lunedì 25 agosto 2014

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CHARLENE FRANÇA

A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.


A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CHARLENE FRANÇA

Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

  
A.C.I.MA. – Bem vinda CHARLENE FRANÇA! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

C. F. – Eu nasci em Nova Iguaçu, Rj. Moro no município do Rio de Janeiro desde que nasci. Sou professora de língua portuguesa, literatura e produção textual da rede estadual de ensino e também dou aulas particulares.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

C. F. Eu escrevo desde adolescente. Participei de pequenos concursos de poesia, na igreja que frequento e na escola, durante o ensino médio. Fui vencedora no primeiro, no segundo ganhei menção honrosa. Mesmo assim, não gostava de expor o que escrevia. Escrevia para mim mesma. Até que em 2005 participei de um concurso literário promovido por um site voltado às atividades culturais na internet e novamente fui bem sucedida. Daí em diante não parei mais de produzir. Minha inspiração vem do cotidiano, das cenas triviais, dos sentimentos diários.

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

C. F. Os primeiros que repararam na minha habilidade com a escrita foram os professores de língua portuguesa durante o período escolar. Estes foram os primeiros incentivadores. Depois, houve também o apoio da família e dos amigos. Outras expressões artísticas que admiro são teatro, cinema e pintura.

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

C. F. Acredito que a promoção de atividades (concursos literários e edição de antologias por exemplo) para que esses talentos possam ser descobertos e principalmente, que as editoras façam o que, (ainda bem) muitas já fazem: Facilitem o pagamento das edições, façam pequenas tiragens e auxiliem e a divulgação do trabalho principalmente dos novos autores, em feiras e bienais.

A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

C. F. O maior obstáculo certamente é financeiro. Os custos da publicação e a venda (principalmente de gêneros que não são os prediletos do brasileiro) tornam-se uma preocupação constante. Eu divulgo meu trabalho pela internet, utilizando também as redes sociais. (site recanto das letras e minha fã page no facebook). Meu livro pode ser adquirido diretamente com a editora Litteris.

A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

C. F. O conselho é a máxima popular “Devagar e sempre”. Aproveitar as antologias e seletas que nos poem em contato com pessoas maravilhosas e divulgam nosso trabalho pelo país para estar sempre em atividade, e com o trabalho solo, procurar uma editora de confiança e começar. Mesmo com uma pequena tiragem, para que uma vez iniciado o caminho, possa se chegar às grandes tiragens e livrarias.


A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

C. F. Meu objetivo é divulgar meu trabalho e editar o meu segundo livro no máximo até o próximo ano, para através dele, chegar a novos lugares. Quanto ao momento “economicamente feliz” o brasileiro ainda está longe de vivenciá-lo. Infelizmente não há retorno do dinheiro público para benefício do povo. Em época de carnaval e de copa do mundo sendo sediada aqui, com tanto investimento (muito mesmo) e visibilidade, com a economia aquecida, no mínimo a população merecia mais cuidado em setores básicos e isso não acontece. Ser economicamente feliz, assalariado e desvalorizado como o profissional brasileiro é, fica muito difícil.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

C. F. Eu comecei participando de concursos literários e faço isso até hoje. A partir de então, com a ajuda da internet, chegam os convites para participação em antologias. Participo de várias, nacionais e internacionais. Com isso, decidi publicar meu livro solo juntando os textos participantes desses projetos e mais alguns. São crônicas e principalmente poemas já editados e alguns premiados. Precisava e desejava ter um livro meu, e assim surgiu o Diversus em 2012. Minha Única experiência de trabalho no exterior foi a edição de uma antologia trilíngue (português, inglês, francês) através da seleção em um projeto da UNESCO em parceria com a Folha Dirigida que selecionou textos de universitários que falassem sobre educação. Foram cem escolhidos no Brasil, entre eles o meu. A antologia está na sede da UNESCO na França.

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

C. F. – Publiquei apenas um livro solo em 2012 pela Editora Litteris e já tenho novo projeto aprovado em andamento. Porém participo de muitas antologias e concursos literários, acredito que o número de livros com textos meus passem de vinte, são projetos da editora Litteris, no Rj, All Print e Futurama, em São Paulo, Pimenta Malagueta, na Bahia e outras.

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!

 C. F. – Colar! Deixo a epígrafe do meu livro Diversus devaneios do cotidiano que me define bem:

Muito prazer!

Sou mais do que se vê, oscilando via à fora... poeta da vida, da víscera, do vício... A vontade vai além da vocação... o fim, além do início.



A.C.I.MA. – Muito obrigada CHARLENE FRANÇA! Sucesso Sempre! 






Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:

 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  




 EXTERIOR

A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)

A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)

A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)


A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)

A.C.I.MA. entrevista o escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_19.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA)



BRASIL

A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J.MARINS

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA


A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora CHARLENE FRANÇA




E CONTINUA...

Nessun commento:

Posta un commento