martedì 11 giugno 2019

A.C.I.MA. Itália - Entrevista a Escritora Maria Alice Ferreira da Rosa


A A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros & lusófonos - “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início a partir de 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., (também residentes no Brasil), que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.
MARIA ALICE FERREIRA DA ROSA 
A.C.I.MA. – Bem-vinda! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

M. A. F. R. - Sou nascida aqui mesmo em São Paulo-SP. Em razão da profissão do meu pai, e depois da minha própria, eu me mudei de cidade mais de 20 vezes. Formada pela Faculdade de Direito Laudo de Camargo, de Ribeirão Preto, sou Procuradora de Justiça (Ministério Público do Estado de São Paulo). Não sobra muito tempo para hobbies – mas gosto muito de ler, de cozinhar, de jardinagem, e de fazer artesanato.
A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

M. A. F. R - Acredito que a escrita aconteceu em razão de ler muito. Não sei quando comecei a ler, mas entre 4 e 5 anos eu já lia, mesmo sem ninguém ter ensinado. Quando ingressei na escola – aos 7 anos de idade, aprendi a escrever. E sempre gostei muito de português, de gramática e literatura e de escrever. A inspiração vem de algum lugar secreto e desconhecido. Simplesmente os textos estão na mente e preciso transcrevê-los. Poesias e crônicas são “instantâneos” – vêm à cabeça e já escrevo. Os contos algumas vezes são escritos e reescritos, modificados, têm um processo de elaboração mais sofisticado. E estou terminando um romance, processo que já dura mais de ano. Então, em síntese, não há um processo criativo único, mas escrevo quando os textos “aparecem” ou, no caso do romance, quando os personagens começam a aparecer, “conversar” e vejo que está na hora de desenvolver a estória. Comecei a publicar como blogueira – o que ainda sou, vou aproveitar a oportunidade para divulgar aqui meu blog – “Blog de Alice – Alinhavando letras” acessado através de alicealinhavandoletras.com
Algumas crônicas se tornaram meu primeiro livro – “Alinhavando Letras”, em 2013, e depois continuei a escrever.
A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

M. A. F. R. - Será que alguma pessoa acreditou um dia que eu tivesse algum talento para a escrita? Gosto de artes em geral, embora não seja artista em nenhuma modalidade – especialmente música (fiz conservatório musical, passei quase toda a infância e a adolescência estudando música clássica), escultura e pintura.
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

M. A. F. R. - A valorização do trabalho dos escritores e da arte em geral passa, obrigatoriamente, por desenvolvimento cultural. E, no Brasil, infelizmente, as escolas são muito usadas para doutrinamento ideológico e não para desenvolver o pensamento crítico nem o espírito artístico. E, como todos sabem, com raríssimas exceções, viver da própria arte é muito difícil, não há valorização por não se traduzir obrigatoriamente em crescimento financeiro do artista. Não há tradição de ensinar a apreciar artes e muito menos de ler. Atualmente tudo isso se acentuou em razão da facilidade de acesso à internet, que ajuda a afastar as crianças e jovens dos livros. Eu gostaria de ver uma sociedade em que as crianças fossem incentivadas a ler livros, a tocar os livros de papel, a discutir seus livros prediletos, a desenvolver um raciocínio sobre o destino dos personagens, tornando a leitura um hábito agradável e até necessário. Ler é paz. É estar bem sozinho.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

M. A. F. R. - O maior obstáculo é exatamente a dificuldade de divulgação. Não há incentivo à atividade literária, cada um escreve e tenta publicar – com ou sem patrocínio. Tenho dificuldade de divulgação e o faço através da internet e algumas lojas em que tenho acesso. Mas é muito difícil. As livrarias, de regra, não aceitam a divulgação feita pelo próprio escritor, e a mídia em geral não tem interesse em divulgar. De regra meus livros são oferecidos pelos sites das editoras.
A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

M. A. F. R. - Insistir, sempre. Desistir, jamais.
A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

M. A. F. R. - Bem pouco... rsrsrs. Eu mantenho meu blog – Alinhavando letras, sendo que tenho muito prazer em escrever, e o blog é um tipo de comunicação moderno e prático. Mas a emoção da publicação do primeiro livro, em papel, capa, ilustração e tudo o mais é insuperável. Publiquei, em 2013, o livro de crônicas Alinhavando letras. Em 2016 foi a vez de um livro de poesias – Pena e Poesia. Participei, pela editora Oficina do Livro, de algumas coletâneas – O caminho do sucesso; Incontro Letterario a Milano, Memórias de viagem, há outros já a caminho e estou preparando o lançamento de um terceiro livro, esse de contos. Meus livros não foram divulgados no exterior, embora tenha tido, em 2018, um conto publicado (e premiado) no Incontro Letterario a Milado (O som do adeus) e esteja participando, atualmente, de outra obra “Paz e Pace” que também será lançado na Itália.
A.C.I.MA. – Novos projetos?

M. A. F. R. - Sim. Sempre e muitos. Lançando um livro de contos agora. Terminando meu segundo livro de poesias e dando os últimos toques em um romance. E, ainda, participando de coletâneas. O que importa é escrever.
A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

M. A. F. R. - Um haicai:

Canto de pássaro
Saudade da liberdade
Maldita gaiola

Maria Alice Ferreira da Rosa

RAPIDINHAS: Por Maria Alice Ferreira da Rosa

A.C.I.MA. – Uma saudade?
M. A. F. R. - Muitas.

A.C.I.MA. – Um sonho?
M. A. F. R. - Viver só de escrever.

A.C.I.MA. – Um lugar?
M. A. F. R. - Difícil escolher só um. Amo São Paulo, Sorrento, Paris e Praga.
A.C.I.MA. – Uma música?
M. A. F. R. - Fantasia Improviso nº 1, Chopin.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
M. A. F. R. - Não falar todas as línguas conhecidas.
A.C.I.MA. – Um barulho?
M. A. F. R. - Trovões.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
M. A. F. R. - Laranjeiras em flor.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
M. A. F. R. - Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
M. A. F. R. - Casualidade.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
M. A. F. R. - Se for comida, quente. Se for clima, frio.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
M. A. F. R. - Ler. O número 1.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
 M. A. F. R. - Legumes e frutas.
A.C.I.MA. – O que ama?
M. A. F. R. - Ficar em casa.
A.C.I.MA. – O que não ama?
M. A. F. R. - Confusão, gente gritando, barulho
A.C.I.MA. – Um livro?
M. A. F. R. - Um????? Livros que me marcaram – quase todos de Eça de Queiroz, Servidão Humana, de Somerset Maugham; e Crime e Castigo, de Dostoiévski.
A.C.I.MA. Um filme?
M. A. F. R. - Sou cinéfila... no mínimo, três: Lawrence da Arábia, West Side Story e Casablanca.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
M. A. F. R. - A todos que escrevem. Sem nunca pensar em desistir.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
M. A. F. R. - Quando recebi meu primeiro livro impresso e o tive nas mãos...
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
M. A. F. R. - Ser autêntico, se amar e escrever.


A.C.I.MA. – Muito obrigada Maria Alice Ferreira da Rosa!!!  Parabéns pelo premio 1° classicada no Concurso Literário Internacional PAZ & PACE, na categoria PROSA.  Sucesso sempre!!!!

Blog: alicealinhavandoletras.com



A.C.I.MA. – Muito obrigada Maria Alice Ferreira da Rosa!!!  Parabéns pelo premio 1° classicada no Concurso Literário Internacional PAZ & PACE, na categoria PROSA.  Sucesso sempre!!!! 



A.C.I.MA. 


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:


 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com


                                                           EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BlENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  Paula Valéria Andrade. (47)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA GUERRA. (48)



A.C.I.MA. entrevista o Escritor MARSHAL JR. (49)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora IZA ENGEL. (50)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE TONELLO. (51)


A.C.I.MA. entrevista a Atriz GINA TEIXEIRA (52)



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARAHILDA GOMES ALVES (53)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IRISLENE MORATO (54)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora NINA FERNANDES (55)


A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELSIE PAIVA (56)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora DINORÁ COUTO (57)
http://acimamandala.blogspot.it/2017/02/acima-entrevista-escritora-dinora-couto.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLINDA LAMEGO (58)

A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica ELYETHE MARINHO (59)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-artista-plastica.html
A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANA MARIA FELICIDADE COIMBRA TOURINHO(60)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-ana-maria.html

A.C.I.MA. entrevista o Escritor ELZIO LUZ LEAL (61).

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-o-escritor-elzio-luz.html

A.C.I.MA. entrevista Artista Plástica e Poeta REGINA GUIMMARAES (62).

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-regina.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora NICIA CADINELLI (63)

http://acimamandala.blogspot.it/2017/03/acima-entrevista-escritora-nicia.html


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ZILDA OLIVEIRA (64)

A.C.I.MA. entrevista o Escritor THIAGO SABINO LEITE (66)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO (67)

https://acimamandala.blogspot.it/2018/03/acima-entrevista-escritora-ivanilde.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora Angélica Sampaio (68)
A.C.I.MA. entrevista a Escritora Cynthia Theodoro Porto (69)
https://acimamandala.blogspot.it/2018/04/acima-italia-entrevista-escritora.html


A.C.I.MA. entrevista a Escritora Maria Alice Ferreira da Rosa (70)


...

E CONTINUA...




           ...OUTRAS NACIONALIDADES...


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MARIA CRISTINA DRESSE - (Argentina) - (1).


A.C.I.MA. entrevista a Escritora CARLA DE SÀ MORAIS (Angola/ Portugal) - (2)


E... CONTINUA...




2 commenti: