martedì 5 marzo 2019

Programa preliminar dos eventos de Maio da A.C.I.MA. / Itália /Tour Cultural / Salone del Libro Torino 2019 / Festival FALAI na Holanda



PROGRAMA PRELIMINAR dos EVENTOS MAIO 2019 - A.C.I.MA. Itália & HOLANDA

ETAPA 1

TOUR CULTURAL Ligúria

Gênova / PORTOFINO / SANTA MARGHERITA / CAMOGLI/ SAN FRUTTUOSO

De 05 à 8 de Maio 2019

Prezados Escritores e amigos A.C.I.MA. Temos a alegria de informar que a A.C.I.MA. Itália, pelo sexto ano consecutivo, renova presença oficial na 32° edição do Salão Internacional do Livro de Turim 2019. E, como nos anos precedentes, escolhemos sempre uma região diferente da Itália para nosso Tour Cultural, dessa vez, em 2019, será na Ligúria, marcaremos nossa passagem por: Gênova, Portofino, Santa Margherita Sori, Camogli, San Frutuoso.

A região Ligúria (conhecida como o Golfo dos Poetas / A pérola do Tigúlio) está localizada no noroeste da Itália, cuja a capital é Gênova, tem limites ao sul com o mar lígure, a oeste com a França, ao norte com o Piemonte e a leste com a toscana. 



Gênova - O coração de Gênova tem um patrimônio artístico de elevada espessura, entre outros, vale ressaltar a beleza da Catedral Romano-Gotica de San Lorenzo, o Porto Antigo, o Aquário, o centro histórico e a encantadora Piazza delle Erbe, o verdadeiro coração da velha cidade.



Portofino – Um dos lugares mais exclusivos do mundo, uma enseada cercada por casas e pequenos prédios coloridos e cheia debarcos,  yates maravilhosos, frequentado por VIPs europeus e internacionais. Na orla de Portofino aparecem as mais importantes lojas de grifes do mundo, restaurantes e bares aconchegantes. No alto da Península que protege Portofino fica o Castello Brown, fortaleza que hoje funciona como museu. As casas coloridas são dispostas uma ao lado da outra, como as peças de um precioso mosaico, aos pés de uma colina rica de vegetação exuberante, em torno de vilas elegantes. No pequeno recuo da costa se encontra a famosa “pracinha”, coração de Portofino, com vista para o porto, povoada por pequenos barcos de pescadores e yates de luxo.


Santa Margherita - Na chamada Riviera di Levante, no Golfo del Tigullio. O panorama do lungomare é dominado por um castelo construído em 1550 pela República de Gênova para defender a cidade dos ataques de piratas sarracenos, hoje o monumento é uma propriedade particular, mas, passeando na praia é possível avistá-lo e fotografá-lo. Santa Margherita é uma localidade ímpar, (porta de ingresso para Portofino e base ferroviária para regressar a Gênova), parece até estar em algum cantinho da Côte d’Azur, França. A combinação de uma orla com cabines coloridas no melhor estilo vintage, hotéis elegantes com fachadas de estilo libert, e o mar repleto de barcos coloridos e mega yates dos famosos do mundo do cinema estimula a sensação de estar dentro uma cena de um filme com Brigitte Bardot.


Camogli - A cidade dos apaixonados. Uma típica cidade litorânea com casas altas e pintadas com cores vivas que fascinam a vista. O lugar conserva ainda hoje um fascínio e uma atmosfera especial, particularmente habitável no antigo porto, colocado entre o cais do século XVII e as casas dos pescadores. Uma atmosfera mágica... Linda a Basílica Minore di Santa Maria Assunta, com vista para o porto e construída no século XII. Entre as arquiteturas civis temos o Castello della Dragonara, erguido na época medieval à proteção da aldeia e da inteira costa. Um sonho de lugar, onde o internacional chef Riccardo F. nos espera em seu restaurante para um almoço a base de peixes inesquecível.


San Fruttuoso - Uma pequena e linda praia da Ligúria onde fica o ‘Christ of the Abyss’, uma estátua de Cristo no fundo do mar. Transporte somente de barco. A emoção é maravilhosa e indescritível! 




ETAPA 2

Turim - stand A.C.I.MA. no 32° Salão Internacional do livro de Turim 2019
De 9 à 13 Maio 2019



Salone Torino / Lingotto Fiera, com seus 51,000 m² de espaço expositivo, (5 pavilhões), uma infraestrutura considerada a sede perfeita para hospedar o Salão Internacional do Livro de Turim, a mais importante e renomada manifestação literária italiana dedicada ao “LIVRO”, com centenas de stands de editores nacionais e internacionais, salas onde acontecem encontros, leituras e apresentações, com jornalistas, escritores, artistas, cineastas e afins.


De 9 à 13 Maio 2019, mais uma vez o Salão Internacional do Livro de Turim - Lingotto Fiere, oferece um denso calendário de conferências, espetáculos, lançamentos de livros, debates e iniciativas didáticas. Pelo número de expositores e atividades é a 2° Feira mais importante feira do livro na Europa depois da Buchmesse Frankfurt. Cenário de grandes negociações literárias nacionais e internacionais, uma vez que, além de receber o público leitor como a maioria das feiras literárias de menor porte, abriga também o IBF – Internatinal Book Forum, destinado exclusivamente ao público profissional, editores, agentes literários e casas de produção cinematográficas internacionais.


O tradicional stand A.C.I.MA. no Salão do Livro de Turim, destinado à promoção, difusão e valorização da literatura brasileira (e lusófona em geral) no exterior, presente no Salão de Turim desde de 2012, recebe e representa escritores nacionais e internacionais ligados ao Movimento Artístico e Literário A.C.I.MA., enriquecendo seus currículos no âmbito da internacionalização de suas produções literárias com atividades diárias, lançamentos de livros solo e coletâneas bilíngues, sessões de autógrafos individuais e coletivas, bate papo com autores, debates e leituras, etc...


Nota: Em 2019, os participantes (presentes) no evento com a A.C.I.MA. tem a maravilhosa oportunidade  de visitar, no Palazzo Cavour, a Mostra Internacional “La bottega di Leonardo". Leonardo Da Vince, o gênio universal, numa exposição universal, para celebrar o símbolo indiscutível da arte e da criatividade italiana, hoje considerado o mais conhecido entre os protagonistas da cultura, não só do Rinascimento, mas de todos os tempos e do mundo inteiro. Leonardo, o maior gênio da humanidade, um homem versátil e engenhoso, é o protagonista absoluto de 2019, aniversário do 500º aniversário de sua morte. Por ocasião das comemorações dos 500 anos do seu desaparecimento, o Palazzo Cavour, em Turim tem a honra de apresentar a exposição “La bottega di Leonardo - Obras e desenhos em exposição”, a mais importante coleção de pinturas já organizadas em Turim.


ETAPA 3

HOLANDA – Amsterdã e Rotterdan
De 14 à 17 Maio 2019



Chegaremos em Amsterdã no dia 13 a noite (ou no mais tardar no dia 14 de Maio – pela manhã). Teremos 2 jornadas em Amsterdã dedicadas a passeios memoráveis, entre eles: Keukenhof (o famoso parque das tulipas, aberto somente na primavera), uma das renomadas belezas da cidade. Visitaremos o Museu Van Gogh Museum /e ou, tempo permitindo, a casa de Ana Frank, previsto passeio barco canais ou similar com aperitivo. Prevista (à confirmar) visita oficial no/a CBH e afins.

No dia 16/05 terá sede em Roterdan o Festival FALAI, uma jornada especial, com público internacional e  holandês, um dia dedicado às Artes e à literatura. No Festival FALAI falamos e somos escutados, e desta vez, o evento será trilíngue: Holandês (Português/Italiano, com público internacional). Com o apoio de Josane Mary Amorim, Mara Parella e Wilma Kun.


Em todas as etapas acima citadas haverá lançamentos oficiais da antologia bilíngue da A.C.I.MA. PAZ & PACE, o carro chefe dos eventos anuais na Itália, Brasil e outros. E neste ano, após o Salão de Turim, a comitiva de escritores presentes seguirá para a Holanda, onde haverá também lançamentos oficiais das seguintes antologias: Raízes do Brasil (infantojuvenil) e Aquarela & Acquerello (Antologia de Microcontos), à confirmar data e local.


Lembrando que final de Junho 2019, a A.C.I.MA. estará no Brasil para os tradicionais lançamentos de suas obras e (obras em geral de seus associados) e para o Festival FALAI de São Paulo (e outros estados), ocasião que realizaremos a nossa tradicional Feira literária e Artística, a Festa Italiana A.C.I.MA. no Brasil - 2019.

A.C.I.MA.

Conectamos Mentes & Culturas!!!


Para mais informações, custos, reservas, etc... escreva para a A.C.I.MA. Itália: 



#acima
#acimamandala
@acimamandala
#marianabrasil

Nessun commento:

Posta un commento