lunedì 1 ottobre 2012

A.C.I.M.A entrevista a escritora Beti Rozen

 A.C.I.M.A.” – Associação Cultural Internacional Mandala entrevista a escritora Beti Rozen, residente nos EUA, para a vitrine do artista brasileiro no Exterior.


A “A.C.I.M.A.” – Associação Cultural Internacional Mandala, sediada na Itália, desde 2011 está realizando o mapeamento dos artistas brasileiros residentes no exterior. Este projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior” abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestaçõessejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.


A.C.I.M.A. – Bem vinda Beti Rozen! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: Sua terra natal? Onde vive atualmente e o motivo que lhe impulsionou a viver fora do Brasil?
Beti Rozen – Minha terra natal è o Rio de Janeiro. Vivo atualmente em Fort Lee, New Jersey, USA. Vim de férias aos EUA e conheci um rapaz, diplomata vivendo em Virgínia e trabalhando em Washington DC, apresentação via uma pessoa que conheci em Israel, trabalhávamos juntas. Não deu certo o relacionamento. Conheci no metro de Washington DC um outro rapaz, com o qual acabei casando e me mudei para New Jersey, onde morava. (Mas antes ele foi ao Brasil conhecer meus pais.) Nos divorciamos e voltei ao Brasil. Voltando aos EUA com uma amiga, conheci Peter Hays, meu atual marido e coautor de meus livros. O conheci no metro de Nova York.
A.C.I.M.A. – Como foi sua adaptação e quais as maiores dificuldades que encontrou no exterior? Maiores alegrias? Contou com o apoio de alguma organização que auxilia os imigrantes brasileiros?
Beti Rozen – No início sempre è difícil, principalmente conseguir emprego, nunca mais voltei a trabalhar na minha profissão, economista, com especialização em comércio exterior. Trabalhei no Brasil e em Israel nesta profissão. As maiores alegrias foram depois que conheci o meu segundo marido, e tive meu filho.
Tive contato no início com o jornal The Brazilians (Edilberto Mendes), Casa do Brasil (Benito Romero), e diversas instituições. Escrevi para jornais e revistas, participei do Brazilian Day que era pequeno no início. Comecei a me envolver com a comunidade brasileira.
A.C.I.M.A. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu (s) livro (s) e percurso literário?
Beti Rozen – O meu primeiro contato com a escrita foi no Brasil em 1975, quando estava no vestibular para a faculdade de Economia e estudava química e não gostava, desabafava escrevendo poesias. Trocava poesias com minhas colegas de vestibular. Depois participei de concursos de poesias, cartas de amor, tive alguns prêmios. Comecei a publicar em revistas, e finalmente saiu o meu primeiro livro, de poesias, em 1982, no Rio de Janeiro, o Bolas de Sabão.


Depois das poesias, comecei a escrever contos infantis e juvenis. As inspirações são diversas. Antes de meu filho nascer imaginava e observava o universo ao redor de mim. Eu era a própria criança que queria brincar e imaginar. Depois me inspirei muito no meu filho, na experiência do imigrante nos EUA, do Brasil etc, isso quando já morava nos EUA. Meu filho nasceu nos EUA.


Meus livros:






A.C.I.M.A. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

Beti Rozen – Quem publicou minhas primeiras poesias, meus primeiros livros. Meu pai me ajudava a vender meus livros etc... etc. E principalmente eu mesma.
E qual outra linguagem da arte que tem meu interesse? Teatro e dança. Fiz teatro como atriz e também como autora teatral, e dança também.

A.C.I.M.A. Como você divulga o seu trabalho? O que você acha que seria prioritário fazer para divulgar o trabalho dos artistas brasileiros que vivem no exterior?

Beti Rozen – Divulgo meu trabalho em feiras de livros, festivais culturais, escolas, entrevistas em jornais, tv (comunidade brasileira e outros), eventos literários, web page, participando de instituições como a Camara de Comércio de NY, Centro Cultural de Miami, Brazilian Endowment for the Arts em NY, Rede de Escritoras Brasileiras-REBRA etc.
O que acho que seria prioritário fazer para divulgar o trabalho dos artistas brasileiros que vivem no exterior?
Instituições que apoiem os artistas imigrantes, oferecendo espaços, divulgação... e no caso de livros, promoção em escolas (no caso infantis), bibliotecas, espaços na mídia e eventos para vendas de livros. È importante a integração/intercâmbio entre escritores, trocando experiências, tal como tenho feito. Apesar de estar vivendo nos EUA, tenho contato com escritores brasileiros na Europa e no Brasil.


A.C.I.M.A. – Propósitos e novidades literárias?
Beti Rozen – Espero continuar a escrever para crianças e jovens, poesias e lançar meus livros em outras línguas e em diversos países.
A.C.I.M.A. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?
Beti Rozen – Ler muito, escrever muito, promover muito e ser muito persistente, nunca desistir apesar das rejeições e dificuldades.
A.C.I.M.A. – Você pretende voltar a viver no Brasil? Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente?
Beti Rozen – Por enquanto não pretendo voltar a viver no Brasil, tenho marido e filho americanos e já vivo há mais de 21 anos fora do meu país. Já sou cidadã americana, mas nunca larguei o Brasil e o visito diversas vezes por ano, mantenho-me informada e em contato culturalmente também, participando de feiras de livros e eventos literários. Criei raízes nos EUA...

A.C.I.M.A. – Qual é o seu objetivo no momento?

Beti Rozen – Trabalhar e continuar minha caminhada. Já fazem 30 anos que lancei o meu primeiro livro no Brasil, 1982, de poesias, Bolas de Sabão. Trabalho em outras áreas nos EUA. Mas nunca deixarei de ser escritora.

A.C.I.M.A. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem por favor!

Beti Rozen – Continuem apoiando o artista/escritor brasileiro. O trabalho da A.C.I.M.A è muito bonito.


RAPIDINHAS:

ACIMA - Uma saudade? 
BR - Das pessoas que se foram e/ou envelheceram, ou perderam a alegria de viver.
Do passado, da criança e jovem que fui cheia de esperanças. Do meu pai que faleceu em 1993 e da minha mãe que está doente, saudade do tempo em que ela era ativa. E do tempo do clássico no Colégio Andrews, do tempo que trabalhei na Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior, no Rio de Janeiro. Também do ano que vivi em Israel e trabalhei no Ministério da Industria e Comércio em Tel Aviv.
ACIMA - Um sonho?
BR - Nunca parar de sonhar.
ACIMA - Um lugar?
BR - Rio de Janeiro. Copacabana.
ACIMA - Uma música?
BR - Roda Viva de Chico Buarque
ACIMA - Uma tristeza?
BR - Não poder fazer o tempo parar, não ter mais meu pai e pessoas do passado.
ACIMA - Um barulho?
BR - Do Mar
ACIMA - Um cheiro?
BR - Pão de Queijo, pipoca, chocolate, café, flores.
ACIMA - Doce ou salgado?
BR - Doce
ACIMA - Destino ou casualidade?
BR - Destino
ACIMA - Quente ou frio?
 BR - Quente.
ACIMA - Seu hobby?
BR - Ir a praia, cinema, teatro.
ACIMA - Três coisas fundamentais para ser feliz?
BR -  Sonhar, batalhar pelo sonho e não se frustrar se não der certo.
ACIMA - Comida preferida?
BR - Empada, estrogonofe de frango, feijão com arroz, farofa e muita sobremesa.
ACIMA - O que ama?
BR - Mar e sol
ACIMA - O que não ama?
Pessoas que julgam e falam pelas costas.
ACIMA - Um livro?
BR - O pequeno Prìncipe
ACIMA - Um filme?
BR - O Meu Pé de Laranja Lima e Ghost.
ACIMA - Uma frase de sua autoria?
 BR - Pera ai! (mas esta não è realmente de minha autoria, mas uma expressão que uso muito). Meu marido americano acha engraçado e me imita.
ACIMA – Seu lema?
 BR - Aproveitar a vida, aprender sempre, viajar e trocar experiências com outros seres humanos.
ACIMA – Um agradecimento?
BR - A todos que acreditaram em mim, que não me criticaram, aos que sempre falam palavras positivas sobre meu trabalho e jeito de ser e viver.
 
Nota: Para conhcer mais sobre o trabalho de Beti Rozen visite os links abaixo.
Contato e-mail pessoal: betirozen@fast.net
www.b&n.com

A.C.I.M.A. - Muito obrigada Beti Rozen! Parabèns pelo seu trabalho!

A.C.I.M.A. Associação Cultural Internacional Mandala

Nessun commento:

Posta un commento