lunedì 16 dicembre 2013

A.C.I.MA. entrevista GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO - Promotora de Justiça e Escritora.






A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, inciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA. que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior. 
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. entrevista a escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO


A.C.I.MA. – Bem vinda Grecianny Carvalho Cordeiro! Primeiramente parabéns pelo recente prêmio "Romance Revelação", em 2013, pela UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - com o lindo romance TROIA - UMA VIAGEM NO TEMPO! Agora gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

G.C.C. – Sou cearense, natural de Fortaleza, onde moro. Sou Promotora de Justiça da área criminal e tenho como maior hobby a escrita.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

G.C.C. – Comecei a escrever aos 15 anos de idade meu primeiro romance. A inspiração para minhas criações literárias podem vir de um simples insight a um fato observado no cotidiano. Depois disso, o enredo flui, os personagens ganham forma, corpo, cores. O meu lado criativo invadi o lado escritor e dele toma de conta.

A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

G.C.C. – Primeiramente, publiquei livros jurídicos: PENAS ALTERNATIVAS - UMA ABORDAGEM PRÁTICA e PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO, já na segunda edição, publicados pela Editora Freitas Bastos, do Rio de Janeiro. Agradeço ao meu editor Isaac Abulafia por ter acreditado no meu trabalho. Na área de romance, iniciei a primeira publicação em 2009, de forma independente, do livro ANJO CAÍDO, resolvi ingressar nessa seara - do romance -. Já estou caminhando para a publicação do terceiro romance e o quarto já está pronto.

A.C.I.MA. O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

G.C.C. – Seria importante que o meio editorial investisse mais em autores nacionais, desse maiores oportunidades de ingressar nesse mercado tão difícil. De forma consequente, isso faria com que o leitor conhecesse outros autores brasileiros, estreantes ou não. No exterior, iniciativas como essa da A.C.I.M.A e do VARAL DO BRASIL, por exemplo, são fundamentais para a divulgação da literatura brasileira no exterior. 



Cerimônia de entrega Prêmio A.C.I.MA. na Itália – Volpedo – Outubro 2013



A.C.I.MA. Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

G.C.C. – Falta de divulgação. Falta de distribuição. São esses os grandes obstáculos. No meu caso, como já caminho para o terceiro romance, cada livro vai divulgando o autor e é impressionante como um livro é capaz de andar, de romper fronteiras. Divulgo meus livros na rede social, através dos amigos, dos leitores. Meus livros podem ser adquiridos pela internet, pelo site da www.amazon.com onde estão publicados. No Brasil, as livrarias não têm o menor interesse em expor os livros de um autor nacional independente, para isso, tem que ser o livro publicado por uma grande editora, e isso é algo bastante difícil. O fato é que, aos poucos, vamos caminhando e conquistando um espaço significativo e leitores cativos.

A.C.I.MA. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário?

G.C.C. – Persista. Insista. Não desista.

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

G.C.C. – Não vejo momento "economicamente feliz" no Brasil. Isso é para alguns. Isso é o que o governo diz. Meu objetivo literário é continuar escrevendo, publicando, participando de encontros literários, e que as coisas sigam seu curso natural.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

G.C.C. – Os livros jurídicos que publiquei, já na segunda edição, e como é por uma editora renomada, tem tido uma repercussão muito grande e tenho recebido grande feedback por leitores, especialmente por universitários de faculdades de Direito do Brasil inteiro.

ANJO CAÍDO é um livro de trajetória impressionante, onde os leitores teceram grandes elogios. É um livro marcante, trata do turismo sexual no Brasil e do tráfico de mulheres. 


 

A.C.I.MA. Ressaltamos que poucas vezes a temática tratada nesse romance foi elaborada com tamanha sensibilidade e seriedade. O enredo bem construído de Anjo Caído prende o leitor da primeira à última página, bem como incentiva uma profunda conscientização de massa sobre o universo da exploração sexual existente ainda em pleno século XXI. Sobretudo, intensifica um importante questionamento sobre as verdadeiras necessidades das pessoas. O mesmo Tema - de grande atualidade, foi abordado recentemente na telenovela “Salve Jorge” da Rede Globo de televisão (escrita por Glória Perez).





TROIA - UMA VIAGEM NO TEMPO, é um livro premiado pela UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES - RJ como "Romance Revelação", em 2013 e encontrou grande espaço, em especial, junto à mídia. (...)


A divulgação de minhas obra no exterior, no Salão de Torino, por exemplo, sob os cuidados da A.C.I.M.A, foi de grande valia, uma experiência maravilhosa e deixou a sensação de que o Brasil lá fora quer ler o Brasil, os autores brasileiros.


Recebendo o prêmio romance revelação das mãos do chefe do executivo estadual do governo da Paraíba


A.C.I.MA.  – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

G.C.C. – Publiquei 5 livros e o sexta està em fase de publicaçao em fase de publicaçao.

PENAS ALTERNATIVAS - UMA ABORDAGEM PRÁTICA. 2003. 
PRIVATIZAÇÃO DO SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO. 2006
ANJO CAÍDO. 2009.
TROIA - UMA VIAGEM NO TEMPO. 2012.
MARCAS DA INOCÊNCIA. A SER LANÇADO EM 2014.

A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!



CANTO DE SEREIA


Habilidade no falar
Quase encantamento, canto de sereia, suave distração
Tão envolvido estavas
Não percebeu sequer
O quanto deixou de ouvir
Os segredos incontáveis, mais profundos
Que me enchi de coragem para revelar
Não soubestes ouvir
O barulho da batida fraca de um coração sangrando
Não soubestes ver
A tristeza do olhar
Tão encantado estava com o teu próprio falar.


By Grecianny Carvalho Cordeiro

Rapidinhas:

A.C.I.MA. – Uma saudade? 
G.C.C. – Nenhuma. Apenas doces recordações.
A.C.I.MA. – Um sonho?
G.C.C. – Ser lida no mundo inteiro.
A.C.I.MA. – Um lugar?
G.C.C. – Os que faltam conhecer.
A.C.I.MA. – Uma música?
G.C.C. – Vento no litoral. Da legião urbana.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
G.C.C. – Não há tempo para isso.
A.C.I.MA. – Um barulho?
G.C.C. – De filho.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
G.C.C. – De mar.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
G.C.C. – Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
G.C.C. – Não existe.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
G.C.C. – Quente.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
G.C.C. – Viajar.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
G.C.C. – Massa.
A.C.I.MA. – O que ama?
G.C.C. – Viver.
A.C.I.MA. – O que não ama?
G.C.C. – Falta de princípios.
A.C.I.MA. – Um livro?
G.C.C. – ILÍADA. 
A.C.I.MA. – Um filme?
G.C.C. – E O VENTO LEVOU.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
G.C.C. – Ao sofrido povo brasileiro. Tão desrespeitado com tanta corrupção.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
G.C.C. – Nascimento dos meus dois filhos.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
G.C.C. – SAÚDE. PAZ. FÉ. 







Contato pessoal:

           













A.C.I.MA. – Muito obrigada GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO! É uma honra tê-la conosco!




Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  
 
Para ter acesso as demais entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras estão escrevendo a nossa história clique nos links abaixo. Boa leitura. 



EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)




BRASIL
A.C.I.MA. entrevista o escritora LEONIA OLIVEIRA (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE. (BRASIL)
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (BRASIL) http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-o-professor-e-escritor.html
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html


A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO


 

E continua...


Nessun commento:

Posta un commento