venerdì 24 maggio 2013

A A.C.I.MA. marcou a presença Brasileira no 26° Salone Internazionale del Libro Torino – Itália 2013



 
Josane Mary B. Amorim, Jô Ramos, Mariana Brasil, Roseni Kurànyi, Else r. P.Vieira, Rosemary Mantovani,Torres Stocker Nelsi Emília, Ana Miquelin.
Comunicado 1


A A.C.I.M.A. - Edizioni Mandala – marcou a presença Brasileira no 26° Salone Internazionale del Libro Torino – Itália 2013 - e no IBF, apresentando  catàlogo com 21 autores – 45 títulos e a “Panorâmica sobre Literatura Brasileira” no Spazio Incubatore do Pavilhão n° 3, que para a ocasião contou com a participação da Professora catedrática de cultura brasileira Else R. P. Vieira a Queen Mary University of London, Mariana Brasil, Ana Miquelin, Jô Ramos, Torres Stocker Nelsi Emília, Roseni Kurànyi, Josane Mary B. Amorim, Leonia Oliveira, Rosemary Mantovani, Lúcia Amélia Brullhardt, Wallace Miquelin.

O Salone Internazionale Del Libro Torino - Lingotto fiera é o maior evento literário que acontece anualmente na Itália e um dos mais renomados da Europa, envolvendo escritores, editores, agentes literários, operadores do setor cinematográfico e afins. O IBF – è um espaço ao interno da manisfestacão, destinado à negociações entre editores e agentes literários nacionais e internacionais, e foi um grande sucesso em absoluto.

Segundo o comunicado oficial de encerramento por parte da direção geral do evento, em 2013, de 16 à 20 Maio, apesar da cautela perante a delicada situação econômica e política que investe a Itália no momento, a 26° edição da renomada manifestação literària concluiu-se com um resultado vertiginoso, 4% a mais de visitadores que a edição precedente, contabilizando a entrada de 392.860 pessoas durante os 5 dias do evento, centenas de palestras, mesas redondas entre autoridades da área literária e encontros com autores de todo o mundo.

Inicialmente, quando tivemos o sentimento de participar desse evento, não poderíamos vagamente imaginar o sucesso e repercussão - em todos os sentidos - que essa iniciativa nos doaria.

Fechamos nossa participação no 26° Salone Internazionale del Libro Torino com 20 encontros com editores e agentes literários internacionais, estão em andamento diversas tratativas de representação internacional com a China, Romania, Alemanha etc... bem como, alguns títulos do nosso catálogo estão sendo analisados para publicação no Chile, o país hóspede homenageado durante o evento de 2013 e em outros paìses.
Na verdade, muitas portas foram abertas, muitos contatos importantes e parcerias que visam a divulgação, promoção e valorização da literatura brasileira no exterior foram seladas. Inclusive (a confirmar) possível participação da A.C.I.M.A – Edizioni Mandala no IBF na feira do livro de Frankfurt  outubro 2013, onde o país homenageado será o Brasil.
Os interessados em participar de nosso catálogo de representação devem contatar através do e-mail associazionemandala@hotmail.com enviando no corpo da mensagem uma breve sinopse da obra para análise e para para maiores informações.

A antologia bilíngue Vozes & Voci, organizada pela A.C.I.MA - Edizioni Mandala em 2012,  que traz a participação de 37 autores brasileiros e italianos, dentre os quais muitas associada à Rebra - Rede de Escritoras Brasileiras, elegantemente, como se diz em italiano, fez a sua “bella figura”, foi sucesso absoluto com o público leitor italiano. Bem como "Cose che succedano" de nossa amada Hebe C. Boa-Viagem A. Costa - em italiano - publicado  pela Edizioni Mandala. E outros...



Portanto, com alegria compartilho o resultado super positivo da participação da A.C.I.M.A. - Edizioni Mandala no Salone di Torino 2013, as demais novidades deixo para o segundo comunicado.

Meu profundo agradecimento à direção do Salone Internazionale Del Libro Torino, para Joyce Cavalccante (Presidente Rebra) nossa grande incentivadora e a todos os participantes do catálogo A.C.I.MA. E a todos as pessoas que direta ou indiretamente contribuiram para a realização desse evento.

Recapitulando nossas iniciativas culturais em andamento:

*Concurso literário internacional Pensieri In Parole 2013
*Antologia bilíngue “Pensieri In Parole” 2013.
*Mostra “Cores & Letras do Brasil” - Semana dedicada ao Brasil em Milao.
* Prêmio A.C.I.M.A. 2013 – Pessoa física e entidades socioculturais.


Deixo aqui o novo encontro marcado para o Salone di Torino em Maio de 2014 em Turim, onde os paìses homenageados candidatos são: la Guinea e la Turchia.

Recordando que o concurso literário internacional da A.C.I.M.A encerra-se brevemente e que està aberta a seleção de textos para a antologia bilíngue 2013, intitulado “Pensieri In Parole”, aguardamos seu texto pelo e-mail associazionemandala@hotmail.com

Sonia Miquelin
Muito Obrigada!
Abraços fraternos

Nessun commento:

Posta un commento