrinha. Além da escrita, produzo documentários em vídeo e tenho nisso a minha atividade profissional mais importante.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?
S. N.   O primeiro contato se deu na infância, com o incentivo de professores e de livros de histórias que prendiam a minha atenção, como o Sítio do Pica-pau Amarelo, do escritor Monteiro Lobato. Mas o momento mais importante se fez quando descobri que por meio da escrita eu poderia ter uma profissão, então escolhi Jornalismo e me pus em ação, fui buscar o sonho. Para o meu trabalho, a inspiração vem do cotidiano, do modo de vida das pessoas, dos lugares, das memórias relegadas e até muitas vezes esquecidas. Procuro contar a história que ainda precisa ser contada, creio que sempre existe uma tarefa nisso e me disponho a executá-la. Quanto aos temas, são sociais, sobre Arte, justiça, expressões várias, ideias que partem de observações, viram pautas, projetos e depois emergem como reportagem, crônica, um livro, um filme, um poema. 

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
S. N.   O meu pai, seu Geraldo Antônio Nascimento, foi a pessoa que mais abriu as possibilidades para os possíveis dons, porque de uma maneira simples ele conseguia dar asas aos meus sonhos: brincava muito, nos levava sempre além do nosso quintal, não impunha limites desnecessários e nem fazia distinção entre meninos e meninas, coisa comum na época. Penso que suas atitudes fizeram com que eu acreditasse em mim. Ele, que era de poucas palavras, dizia que na vida é preciso acreditar em si e sonhar muito, para realizar pelo menos um pouco. Creio que só um pouquinho. Nada fácil.
Quanto a outra linguagem da Arte que tem o meu interesse é o Cinema.  



A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

S. N.
  Em primeiro lugar, acredito na internet como aliada democrática para divulgar os novos artistas, por meio de blogs e salões virtuais que permitam que todos participem e exponham seus trabalhos.  Nesse ambiente é possível até mesmo promover concursos, desde que uma comissão de pessoas experientes seja destacada para conferir prêmios aos resultados mais expressivos. Ainda que os prêmios se apresentem apenas como medalhas ou certificados virtuais.  A divulgação dos premiados poderia vir acompanhada de crítica pertinente que oferecesse uma referência de qualidade ao público. Para maior interação, as associações ligadas à cultura poderiam priorizar a organização de seminários que apresentassem produtos culturais às comunidades.  Como, por exemplo, livros impressos, e-books ou mostras de música, fotos, vídeos, cinema, poesia e teatro. Por outro lado, seria muito importante que os governos promovessem formas de aproximação entre artistas e público, através de feiras de arte e literárias, abrindo desse modo mais espaço para os novos. Interessante também se os governos passassem a escolher os livros paradidáticos a partir de concursos públicos, dos quais todos os escritores, famosos ou iniciantes, pudessem participar. 



A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
S. N.   Observo que existem grandes dificuldades para se publicar um livro. A primeira delas e a falta de um incentivo cultural ou de um patrocinador que permita a publicação. Autores novos não costumam ter chances nas editoras, que preferem apostar em best-sellers internacionais com o marketing agregado (“vendeu tantas cópias nos Estados Unidos”, “está na lista dos mais vendidos na Inglaterra”). Senso assim, ao autor desconhecido restará buscar recursos através de leis de incentivo ou financiar a publicação do próprio livro. Sem esquecer que depois ele vai enfrentar a falta de meios para distribuição e a falta de interesse dos órgãos de imprensa em divulgá-lo. Fatos como esses impedem que os lançamentos tenham boa repercussão. É tenso. Mas agora, com a internet, surgem novos caminhos, como editoras on line que se dispõem a fazer edições impressas a pedido (on demand), ou a possibilidade de o próprio autor publicar seu e-book diretamente no Amazon, por exemplo, e divulgá-lo nas redes sociais. Esses são meios bem plausíveis para a viabilização de vendas de livros. Quanto aos meus produtos culturais, são vendidos pela internet e seguem pelo correio. Os vídeos  com temas de interesse social estão todos no Youtube. 
Mais informações: sandranascimento@globo.com

A.C.I.MA. –  Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
S. N.   Diria para persistir no ideal, buscando maneiras criativas de se expressar e procurando sempre aprimorar o resultado. É importante não esquecer que a principal preocupação de um autor deve ser a sua obra e não o marketing ou a divulgação. 

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?
S. N.   Eu vejo um Brasil melhor, mas ainda há muito por conquistar. Só não podemos impor aos governos atuais que resolvam em quatro ou oito anos, problemas criados ao longo de muito tempo de história. Isso seria ingenuidade ou ignorância da parte de quem o fizesse. O momento “economicamente feliz” colocou o Brasil num outro patamar, e o mundo notou. Ocorre que seguimos a nossa rotina a passos de formiga, porque temos muito a aprender. Enquanto cidadãos, precisamos ser mais tolerantes, menos preconceituosos e mais leais ao que pertence a todos. E os governos, por sua vez, precisam voltar urgentemente os seus olhos à educação integral. Essa deve ser a prioridade e a forma digna de mostrar o caminho de conquista ao respeito – valor único que pode impedir que o país continue a ter tantos problemas de ordem moral. Creio que a estabilidade econômica só poderá ser alcançada em decorrência de atitudes políticas como esta.
Quanto ao meu objetivo literário no momento, trata-se de um livro com abordagem sobre a liberdade de expressão no Brasil. História que está sendo escrita em parceria com o jornalista José Carlos Finessi, também meu esposo.    


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

S. N.   Eu sou jornalista, estou na profissão há mais de 20 anos e todo o meu trabalho mais conhecido é voltado a temas sociais. Nesse tempo atuei em reportagens, edições,  revistas, jornais de empresas e vídeos. Só mais recentemente tive a oportunidade de escrever e publicar um livro. Trata-se de um livro-reportagem cuja ideia nasceu com a produção de um documentário sobre o circo-teatro, intitulado Circo-teatro, Alegria do Povo, produção da Loja de Ideias, minha agência de comunicação. Antes, eu já havia trabalhado em outros documentários, mas esse tema precisava ir além dos limites impostos pela edição de vídeo. Então emergiu o livro Barreiras, Palhaços, Galãs e Comparsaria, e essa oportunidade me deixou ainda mais encantada com a escrita. Sonhos de escrever livros sempre existiram e ainda existem. Mas por enquanto só posso dizer que sigo com esperanças. Sobre a divulgação do meu trabalho no exterior, se fez através da Associação Mandala e do Varal do Brasil. Com relação a isso, eu só tenho a agradecer à Mariana Brasil (na Itália) e à Jacqueline Aisenman (na Suíça), pela dedicação e acolhimento. Ambas, muito contribuem para a dignidade dos nossos trabalhos e para a integração cultural, tão necessária entre os povos, no atual momento.     

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.
S. N. Como expliquei, publiquei apenas um livro até agora. Mas deixo aqui suas devidas referências e alguns links no Youtube dos principais documentários produzidos pela minha agência. São eles:


LIVROS

Barreiras, Palhaços, Galãs e ComparsariaUma história do Circo-Teatro em Sorocaba
Loja de Ideias, 2007.
Circo-teatro para crianças, estudantes, professores, jovens, senhoras e senhores.
Em uma frase, “Respeitável público: boa noite.”


 
VOZES & VOCI – Coautora - Antologia bilíngue (português&Italiano)




PENSIERI IN PAROLE – Coautora - Antologia bilíngue (português&Italiano)

DOCUMENTÁRIOS EM VÍDEO

CAMINHOS DA ARTE
Loja de Ideias, 2000. Tema: a Arte. Para todos os tipos de público
“A rotina de trabalho, os ensaios, os sonhos, as conquistas e as dificuldades de quatro artistas independentes do interior paulista.”
http://www.youtube.com/watch?v=pd_o4N5QCKc


ALUÍSIO
Loja de Ideias, 2002. História para estudantes, professores e adultos.
“A história de vida do padre que escreveu a História de Sorocaba.”
SOROCABA, O RIO DE NOSSAS VIDAS
Loja de Ideias, 2005. Meio Ambiente para todos
“Da nascente, em Ibiúna – interior paulista, até o encontro com as águas do Tietê, o Sorocaba inspira beleza, medo, emoção, jamais a indiferença.”

CIRCO-TEATRO, ALEGRIA DO POVO
Loja de Ideias, 2008. Tema: o Circo-teatro
“Uma história de circo a partir do encontro de duas gerações de artistas.”





A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
Juntamente com o agradecimento à Mariana Brasil, vou deixar um poeminha publicado na Antologia Pensieri in Parole, da Editora Mandala, em 2013.

PASSEIO
(Outono de 1968)

Estrada do Ipatinga
Coringa a galope
Puxava a charrete
Para um passeio com Céu aberto
Cheiro de mato
Ar fresco
Poeira
O Sol
E depois viriam as outras estrelas...
No meio do caminho tinha
Pitangas
Gabirobas
E goiabas
Em cercas vivas de gostos e cores
Que esperavam sempre
Com os galhos caídos à altura de uma menina
Bela paragem para o ocaso!
Era ali que meu pai
– paciente –
Afrouxava as rédeas e descansava os olhos
Enquanto eu colhia as frutinhas
E aprendia o que é Liberdade




RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. –  Uma saudade?
S. N. Cantigas de roda
A.C.I.MA. –  Um sonho?
S. N. Ajudar os filhos a realizarem os seus sonhos
A.C.I.MA. –  Um lugar?
S. N. São Paulo
A.C.I.MA. –  Uma música?
S. N. My Love (Paul McCartney)
A.C.I.MA. –  Uma tristeza?
S. N. Pessoas ainda relegadas à fome.
A.C.I.MA. –  Um barulho?
S. N. De chuva na calha
A.C.I.MA. –  Um cheiro?
S. N. Da plantação de eucaliptos
A.C.I.MA. –  Doce ou salgado?
S. N. Doce
A.C.I.MA. –  Destino ou casualidade?
S. N. Escolhas
A.C.I.MA. –  Quente ou frio?
S. N. Quente
A.C.I.MA. –  Seu hobby?
S. N. Atualmente ginásticas
A.C.I.MA. –  Comida preferida?
S. N. Abobrinha recheada
A.C.I.MA. –  O que ama?
S. N. A lealdade
A.C.I.MA. –  O que não ama?
S. N. Indiretas
A.C.I.MA. –  Um livro?
S. N. O Tempo e o Vento – Érico Veríssimo
A.C.I.MA. –  Um filme?
S. N. “Dança Comigo”, mas o original japonês. Direção: Masayuki Suo
A.C.I.MA. –  Uma homenagem?
S. N. A Nelson Mandela, pelo exemplo.
A.C.I.MA. –  Momento inesquecível?
S. N. Quando a Ana viu o mar (minha filha)
A.C.I.MA. –  Três coisas fundamentais para ser feliz:
S. N. Cooperar com o outro. Sorrir sempre. Ouvir música.



A.C.I.MA.Muito obrigada SANDRA NASCIMENTO, é uma honra ter conosco profissionais com a sua sensibilidade e responsabilidade social! Parabéns pelo seu lindo trabalho, Sucesso SEMPRE!




 

Contato pessoal: sandra.nascimento@ymail.com
          














Para ter acesso as entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras, estão escrevendo a nossa história, clique nos links abaixo. Boa leitura.


EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)


BRASIL



A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI

E continua...


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  



Nessun commento:

Posta un commento