sabato 7 dicembre 2013

A.C.I.MA. entrevista a escritora HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA




A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, inciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior. 
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

Temos o prazer de entrevistar a  Escritora: HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA




A.C.I.MA. – Bem vinda Hebe C. Boa-Viagem A. Costa! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

HCBVAC – Nasci no interior paulista e estudei em Botucatu, Campinas e São Paulo. Sou advogada e professora de Educação aposentada. Moro em São Paulo. Além de escrever gosto de pintar, de fazer documentários ilustrados no computador e leio muito. Ah! Também me considero “prendada” em atividades domésticas.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo? 

HCBVAC – Comecei a escrever para um jornal enquanto estudante ginasial e no colegial ganhei o primeiro lugar num concurso literário. Na USP um professor aconselhou-me a escrever ( década de 50) e, por incrível que pareça, só aceitei a sugestão no 3º. Milênio. Tema? A ausência da mulher na História do Brasil que nos era ensinada, sempre me causou espécie. Ao ler as biografias de 50 mulheres num livro escrito por um jornalista brasileiro constatei que nenhuma delas era do hemisfério sul. O autor assim se justificava com relação as brasileiras: “na pesquisa, depois de levantar tantas mulheres internacionais cheguei a um impasse pois são pessoas e vidas tão importantes, tão cheia de realizações, que não sei como incluir as brasileiras. Acontece que somos um país jovem, com um desenvolvimento mais lento que nossos vizinhos do Norte e com recursos muito menores”. E daí? Foi isso que me fez voltar a escrever! Foi assim que em 2005 publiquei “Elas, as pioneiras do Brasil – A memorável saga dessas mulheres”. Estava então com 80 anos e não parei mais! Já participei de 32 Antologias nacionais e algumas delas Bilíngues ( espanhol, italiano, alemão e francês).

A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

HCBVAC – Professores enquanto estudante e uma em especial: minha neta. Foi ela, já estudante de engenharia, que me incentivou a publicar as histórias que, na sua infância, eu criara especialmente para ela.

 
AVÓ E NETA

A.C.I.MA. –  O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

HCBVAC – Associar-se a entidades que tratam disso. É muito difícil alçar voos solitários nesse setor. Só progredi depois que me associei a REBRA, pois ela me abriu uma oportunidade fantástica de conhecer pessoas e outras associações no Brasil e no exterior. Um enorme leque foi se abrindo: Interarte, Literarte, ALAF, ABACH, IBB no Brasil  e as do exterior na França, Suíça, Itália e...

A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

HCBVAC – Para o principiante é arranjar uma editora que se proponha a ler seu trabalho e a editá-lo. Geralmente temos que bancar essa edição e isso não é para todos os bolsos. Patrocínio é também complicado.  Depois, colocar sua obra numa livraria é difícil. A divulgação do meu trabalho é feita pelas editoras, diversas Associações, Bienais, Salões de Livros no exterior, pela Internet oferecendo promoções... As dificuldades não devem desanimá-lo e sim tomá-las como desafios.

A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?

HCBVAC – Persistência, paciência e acreditar no seu potencial! O desejo de “ir além” deve sempre estar presente. Epicuro já dizia: “O impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam.”

A.C.I.MA. –  Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

HCBVAC – “Momento economicamente feliz que o Brasil está vivenciando atualmente”? Será? Educação e Saúde sucateadas não trazem nenhuma dúvida? Meu objetivo literário no momento é produzir e dizer tudo que penso das coisas de agora. E garanto: não é pouco!

A.C.I.MA. –  Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior? 

HCBVAC – Escrevo biografias, crônicas e contos. Nas biografias busco sempre discuti-las no seu contexto histórico e mostrar como contribuíram para um determinado problema. Exemplos: a contribuição feminina na Historia do Brasil; o significado da presença das estrangeiras no Brasil; como as enfermeiras introduziram o sistema Nightingale no Brasil... Raramente escrevo poesias e, na maioria das vezes, uso a rima para escrever para crianças. Acho que facilita a memorização e é divertido. A experiência de divulgar minhas obras no exterior tem sido positiva. As associações que pertenço têm contribuído muito para que eu possa sonhar e ter esperança de que não trabalhei em vão. 


Com HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA na Itália – Lançamento oficial na Itàlia do livro "Cose Che Succedono"
Comemorando 88 primaveras - PREMIO A.C.I.MA. 2013

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

HCBVAC – Publiquei 8 livros no Brasil e 2 no exterior. São eles:
 

·        Pois é... Cada um na sua!!! – Editora Rideel – 2001 –São Paulo – Infantil – São duplas diferentes que se olham e têm reações diferentes - Bom para trabalhar junto com a criança conceitos como autoestima, autoconceito...
·       Elas, as pioneiras do Brasil – A memorável saga dessas mulheres – Editora Scortecci – São Paulo – 2005 – É uma História do Brasil sob a ótica feminina. São biografias de mulheres em atividades diversas buscando resgatar seus direitos. Livraria virtual Asabeça.
·      Enfermeiras do Brasil – História das pioneiras (em parceria com Victoria Secaf) – Ed. Biblioteca 24x7 2ª. edição 2010 – A modernização da enfermagem no Brasil deu-se com a implantação do sistema  Nightingale sob a orientação de profissionais da Fundação Rockefeller na formação de enfermeiras de alto nível na Escola Ana Neri. A história de quinze pioneiras compõe o livro.
·     Ah! Essas crianças... Editora Scortecci –São Paulo - 2008 – infantil – São quatro pequenas historias  que relatam as vivencias de crianças.
·    Elas vieram de longe – Editora Scortecci – São Paulo -2010 – org. – A presença de estrangeiras no cenário nacional foi um constante em nossa História. Já adultas trouxeram seus saberes nas mais diversas especialidades e muito contribuíram no desenvolvimento cultural e social brasileiro.
·         Elles sont venues de loin - Yvelinedition – Paris -  França – 2012.
·      Mestres – Editora Scortecci – São Paulo - 2011 – Biografias de meus 13 professores universitários que foram significativos na minha formação.
·        Descobrindo o mundo – Tamanho não é documento – Infantil - Editora Scortecci – São Paulo - 2012 - A engenhosidade dos animais na defesa de suas crias.
·      Coletânea – Editora Scortecci –São Paulo - 2012-  Contos, Crônicas e Poesias produtos da minha vivência: dados da família, dos tempos de estudante,  da vida profissional, dos momentos de lazer, dos encantos e também dos desencantos.
·         Cose Che SuccedonoEdizioni Mandala – Milano – Itália - 2013
·         Vivências – no prelo – Coletânea bilíngue (português – Inglês) – Contos e  crônicas. Editora Scortecci.

Eis alguns deles:


   

   
A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor! 
HCBVAC – A velhice é uma dádiva e quando ela chegar dê-lhe boas vindas! Afinal, acredite, você é uma pessoa privilegiada!



 
 RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. –  Uma saudade? 
HCBVAC – Dos meus 56 anos de casamento.
A.C.I.MA. –  Um sonho?  
HCBVAC – Que as mulheres ocupem para sempre seus espaços no mundo, sem nenhuma discriminação.
A.C.I.MA. –  Um lugar?  
HCBVAC – O meu lar.
A.C.I.MA. –  Uma música?
HCBVAC – Carinhoso.
A.C.I.MA. –  Uma tristeza?
HCBVAC – Discriminação de qualquer tipo.
A.C.I.MA. –  Um barulho?
HCBVAC – Da água numa fonte
A.C.I.MA. –  Um cheiro?
HCBVAC – Do mato
A.C.I.MA. –  Doce ou salgado?  
HCBVAC – Os dois
A.C.I.MA. –  Destino ou casualidade?
HCBVAC – Há coisas programadas e outras que dependem de cada um. O importante é ser capaz de decidir..
A.C.I.MA. –  Quente ou frio?
HCBVAC – Depende.
A.C.I.MA. –  Seu hobby?
HCBVAC – São tantos!
A.C.I.MA. –  Comida preferida? –
HCBVAC – As mais simples.
A.C.I.MA. –  O que ama?
HCBVAC – PAZ!
A.C.I.MA. –  O que não ama?
HCBVAC –  Violência.
A.C.I.MA. –  Um livro?
HCBVAC – O primeiro que li: Narizinho Arrebitado - Monteiro Lobato. Que saudade!
A.C.I.MA. –  Um filme?
HCBVAC – Casablanca (que saudade!)
A.C.I.MA. –  Uma homenagem?
HCBVAC – À minha mãe.
A.C.I.MA. –  Momento inesquecível?
HCBVAC – Nascimento do filho!
A.C.I.MA. –  Três coisas fundamentarias para ser feliz?
HCBVAC – Alegria de viver, respeitar e ser respeitada e, especialmente, saber amar!


Contato pessoal:      hebejose.1952@gmail.com









 
ACIMA – Muito obrigada HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA! Parabéns pelo seu trabalho e exemplo! Sucesso sempre!

Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
 
Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura. 



EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)

BRASIL

A.C.I.MA. entrevista o escritora LEONIA OLIVEIRA (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE. (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor:  FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (BRASIL) http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-professor-e-escritor.html
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
 
 


E continua...

Nessun commento:

Posta un commento