venerdì 3 marzo 2017

A.C.I.MA. Entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO

A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
ELYETHE MARINHO 

 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

A.C.I.M.A. – Bem-vinda Elyethe Marinho, é uma honra tê-la conosco na Vitrine A.C.I.MA. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco mais sobre você: Qual sua terra natal? Onde vive atualmente... Além da pintura, que trabalho ou hobby desenvolve?

E. M. – Meu nome é Elyethe Marinho, brasileira, viúva, carioca, nascida no bairro de Laranjeiras, filha de pais paulistas descendentes de imigrantes italianos. Na infância e na adolescência me dediquei ao Ballet. Posteriormente, me identifiquei fazendo artesanatos onde participei de diversas feiras. Após abandonar o Ballet eu me formei em Economia pela UFRJ, me especializei em Economia da Energia pela FGV e atuei no Setor Elétrico até me aposentar, quando então comecei a explorar as artes. Finalmente, em 2006 iniciei na pintura, pintando em acrílico sobre tela. Hoje, estou focada nas aquarelas.

A.C.I.M.A. – Como e quando se deu o seu primeiro contato com as Artes? Se houver, qual é sua formação acadêmica?  

E. M. – Meu primeiro contato com as artes se deu quando eu tinha 08 anos, com o aprendizado de ballet na Escola Maria Olenewa, do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
A partir de 2006, iniciei aulas com meu amigo e professor VITOR LEMOS em seu atelier em Itaipava, na cidade de Petrópolis, no Estado do Rio de Janeiro. Não possuo formação acadêmica.
A.C.I.M.A. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento?

E. M. – A primeira pessoa a acreditar em mim foi meu falecido marido, Joaquim de Almeida Marinho Netto e naturalmente, meu mestre Vitor Lemos.
A.C.I.M.A.  Como você vê a sua arte?

Inicialmente, via a minha arte como uma terapia para enfrentar os momentos dificílimos que fui obrigada a passar, devido a grave doença do meu marido. Depois, passei a vê-la como o preenchimento do vazio e tristeza que se instalaram em minha alma, como um remédio para cicatrização de uma ferida. Hoje, ela é o motor que me impulsiona, me acalma, me inspira e me faz viver feliz e em paz.
A.C.I.M.A.  De onde vem as inspirações para suas obras? Quais são suas principais influências?

E. M. – Minhas inspirações normalmente acontecem com o contato da natureza e seu meio ambiente. Em vista disso e por estar mais focada em aquarela, acredito que minha principal influência são as técnicas impressionistas.
A.C.I.M.A. – A arte que você faz pode ser inserida dentro de qual estilo? Como desenvolveu seu estilo?

E. M. – Meu estilo é contemporâneo. Como o Atelier do meu professor é livre, ou seja, pinto aquilo que o momento me motiva ou me desafia.

A.C.I.M.A. – Qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

E. M. – No momento o que me interessa são as artes plásticas, mas como sou extremamente curiosa e adoro desafios, acredito que poderei me interessar por outras linguagens das artes.
A.C.I.M.A. – Como você expõe seu trabalho? O que você acha que seria prioritário fazer para divulgar o trabalho dos artistas brasileiros no Brasil, e no exterior?

E. M. – Normalmente exponho meus trabalhos em coletivas no Centro Cultural Raul Leone, na cidade de Petrópolis, nos Salões da ABD e da SBBA. Confesso que estou tentando descobrir como divulgar meus trabalhos tanto no Brasil como no exterior. Minha esperança é que, participando desses eventos promovidos neste encontro, que eu descubra as alternativas existentes nesse mercado.
Ponte Japonesa - Jardim de Monet

A.C.I.MA. – Que conselho daria a uma jovem aspirante Artista Plástica?
E. M. – Sinceramente, não tenho conselhos a dar nessa área. Sou uma aprendiz!

RAPIDINHAS por Elyethe Marinho:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
E. M. – Meu marido.

A.C.I.MA. – Um sonho?
E. M. – Expandir meus horizontes e possibilidades.

A.C.I.MA. – Um lugar?
E. M. – Leblon e Itaipava.

A.C.I.MA. – Uma música?
E. M. – “Tocando em frente” Almir Sater e Renato Teixeira.

A.C.I.MA. – Uma tristeza?
E. M. – Ausência do meu companheiro Joaquim.

A.C.I.MA. – Um barulho?
E. M. – Canto dos pássaros.

A.C.I.MA. – Um cheiro?
E. M. – Manacá da Serra Anão.

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
E. M. – Salgado.

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
E. M. – Casualidade.

A.C.I.MA. – Quente ou frio?
E. M. – Frio.

A.C.I.MA. – Seu hobby?
E. M. – Pintura.

A.C.I.MA. – Comida preferida?
E. M. – Italiana.

A.C.I.MA. – O que ama?
E. M. – Estar em paz.

A.C.I.MA. – O que não ama?
E. M. – Estar inquieta ou ansiosa.

A.C.I.MA. – Um livro?
E. M. – Deuses, túmulos e sábios.

A.C.I.MA. – Um filme?
E. M. – Para sempre Alice.

A.C.I.MA. – Uma homenagem?
E. M. – A minha família.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
E. M. – Nascimento dos meus filhos gêmeos.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?

E. M. – AMOR, FINANÇAS EM DIA, PAZ.

A.C.I.M.A. - Muito obrigada ELYETHE MARINHO!!! SUCESSO SEMPRE!!!! LUZ... SEMPRE + LUZ...
 Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com

                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)

...

E CONTINUA...





E... CONTINUA...










Nessun commento:

Posta un commento