giovedì 16 ottobre 2025

VERA MELO – Entrevista para V.I.A. - a Vitrine Internacional A.C.I.MA. – Itália.


O terceiro ciclo do projeto V.I.A.Vitrine Internacional A.C.I.MA. inaugura sua nova fase entrevistando a Escritora VERA MELO, marcando uma etapa especial de celebração e reconhecimento da arte e da literatura sem fronteiras.


Em comemoração ao JUBILEU DE CRISTAL DA A.C.I.MA. ITÁLIA, que em 2026 celebra 15 anos de atividades culturais internacionais, reabrimos este projeto que nasceu em 2011 e que já entrevistou centenas de escritores, artistas e profissionais de destaque, mapeando talentos e trajetórias inspiradoras ao redor do mundo. É com imensa honra que reafirmamos nosso compromisso em promover vozes criativas e experiências culturais capazes de conectar pessoas e ampliar horizontes.

Vera Melo é historiadora, artista plástica e escritora, várias vezes premiada no Brasil e na Itália. Autora de três livros: Memórias de um Gaúcho (2012, 2ª edição em 2018), Eu e Outras Mulheres (2019) e O Passar do Tempo (2021), todos publicados pela Oficina do Livro Editora, em São Paulo. Coautora dos projetos A.C.I.MA. Itália desde 2016, atua também como colunista internacional da revista O.B.A. – Observatório Bilíngue A.C.I.MA., assinando a rubrica Viagens Memoráveis.

1 - A.C.I.MA.: Seja muito bem-vinda "VERA MELO" à Vitrine Internacional A.C.I.MA. Itália! Gostaríamos de começar conhecendo você melhor. Conte-nos sobre suas origens: de onde vem, qual sua terra natal e onde vive atualmente. Além da escrita, que paixões, trabalhos ou hobbies fazem parte do seu cotidiano?

VERA MELO: Sou brasileira, nasci e vivo em São Paulo, Capital, pelo lado materno sou descendente de italianos e, pelo lado paterno, de gaúchos. São muitas as expressões artísticas que tocam minha alma...

2 - A.C.I.MA.: Como surgiu o seu primeiro contato com a escrita? Quais temas despertam seu interesse e de onde vêm suas inspirações?

VERA MELO: Sempre escrevi muito, mas só por motivo profissional, não literatura, até que em 2006 tive um câncer e, após a cirurgia, durante o repouso, uma amiga, Silvia Securato, diretora da Oficina do Livro Editora, me pediu para escrever um texto para uma antologia que ela publicaria. Escrevi, ela gostou e publicou... Desde então já assinei mais de 60 capítulos em antologias nacionais e internacionais e, com muito orgulho, sou autora de 3 livros individuais.


3) A.C.I.MA.: Quem foi a primeira pessoa a acreditar no seu talento? Além da literatura, quais outras formas de expressão artística tocam sua alma ou você pratica?

VERA MELO: Como citei anteriormente, a primeira pessoa a me incentivar foi a Silvia Securato mas, desde jovem sempre desenhei, pratiquei pintura em várias técnicas e escultura.

4) A.C.I.MA.: Na sua visão, qual é o papel do escritor no mundo contemporâneo? Como podemos construir pontes entre culturas através da palavra? E, na prática, o que seria prioritário para valorizar e divulgar o trabalho de escritores e artistas internacionalmente?

VERA MELO: Já pensei muito sobre isso e também já mudei de opinião várias vezes. Neste momento, penso que o mais importante seja trazer os jovens para a escrita, pois as redes sociais os fizeram esquecer de como se escreve... A mim parece que você, Sonia Miquelin, desempenha maravilhosamente essa função com o trabalho que desenvolve com a A.C.I.MA. Itália.

Vera Melo com a A.C.I.MA. Italia

5) A.C.I.MA.: Quais os maiores obstáculos você acredita que um escritor encontra ao ingressar no universo literário? Como você divulga suas obras e onde os leitores podem encontrá-las?

VERA MELO: Essa me parece a tarefa mais difícil, pois os obstáculos são muitos! No meu caso,  deixo um pouco a cargo da minha editora (Oficina do Livro Editora), e um pouco eu mesma trato de distribuir os livros.


6) A.C.I.MA.: Que mensagem ou conselho você daria a quem está iniciando sua jornada literária e deseja transformar sonhos em palavras?

VERA MELO: Escrevam sem medo de errar... Antes da publicação há muito tempo para as correções.

7) A.C.I.MA.: Fale sobre suas obras e trajetória nacional e além fronteiras. Como tem sido a experiência de levar seus trabalhos para o exterior, especialmente com o apoio da A.C.I.MA. Itália?

VERA MELO: Bem, como já escrevi mais de 60 textos e 3 livros individuais entre São Paulo, para a Oficina do Livro, e Itália, para a A.C.I.MA., além de 2 textos em Portugal, para a Rede sem Fronteiras, e 2 também publicados em Paris e 1 em Nova York. A literatura me doou experiências e viagens maravilhosas, fui premiada diversas vezes por minha produção. E a A.C.I.MA. me proporcionou muitas alegrias, lindos encontros, muito aprendizado e conexões.

8) A.C.I.MA.: Que legado você gostaria de deixar aos seus leitores, familiares e às futuras gerações? Que mensagem deseja que sua obra transmita ao mundo?

VERA MELO: Meu legado, no sentido simbólico e emocional, reside certamente em meus quadros, esculturas, porcelanas pintadas e escritos — expressões da minha vida e da minha visão do mundo. Quanto à mensagem, ofereço uma palavra universal, e creiam, essencial: AMOR. Para melhor expressar este sentimento, recorro à célebre frase final da Divina Comédia de Dante Alighieri, na última linha do Paraíso (Canto XXXIII, verso 145), que simboliza o amor como força suprema que governa o cosmos...

Em italiano: “L’amor che move il sole e l’altre stelle.”

Em português: “O amor que move o sol e as outras estrelas.”

 

________________________________________

RAPIDINHAS – Um olhar leve e pessoal... Por Vera Melo.

 

A.C.I.MA.: Uma saudade que aquece o coração?

VERA MELO: Meu primeiro namorado.

A.C.I.MA.: Um sonho que ainda te move?

VERA MELO: Escrever um livro sobre minha nonna.

A.C.I.MA.: Um lugar que marcou sua vida?

VERA MELO: Firenze, onde eu queria ter nascido.

A.C.I.MA.: Uma música que toca sua alma?

VERA MELO: Tema do filme "Em algum lugar do passado".

A.C.I.MA.: Uma tristeza que virou aprendizado?

VERA MELO: Quatro gestações fracassadas.

A.C.I.MA.: Um som que traz boas memórias?

VERA MELO: Crianças brincando.

A.C.I.MA.: Um cheiro que desperta lembranças?

VERA MELO: Molho de tomate.

A.C.I.MA.: Doce ou salgado?

VERA MELO: Salgado.

A.C.I.MA.: Destino ou acaso?

VERA MELO: Destino.

A.C.I.MA.: Quente ou frio?

VERA MELO: Quente.

A.C.I.MA.: Seu hobby favorito?

VERA MELO: Dançar.

A.C.I.MA.: Sua comida preferida?

VERA MELO: Pizza.

A.C.I.MA.: O que você ama profundamente?

VERA MELO: Minha família.

A.C.I.MA.: O que você não ama?

VERA MELO: Barulho alto.

A.C.I.MA.: Um livro que mudou sua vida?

VERA MELO: Momento em Pekim, de Lin Yutang.

A.C.I.MA.: Um filme inesquecível.

VERA MELO: Em algum lugar do passado.

A.C.I.MA.: Uma homenagem que gostaria de prestar ou receber.

VERA MELO: Escolher uma amiga para ser minha musa.

A.C.I.MA.: Um momento que guardará para sempre.

VERA MELO: O nascimento do meu neto.

A.C.I.MA.: Três elementos fundamentais para ser feliz.

VERA MELO: Ficar próxima da familia e duas folhas de papel em branco, uma para desenhar e outra para escrever.

 

Vera Melo, gratidão! Você é Luz e inpiração. Sucesso sempre!

 Sigamos, conectando Mentes, culturas e corações.


Sonia Miquelin

A.C.I.MA. Itália

 

Participe você também como coautor (a) de pelo menos 1 (um) dos projetos do JUBILEU DE CRISTAL A.C.I.MA. ITÁLIA 2026 e seja um dos protagonistas do projeto V.I.A., a nossa vitrine internacional. Conte sua história, e faça parte deste movimento que celebra a arte, a literatura e as histórias de sucesso e  superação. Escreva para: miquelinsonia@yahoo.it



Nessun commento:

Posta un commento