sabato 25 marzo 2017

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ZILDA OLIVEIRA

A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
ZILDA OLIVEIRA

                                              “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”


A.C.I.MA. – Bem-vinda ZILDA OLIVEIRA, é uma honra tê-la conosco na Vitrine A.C.I.MA. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?
Z. O. – Nasci em São Paulo. Tive uma infância e adolescência tranquila, meu pai era comerciante e minha mãe era do lar, e tenho um irmão mais novo. Meu pai foi meu maior incentivador nos estudos. Nesta cidade, me casei, tive meu único filho e fiquei viúva. Até o presente momento resido nesta metrópole chamada São Paulo. Sou psicóloga clínica e especialista em psicologia obstétrica. Gosto de ler, de teatro, cinema, de eventos culturais, de lazer e de viajar.
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?
Z. O. – Comecei a escrever poesias com 12 ou 13 anos. Escrevia o que vinha em minha mente naquele momento, na maioria das vezes, o tema era o amor. Com o tempo foi amadurecendo em termos de escrever poemas que se referiam ao conhecimento sobre a natureza humana. Hoje os temas são os mais diversos, eu os faço com tema livre ou mesmo com temas propostos. A inspiração vem de diversas fontes, até mesmo de uma foto ou quadro que vejo e quando percebo o poema está pronto em minha mente e de imediato começo a fazer as anotações. Eu não sento e digo: Agora vou fazer um poema. Ele nasce dentro de mim e depois o trabalho. Já teve vezes de estar no metrô, num restaurante com amigos e começar a esboçar um poema com o tema de uma palavra ou frase que ouvi. O processo de criação de um indivíduo é específico, é único e nos traz belas obras.
Casa das Rosas - Junho 2016 - Premio A.C.I.MA.


A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
Z. O. – Em primeiro lugar eu acreditei e acredito em mim! Tive alguns incentivadores como o meu pai, amigos e meu falecido marido, que infelizmente não chegou a ver alguns de meus poemas publicados. Hoje conto com o incentivo de meu filho, nora, parentes e amigos.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
Z. O. – Em todo o tipo de arte o artista enfrenta dificuldades para divulgar o seu trabalho, porque tudo envolve custos e estes são elevados para a maioria, que, muitas vezes, produzem suas obras motivados unicamente pelo dom que possuem e pelo amor à arte. Em minha opinião, hoje a internet facilita ao artista mostrar sua arte, mas poucos conseguem viver delas. Noto que as Editoras que através das redes sociais e internet chegam para dar oportunidades para os artistas mostrarem seu trabalho no próprio País e em outros, por um preço acessível. Esta oportunidade, encoraja e motiva o artista a novas produções. Atitude louvável das Editoras as quais devo gratidão as que se propuseram a editar e publicar algumas poesias minhas, assim como a A.C.I.M.A.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?
Z. O. – O maior obstáculo para o artista é ter alguém que reconheça sua obra como arte e não como algo sem valor. O escritor brasileiro para publicar sua obra tem que correr editoras que se interessam pela história ou estória do livro para que se proponha a publicá-lo. Meu trabalho é divulgado pelas redes sociais e entre os amigos. Até o momento eu participei de três Antologias e a caminho da quarta, quem desejar adquirir os livros deve entrar em contato diretamente comigo. 
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?
Z. O. – Meu conselho é que deve acreditar no seu potencial, enquanto escritor, e em si mesmo, sempre. Perseverar e ir atrás das oportunidades, lutar para ver seu trabalho e sonho realizado em um livro. Nunca desistir e fazer de cada obstáculo uma motivação a mais para ir em frente produzindo e mostrando o seu trabalho nos mais variados meios de comunicação que dispõe, as antologias, a meu ver, significam uma maneira interessante de começar, pois permitem um belo intercâmbio enriquecedor entre autores e leitores.
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
Z. O. – Eu escrevo poesias e adoro. Minha primeira participação numa Antologia ocorreu em 2015, lançada pela Editora Futurama com o nome de: Inspiração em Versos II. Em São Paulo – Brasil. A segunda publicação levou minha poesia e meu nome para fora do meu País. Publicada pela A.C.I.M.A. - Mandala, em 2016, com o nome de MADRE TERRA - Antologia Bilíngue - Italiano e Português. Foi uma emoção muito forte, pois jamais pensei que seria publicado algumas poesias minhas fora do Brasil, muito menos que essas hoje fizessem parte de acervos de renomadas Bibliotecas e Universidades na Itália e outros países da Europa, por conta do pioneiro projeto de internacionalização da A.C.I.MA. Na terceira publicação da Antologia que participei, achei ousada mas... Fui em frente! Publicada pela ALALS (Académie de Lettres et Arts Luso-Suísse), com o nome de Antologia Caravelas em Viagem - pelos 6 continentes, que foi lançado em oito países de língua portuguesa. Esta experiência de ter meu trabalho sendo divulgado em vários países deixou-me também muito feliz, porque nunca sonhei com um feito deste.
A.C.I.MA. – Novos projetos?
Z. O. – Sim. Sempre!!!
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
Z. O. – "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade" - (Carlos Drummond de Andrade)




RAPIDINHAS por Zilda Oliveira:





A.C.I.MA. – Uma saudade?
Z. O. – Meus pais.
A.C.I.MA. – Um sonho?
Z. O. – Conhecer a Grécia.
A.C.I.MA. – Um lugar?
Z. O. – Bahia.
A.C.I.MA. – Uma música?
Z. O. – Besame mucho.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
Z. O. – Injustiça.
A.C.I.MA. – Um barulho?
Z. O. – Trovão.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
Z. O. – Rosas.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
Z. O. – Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
Z. O. – Causalidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio? 

Z. O. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby

Z. O. – Ler.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
Z. O. – Bacalhau.
A.C.I.MA. – O que ama?
Z. O. – Meu filho.
A.C.I.MA. – O que não ama?
Z. O. – Mentira.
A.C.I.MA. – Um livro?
Z. O. – A Viagem de Théo - Catherine Clement.
A.C.I.MA. – Um filme?
Z. O. – Em Algum Lugar do Passado.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
Z. O. – Ao meu filho Kadu.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
Z. O. – Nascimento do meu filho.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
Z. O. – 1) Aceitar-se. 2) Ser sempre quem você é. 3) Compreender que a felicidade está dentro de nós.

A.C.I.MA. – Gratidão ZILDA OLIVEIRA. Sucesso SEMPRE!!!! E muita luz no seu caminho!!!
 Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BlENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)


A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IRISLENE MORATO (54)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora NINA FERNANDES (55)


A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELSIE PAIVA (56)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora DINORÁ COUTO (57)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-escritora-dinora-couto.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO (58)

A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO (59)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-artista-plastica.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANA MARIA FELICIDADE COIMBRA TOURINHO(60)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-ana-maria.html

A.C.I.MA. entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL (61).

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-o-escritor-elzio-luz.html

A.C.I.MA. entrevista Artista Plástica e Poeta REGINA GUIMMARAES (62).


http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-regina.html


A.C.I.MA. entrevista a Escritora NICIA CADINELLI (63)

E CONTINUA...






           ...OUTRAS NACIONALIDADES...


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MARIA CRISTINA DRESSE - (Argentina) - (1).


A.C.I.MA. entrevista a Escritora CARLA DE SÀ MORAIS (Angola/ Portugal) - (2)


E... CONTINUA...



1 commento:

  1. Boa tarde.
    A Zilda Oliveira é uma amiga e grande poeta.
    Tivemos a oportunidade dde escrever em parceria no nosso blog "Divas da Poesia".
    Uma pessoa simples e otimista, disposta a ajudar seu próximo.
    Parabéns a vocês pelo projeto e pela entrevista.
    Tenham uma semana de paz.
    Beijos na alma.

    RispondiElimina