martedì 13 ottobre 2020

Comunicado A.C.I.MA. 13/10/2020

 

 

NOTÍCIAS da A.C.I.MA. ITÁLIA

            Estimados amigos, associados e simpatizantes A.C.I.MA. Itália, caros colegas de trabalho, estamos por meio deste comunicado oficial, fazendo um ponto da situação sobre os projetos em andamento da A.C.I.MA. e compartilhando também a agenda das atividades com a Chancela A.C.I.MA. Itália relativa aos últimos meses de 2020 e ao primeiro semestre de 2021. Sobretudo, refletiremos juntos sobre as mudanças de datas dos eventos que a pandemia (covid19) gerou em território italiano, e consequentemente, nos eventos em programa da A.C.I.MA., tanto na Itália, como no Brasil, bem como, o adiamento do nosso tradicional Festival Internacional FALAI na Europa, que era previsto para ser realizado em novembro 2020, na Noruega.

            Sabemos que através das LIVES, do feliz projeto “eu sou acima com poesia”, dos episódios do Café OLIVI, das entrevistas online com escritores e artistas que, desde o início da pandemia na Itália, em fevereiro 2020, (na verdade, como vocês são testemunhas, há anos disponibilizamos nas redes sociais LIVES realizadas diretamente de nossos eventos), atividade essa que se alastrou mundialmente por conta do isolamento social, e essas, no nosso caso compartilhadas via Instagram, FB e Zoom, permitiram que nossos amigos, associados e seguidores em geral, acompanhassem a via-sacra que vivenciamos na Itália, o primeiro país europeu a fazer as contas bem de perto com a pandemia Covid19.

Pagamos um preço caro (em vidas humanas) como nação, aprendemos muito e, como nação combatente que somos, o que já foi constatado mundialmente ao nos reerguemos depois das 1° e 2° guerras, nesse aqui e agora, também estamos enfrentando dia após dias, com dignidade, fé, cuidados e coragem, e Esperança, o desenrolar desse drama que, partindo da China, contagiou a Itàlia, outros países e toda a humanidade.

            No dia 29 de setembro 2020, logo após o término das renomadas férias italianas que acontecem anualmente nos meses de julho, agosto e setembro, o presidente da Região italiana Campania emanou o documento denominado: Ordinanza 75, esse, inerente às novas medidas para a prevenção e gestão da emergência epidemiológica COVID19, no típico 1.4 recita:

resta sospesa l’attività di Sagre e Fiere ed, in generale, ogni attività o evento il cui svolgimento o fruizione non si svolga in forma statica o in postazioni fisse”.

            Portanto, com esse decreto de paralisação geral, algumas manifestações, feiras e eventos que estavam se preparando, muitos desses com grande parte do trabalho já realizado e/ou em andamento, como é o nosso caso e do SalTo Rights Centre (ex IBF) do Salão do Livro de Turim, do Salão do Livro e editoria de Nápoles de 2020, da A.C.I.MA. Itália e Edizioni Mandala, entre outros. Ou seja, todos foram obrigados a adiarem seus eventos para o ano 2021.

            Recebemos no dia 8 de Outubro um comunicado oficial do departamento SalTo Rights Centre (ex IBF) do Salão Internacional do Livro de Turim, nos informando que o mesmo, por conta da ordinanza 75, foi transferido para a data de 13 à 17 de Maio de 2021. E, de consequência, a participação da A.C.I.MA. no Salão do Livro de Turim, (e também da Oficina do Livro Editora que debuta como hóspede expositor no estande A.C.I.MA. na 33° edição do Salão do Livro de Turim) igualmente e automaticamente os eventos paralelos também foram transferidos, e deveremos aguardar e nos preparar maravilhosamente para o próximo ano. (Portanto, guardemos esta data, 13 à 17 de Maio de 2021, será um evento memorável em 2021).

            Esse procedimento e decisão foram necessários de fronte ao aumento dos contágios em algumas regiões italianas, o que impõem às autoridades o dever de adotar medidas de extrema urgência para realçar o nível de precauções e limitar os contatos físicos com pessoas em eventos que geram aglomerações. Assim sendo, as normas restritivas voltadas a tutela da saúde pública, suspenderam (pelo momento) "de fato" todas as manifestações e eventos de qualquer natureza.

            Como o nosso objetivo sempre foi garantir uma manifestação que traga o universo dos livros ao centro do diálogo com leitores e editores, com a cidade e instituições sempre prontos a participar com interesse e entusiamo, isentos de qualquer espécie de temor ou medo, igualmente acatamos a ordinanza 75.

 

QUANTO AOS PROJETOS EM ANDAMENTO:

Temos 3 antologias em andamento:

 

1) UNIVERSO - antologia bilíngue - Pronta - em vias de impressão. (Inscrições já fechadas).

2) HUMANIDADE - antologia bilíngue - em andamento, inscrições abertas até o final de outubro 2020.

3) MUSAS - Mulheres Memoráveis - antologia em português SAHAR / By chancela A.C.I.MA.  - em andamento, inscrições abertas até o final de outubro 2020.

4) Catálogo A.C.I.MA. de obras, autores e artistas. (em andamento).

5) Revista bilíngue OBA A.C.I.MA. (em andamento).

 

            Nossa intenção é lançar na Europa a antologia UNIVERSO durante o mês de novembro 2020, (pandemia permitindo) em eventos presenciais, como por exemplo na Suíça, em Zurique, dentro do encontro da EPM, no dia 14 de novembro, bem como, um lançamento online que em breve será comunicado em detalhes a todos os coautores e associados A.C.I.MA. em dia com a anuidade 2020.

            Quanto as antologias: HUMANIDADE & MUSAS, a nossa intenção é lançarmos ambas em dezembro no Brasil, (logicamente, no caso que as fronteiras não fechem novamente para quem vem da Itália). Ou mais tardar, na primavera brasileira (março 2021).

            Além dos eventos e lançamentos virtuais, nasceu oficialmente em 2020 a revista bilíngue OBA, suplemento cultural da A.C.I.MA. instituída desde 2015, vem à luz.

 

            Quanto ao catálogo A.C.I.MA., os coautores que se inscreveram diretamente com a A.C.I.MA. e estão com suas anuidades em dia até dezembro 2020, terão suas obras divulgadas virtualmente, bem como, o catálogo será válido (com as mesmas obras) para a edição no Salão do livro de Turim 2021 e respectivo Festival FALAI na Noruega que igualmente foi adiado para a primavera europeia por conta da pandemia.

 

RESUMO:

PERGUNTAS & RESPOSTAS:

 

1) Quais antologias da A.C.I.MA. estão com as inscrições abertas?

 Resposta: Somente HUMANIDADE e MUSAS, até o final de outubro.

 

2) Ainda é possível se inscrever no catálogo A.C.I.MA. de obras e autores?

Resposta: Sim, é possível efetuar a inscrição para o catálogo que será disponibilizado oficialmente em maio 2021, todavia, as obras e autores inscritos contaram com divulgações virtuais bimestrais e especiais nas mídias A.C.I.MA.


3) Qual o procedimento a seguir para ser colunista da Revista bilíngue OBA A.C.I.MA.?

Resposta: O primeiro passo é contatar a A.C.I.MA. (A/C Sonia Miquelin) e formalizarem o acordo e coluna de preferência, (se ainda disponível). Bem como, o envio dos textos mediante tamanho/n° de palavras referente à página contratada.


4) Qual os endereços eletrônicos e telefone oficias da A.C.I.MA. Itália?

Resposta: Os únicos 2 e-mail que respondem oficialmente a A.C.I.MA. Itália são os seguintes:

acima2019italia@hotmail.com

miquelinsonia@yahoo.it

TELEFONE: 0039 348 8087838

 


 





#acimaitalia

#acimamandala



Nessun commento:

Posta un commento