martedì 21 febbraio 2017

A.C.I.MA. Entrevista ELIANE TONELLO para a Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior


A.C.I.MA. dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros &  lusófonos- “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & Cultura brasileira e lusófona no exterior.


O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro & Lusófono no Exterior” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas.


ELIANE TONELLO

“Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

A.C.I.MA. – Bem-vinda ELIANE TONELLO, é uma honra tê-la conosco na Vitrine do Artista A.C.I.MA. Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

E. T. – Sou natural de Rondinha (RS), atualmente moro em Porto Alegre (RS). Sou Psicóloga Clínica, Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e trabalho com clínica particular. Sou coordenadora do Comitê de Psicologia da Saúde e Hospitalar na Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul (SPRGS). Organizo saraus poéticos e literários no IMAMA onde faço voluntariado.


A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo ?
E. T. – O primeiro contato com a escrita aconteceu em 2007 quando entrei na faculdade e reacendeu o desejo de escrever, foi então que iniciei a oficina de escrita e leitura psicanalítica. Eu escrevo sobre a vida e as emoções do ser humano. As inspirações para minhas obras literárias vem a partir de sensações frente a situações do contato com as pessoas caminhando na rua, assistindo um filme, em exposições de obras de arte, um passeio e na maioria das vezes quando as emoções são despertadas e difíceis de serem processadas. O processo criativo não escolhe hora e nem lugar. Muitas vezes aparece com textos e poemas organizados como se estivessem prontos para desaguar no papel, seja andando de ônibus, preparando alimento e principalmente na madrugada. Este momento é especial, sempre carrego comigo a agenda e caneta.


A.C.I.MA. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 
E. T. – A primeira pessoa que acreditou em meu talento foi a minha terapeuta no dia que mostrei um texto que antes não conseguia escrever e, a Soninha Porto quando leu um poema e me convidou para participar da primeira antologia. Outra linguagem da arte que tenho interesse é do desenho e da pintura.


A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 
E. T. – Acredito que as antologias e feiras de livros são formas de divulgação, mas o custo ainda é muito alto. Penso que as parcerias com Universidades, Instituições e famílias poderiam contribuir oferecendo hospedagem. Também buscar parcerias com empresas aéreas para reduzir custos de viagens.
A.C.I.MA. – Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

E. T. – A maior dificuldade é conquistar espaço nas grandes livrarias, muitas delas só aceitam os best sellers. Parece não existir interesse em apostar nos autores regionais. O meu trabalho está sendo divulgado em redes sociais e pode ser adquirido nos próximos meses na Livraria Cultura e Saraiva e direto com a autora através do e-mail: eliane.tonelo@gmail.com


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

E. T. – Acredito que é importante participar de eventos que envolvam a arte e a literatura, em oficinas de leitura e de escrita, e, antologias, pois estamos em uma eterna construção interna como sujeitos e escritores. Também estar vinculado a Associações e Academias que possam te conhecer e ter contato mais de perto com o teu trabalho.


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, e particularmente, (se já houve) sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?
E. T. – Como esta é a primeira viagem ao exterior para divulgar as minhas obras e participar de uma Antologia internacional, eu só tenho a agradecer a oportunidade oferecida pela equipe do Jornal Sem Fronteiras e eterna gratidão a Sra. Evanir Plaszewski e a Sra. Soninha Porto presidente da Associação Poemas à Flor da Pele.
O livro Tecendo a sanidade; o caso Arthur Bispo do Rosário apresenta a narrativa sobre a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário (1909-1989), artista plástico brasileiro. Foi publicado em 2016 pela Casa Editorial Luminara. O leitor encontrará a maneira como o artista plástico viveu, entre idas e vindas até os 80 anos, dentro de uma cela manicomial do século XX, utilizando a arte em prol de saúde.
A base que utilizei foram os conceitos de saúde, espontaneidade e criatividade a partir de jacob levy moreno e Donald W.Winnicott, assinalando a forma encontrada por Bispo do Rosário para superar o caos frente à cronicidade da doença. Também apresento a releitura das obras do autor a partir de desenhos, além de duas narrativas autobiográficas, incluindo as sensações da visita à Colônia Juliano Moreira no Rio de Janeiro (BR). Tecendo a Sanidade conta com o prefácio de Algaides Rodrigues e o posfácio de Paulo Amaral, diretor do MARGS.
A participação como coautora da Antologia organizado pela Sra. Presidente Soninha Porto, da Associação Poemas à Flor da Pele, em comemoração aos 10 anos, onde fui agraciada com o troféu Destaque Literário Novo Autor.
E a publicação do artigo “Existe alguma relação entre Alexitimia e Câncer de mama? na Revista de Psicanálise Rabisco pelo trabalho destaque - “Prêmio Juan Sebastian Kern”.
Saliento que estiveram presentes na 62ª Feira do Livro de Porto Alegre em 2016.

A.C.I.MA. – Novos projetos?
E. T. – Sim, novos projetos a caminho. Estou finalizando uma história ficcional de meus ancestrais italianos que migraram para o Brasil. Cada cena está sendo programada para serem intercaladas com desenhos a carvão feitos por mim. E mais, a participação de diversas antologias bilíngues (traduzidas para braile e inglês) e um livro de poesias individual.

A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!
E. T. – A mensagem que eu quero deixar é que todos nós precisamos desacelerar e mostrar ao mundo as pérolas que habitam em nós. As pessoas precisam ler o que nós, escritores e os poetas, temos a dizer. A literatura pode salvar vidas, sim. Ela me salva todos os dias. E mais, o sonhar faz bem e ter utopias é maravilhoso, nos desacomoda e nos faz caminhar.










RAPIDINHAS:
A.C.I.MA. – Uma saudade?

E. T. – O pão de forno à lenha da minha mãe.

A.C.I.MA. – Um sonho?

E. T. –Ter as minhas obras conhecidas internacionalmente.

A.C.I.MA. – Um lugar?

E. T. – Conhecer os jardins de Monet.

A.C.I.MA. – Uma música?

E. T. – Love of my life de Queen.

A.C.I.MA. – Uma tristeza?

E. T. – Ver mulheres morrendo com câncer de mama.

A.C.I.MA. – Um barulho?
E. T. – Disparo de Alarme.
A.C.I.MA. – Um cheiro?

E. T. – Flor de jasmim.

A.C.I.MA. – Doce ou salgado?

E. T. –Salgado.

A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
E. T. – Destino.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
E. T. – Frio.

A.C.I.MA. – Seu hobby?

E. T. – Ler e ouvir música ao mesmo tempo.

A.C.I.MA. – Comida preferida?

E. T. – Lasanha de frango com massa caseira.

A.C.I.MA. – O que ama?

E. T. – O pôr-do-sol.

A.C.I.MA. – O que não ama?

E. T. – Injustiça.

A.C.I.MA. – Um livro?
E. T. – Cartas a um jovem poeta de Rilke.
A.C.I.MA. – Um filme?
E. T. – Sociedade dos poetas mortos de 1989.

A.C.I.MA. – Uma homenagem?
E. T. – A minha mãe por me dar espaço para ser espontânea e criativa.

A.C.I.MA. – Momento inesquecível?

E. T. – Dia em que recebi o Prêmio Juan Sebastian Kern.

A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?

E. T. – Família, trabalho e arte.



A.C.I.MA. – Muito obrigada ELIANE TONELLO!  Sucesso sempre!


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  

associazionemandala@hotmail.com




                                                           EXTERIOR
A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itália) (1)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia) (2) 
A.C.I.MA. entrevista Fátima Freita (Suíça) (3) 
A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda) (4) 
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça) (5)

A.C.I.MA. entrevista JacquelineAisenman (Suíça) (6)

A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca) (7)

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda) (8)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália) (9)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega) (10)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha) (11) 
A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão) (12) 
A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália) /13) 
 A.C.I.MA. entrevista  ROSENI KURÁNYI (Alemanha)   (14)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda) (15)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA) (16) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha) (17) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha) (18)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha) (19) 

A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça) (20)

A.C.I.MA. entrevista a escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA) (21) 

A.C.I.MA. entrevista a escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA) (22) 



A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO (23) 
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA) (24) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora  FÁTIMA NASCIMENTO - (Alemanha) - (25) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora BENDA BORTOLINI - (Suìça) ) - (26) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VALDIVIA BEAUCHAMP - (EUA) - (27)

 http://acimamandala.blogspot.it/2015/12/a.html

                    BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora FLÁVIA ASSAIFE. (1)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS (2)

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick).  (3)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora  HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA (4)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO (5)

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora  ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA (6)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO (7)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO (8)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO (9)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI (10)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO  (11) 

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  (12)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS (13)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES (14)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA (15)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS (16)

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO (17)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER (18)


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J. MARINS (19)

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO (20)

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO (21)

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO (22) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA (23) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA (24) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO (25) 

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VAZQUEZ (26) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES (27) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANE MARIA DE SOUZA (28) 


A.C.I.MA. entrevista a Escritora RAI d'LAVOR (29)


A.C.I.MA. entrevista a Escritora ESTHER ROGESSI (30) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO (31) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora  NERI FORNARI BOCCHESE (32) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora  LUIZA TELLES (33) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor RODRIGO DIAS (34) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora LIZ MARCCO (35) 

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ARLETE TRENTINI DOS SANTOS (36) 
A.C.I.MA. entrevista a Escritora LARISSA LÚCIO DE CARVALHO (37) 
A.C.I.MA. entrevista o Escritor JC BRIDON (38) 
A.C.I.MA. entrevista a Artista Plástica e escritora Maria Araújo (39) 

A.C.I.MA. entrevista o Escritor LUÍS DELGADO (40) 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ALEXANDRA VIEIRA DE ALMEIDA (41) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora RÔ ANGELI (42) 

A.C.I.MA. - Entrevista o Escritor LUIZ OTÁVIO OLIANI (43) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora ADRIANA VIEIRA (44) 
A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora CARMEN LÚCIA HUSSEIN (45) 

A.C.I.MA. - Entrevista a Escritora JACKMICHEL (46) 



E... CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento