venerdì 18 settembre 2015

Obà - Noticiário Cultural - A.C.I.MA. em NY - III Encontro Mundial de Escritores Brasileiros em NY




A A.C.I.MA. representada por Sonia Miquelin (Vice-Presidente), participou ativamente do III Encontro Mundial de Escritores Brasileiros em NY – apoiando o Projeto ENTRE-LUGARES da Literatura da Diáspora Brasileira (sob a coordenação geral da Professora Catedrática Else R. P. Vieira). O Evento oficial em NY aconteceu de 01 à 04 se setembro 2015, e contou com o maravilhoso apoio do renomado Professor Domício Coutinho - Presidente da Biblioteca Brasileira de NY (e sua equipe), ressaltando que não foram medidos esforços e carinho para fazer desse encontro acadêmico um marco memorável na história da legitimação da produção literária produzida por escritores brasileiros residentes no exterior. Foram 4 dias de intensas atividades literárias e apresentações dos escritores protagonistas desse fenômeno que a querida Professora Else R. P. Vieira vem catalogando a muitos anos.



A abertura oficial do evento aconteceu no Consulado Brasileiro de NY no dia 1 de setembro, em grande estilo, sobretudo, com carinhosa atenção reservada aos escritores vindos de diversas partes do mundo, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas, a Excelentíssima Senhora Embaixadora Ana Lucy Petersen, Cônsul-Geral do Brasil em Nova York, encerrando-se em com um delicioso coquetel de boas vindas oferecido à comitiva de escritores internacionais e mídia local presentes. As atividades dos dias 2 e 3 de setembro aconteceram na prestigiosa University of New York e foram moderadas pela Professora Else R. P. Vieira. No dia 4 de setembro aconteceu o fechamento oficial do evento na Biblioteca Brasileira de NY, uma jornada intensa e emocionante, permeada de debates, homenagens, condecorações e momentos marcantes, porque acima de tudo, momentos humanos, de intercâmbio e respeito, e de reconhecimentos pelo trabalho individual dos participantes. Na ocasião, o Jornal SEM FRONTEIRAS foi representado no painel dedicado à mídia brasileira internacional por Sonia Miquelin – Representante na Itália do Jornal SF e Beti Rozen – Representante do Jornal SF nos EUA.



Entre tantos, é necessário ressaltar dois momentos históricos e significativos, o primeiro: a criação da UBENY-EM, rebatizada, pelo Professor Domício Coutinho e pela Professora Catedrática Else R. P. Vieira, com a concordância de todos os presentes, com um hífen para assinalar a junção de dois projetos, a pioneira União Brasileira de Escritores de Nova York e a de Escritores da Diáspora Brasileira pelo mundo.

O segundo momento que desejo ressaltar foi o lançamento do livro realizado sob a coordenação da Professora Else R. P. Vieira, intitulado: Escritores da Diáspora Brasileira - com estudos literários realizados pelos alunos do curso de Literatura da UFJF sobre as obras de 10 escritores brasileiros residentes no exterior, em particular, a grande honra de ter nesta obra o artigo acadêmico assinado pela própria Professora Catedrática Else R. Vieira sobre as obras que assino com o pseudônimo literário de Mariana Brasil.





Condecoração Biblioteca Machado de Assis - Sonia Miquelin

Se faz necessário ressaltar também a valiosa contribuição humana e profissional de algumas personalidades do universo literário, jornalístico e cultural, nacional e internacional, que contribuíram lindamente para que o III Encontro Mundial de Escritores em NY seja lembrado como um momento memorável na história da Literatura Brasileira além das fronteiras, porque estamos SIM fazendo história, corajosamente disseminando nossas obras literárias pelos quatro cantos do mundo, perpetuando nossa escrita e eternizando nossas percepções humanas diante de um mundo que muda a cada dia. Estamos ultrapassando fronteiras e desbravando novos horizontes, e ter nossa literatura produzida no exterior legitimada pelo Projeto ENTRE- LUGARES da Professora Else R. P. Vieira pelo mundo afora é uma grande alegria. De antemão, agradecendo a todos os escritores, jornalistas, ilustradores, editores, poetas e afins presentes no evento, e solicitando a compreensão pelos nomes não citados nesse breve reassunto, um especial agradecimento a: Yara Maura da Silva, autora de livros da Turma da Mônica. Álvaro Lima pelas gravações das: “Histórias de vida de brasileiros no exterior na Plataforma Digital”. Silvia Bruno Securato e as coautoras da Antologia Bilíngue: Women Writers in the World - que embelezaram o evento com suas lindas presenças e energias maravilhosas. Todo o meu carinho aos coautores das antologias bilíngues da A.C.I.MA. que desde sua fundação, através dos lindos textos selecionados, deram vida às antologias: Vozes & Vozes / Pensieri In Parole / Navegantes / Madre Terra / e à I Enciclopédia A.C.I.MA. de Escritores Brasileiros contemporâneos - a obra comemorativa dos 5 anos de atividades culturais e literárias da A.C.I.MA., que durante o discurso de lançamento e doação das obras na Biblioteca de NY foram homenageados. Um particular agradecimento aos escritores: Dulce Auriemo, Romilda Angeli e Francisco Evandro de Oliveira que representaram os escritores associados à A.C.I.MA (residentes no Brasil) durante o evento a NY.










A todos que alimentam esse sonho e o fazem realidade, contribuindo tradicionalmente com a A.C.I.MA. desde 2011 para a promoção, valorização e difusão da literatura brasileira no exterior, compartilhando o lema: Conectando Mentes & Culturas, os meus profundos agradecimentos.
Com a colaboração dos escritores e coautores das antologias presentes no evento e participantes do projeto ENTRE-LUGARES da Literatura da Diáspora Brasileira no Exterior, concluiu-se o III Encontro de Escritores Brasileiros no Mundo com a entrega oficial (pelas mãos da escritora brasileira Jacilene Brataas, residente na Noruega), a placa de argento realizada na Itália pela A.C.I.MA. condecorando a Professora Else R. P. Vieira pela realização do belo e pioneiro trabalho acadêmico dedicado à literatura brasileira produzida no Exterior.






Vos saúdo com um fraternal abraço, com o nosso tradicional encontro marcado na Itália para maio de 2016, em Roma, para o lançamento oficial na Itália da antologia bilíngue MADRE TERRA e da I Enciclopédia A.C.I.MA. de Escritores Brasileiros contemporâneos, bem como, no estande A.C.I.MA. no XIX Salão Internacional do Livro de Turim 2016. 







Sonia Miquelin


A.C.I.MA.

associazionemandala@hotmail.com



Nessun commento:

Posta un commento