mercoledì 2 aprile 2014

A.C.I.MA. entrevista a escritora e editora SILVIA BRUNO SECURATO para a "Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior"



A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro”, com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior.
O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.MA. entrevista a escritora e editora SILVIA BRUNO SECURATO
"Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior" 


A.C.I.MA. Bem vinda Silvia Bruno Securato! È uma honra tê-la conosco! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

S. B. S. – Nasci em São Paulo - SP cidade que amo de paixão e de onde não pretendo sair.
Sou escritora e editora. Minha trajetória foi planejada desde o início do meu casamento. Tive 3 filhos, me dediquei a eles pessoalmente, curti cada fase de suas vidas. Quando se tornaram independentes, me inscrevi no curso de Mestrado na PUC-SP e passei.
Publiquei meu primeiro livro: O Poder de Deus - A transformação de sua vida.
Fiz Mestrado em Ciências da Religião e participei do Grupo de pesquisa Científica em Ciências da Religião coordenado pelo Prof Luis Felipe Pondé.
Quase no final do curso de Mestrado, criei a Oficina do Livro Editora, que completará 13 anos em outubro próximo.


 
A.C.I.MA.Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

S. B. S. – Meus primeiros livros foram voltados para a área religiosa: O Poder de Deus - A transformação de sua vida (onde eu dou um testemunho de fé) e depois lancei a Coleção para encontrar a Paz, em 6 volumes (livretos de orações baseados nos milagres de Jesus).
Mais tarde passei tomar como assunto central as questões femininas.

Nós, Mulheres temos muito a dizer e esse tornou-se o tema central da Oficina do Livro e tornou-se um dos assunto que mais elaboro atualmente. Meu olhar está atento, mais voltado ao momento em que a mulher está vivendo nas últimas décadas.

Foi partindo das experiências que eu mesma vivia, que senti falta desse diálogo entre mulheres. Isso aconteceu em 2002.

As famílias mudaram, a sociedade mudou, o mercado de trabalho mudou porque a MULHER mudou, foi ela quem gerou todas as transformações. É importante saber equilibrar o tradicional e o moderno, em especial na educação dos filhos. É importante saber como agir e administrar a família e a vida profissional. Tudo é muito recente e ainda está em transformação.

Estamos vivendo um período histórico único, repleto de mudanças, que precisam ser registradas. Por esse motivo senti a necessidade de organizar uma antologia intitulada Nós, Mulheres, que reuniu 33 mulheres.  O sucesso foi tanto que, naturalmente, outros grupos foram surgindo trazendo novos temas e outros livros se formaram, transformando-se em uma coleção com 10 volumes nacionais, e outros internacionais: Nous, Les Femmes du Brésil - publicado e lançado em Paris - 2009; (We, Wemen of the 21st Century - publicado e lançado em New York - 2010 e em breve Noi, Donne - Sfide e Conquiste dei Nuovi Tempi - a ser lançado na feira de Livros de Torino dia 12 de maio próximo e em Milão dia 14 de maio de 2014.

Faço aqui uma observação: o livro é escrito por mulheres e a apresentação dele (digo o miolo, a diagramação) é bastante cuidadosa e feminina.

Aproveito a ocasião para convidar as interessadas a também participarem dessa publicação, que terá o selo A.C.I.M.A, entrando em contato por intermédio do e-mail: contato@oficinaeditora.com.br

Convido os leitores que ouçam a entrevista feita pelo Ronnie Von em seu programa Todo Seu: www.oficinaeditora.com.br MIDIA Programa Todo Seu - Março de 2010, onde falo a respeito do projeto Nós, Mulheres na TV Gazeta-São Paulo -Brasil.
We, Wemen of the 21st Century

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?

S. B. S. – Sempre tive o apoio e incentivo do meu marido, mas no caso da publicação do livro Nós, Mulheres senti que a aprovação foi geral, tanto por parte das escritoras como da parte das leitoras. Creio que, por isso, o sucesso permaneceu por décadas e transpôs fronteiras. Ao todo são quase 500 temas publicados.

A Arte está acima de tudo e em todas as linguagens.
Amo a arte escrita, fotografada, nas telas, cantada, falada, Teatro, Cinema.
Não se vive sem a arte! Para cada momento, um tipo de arte, mas sempre com a arte presente. 

Nous, Les Femmes du Brésil
A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior?

S. B. S. – É prioritário ações como as que a A.C.I.M.A. tem feito. Aos poucos, reunindo esforços, chegaremos ao conhecimento e reconhecimento do público. A começar no estrangeiro, eu acredito.
Os escritores estrangeiros preenchem as prateleiras de nossas livrarias e é raro conseguirmos um espaço para expormos nossos trabalhos. Quantos e quantos talentos ficam no anonimato por falta de oportunidade. Tenho notado, também, que no exterior somos mais bem-vistos.

A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

S. B. S. – Essa dificuldade é geral. As livrarias estão saturadas. O espaço delas está reservado para os best sellers internacionais. Livros colocados nas prateleiras não chamam a atenção. Se você conseguir pagar por um espaço de destaque (que nem todas oferecem), você vende mais, porém seu lucro cobrirá seus gastos com esse serviço diferenciado, pois não é gratuito.

Como Editora tenho cadastro em algumas livrarias de destaque e nos são solicitados os títulos procurados em suas lojas. Isso acontece periodicamente, mas aos poucos. Devagar e sempre. Também procuro manter o site da Oficina do Livro, que é vinculado ao Google. Isso traz benefícios.

Mas, viver de escritos é utopia. Escrever é uma arte, temos que aceitar e considerar um hobby.

Outra coisa importantíssima: vivemos num mundo de especializações. Na medicina, por exemplo, não existe mais o clinico geral da família, ela está repleta de profissionais específicos - para cada parte do corpo humano há um profissional especializado e, assim, é no geral. Existem especialistas para tudo.

As pessoas exigem que as editoras os adotem e os lancem no mercado literário. Essa cobrança é constante. Porém, as coisas não são bem assim. As Editoras editam os livros, a o marketing divulga e as distribuidoras distribuem. Se fosse assim fácil - eu como escritora da minha editora - estaria famosa, não? (risos)
Eu vivo os dois lados: escritora e editora.
Quer ser famosa(o)? Invista em você mesmo, faça um bom e longo marketing, ministre palestras pelo Brasil a fora, faça-se conhecido, dedique-se! Reserve um bom dinheiro para isso. Depois, haverá editoras dispostas a lançar seus livros... quando você for conhecido, é claro!


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

S. B. S. – Uma maneira de começar a se destacar é participar de antologias e depois lançar seus próprios livros solos. As antologias têm força, a união faz a força!

Insista, não desista e, principalmente, não creia que irá ganhar o pão de cada dia com seus livros. Mantenha um bom emprego. Palavra de escritora e de editora. Fazer nome leva tempo.


A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

S. B. S. – O governo está muito feliz! O Brasil está em um bom momento, tem tudo para dar certo, mas infelizmente não há fazedor, não há ninguém com competência para assumir e dar basta nesse “oba, oba” e tocar esse gigante adiante. Nós, povo brasileiro? A gente vai levando, o que o brasileiro tem de sobra é fé. Um dia Deus ajuda! Vamos tocando com criatividade, muita criatividade.

A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

S. B. S. – Iniciei com temas voltados a religiosidade e auto-ajuda, depois percebi a necessidade de criar um espaço e reunir as mulheres para registrarmos nossas experiências e o resultado foi bastante positivo e gratificante, tanto para as escritoras como para as leitoras. Recebi testemunhos incríveis!

A coleção Nós, Mulheres não é uma coleção auto-ajuda. Vai além. É uma coleção que fornece os “ingredientes” para que cada leitora faça sua própria receita, de acordo com sua bagagem pessoal, com suas heranças, com suas crenças, com sua cultura, com suas necessidades individuais. Não há regras: faça isso ou aqui porque dará certo, mas sim testemunhos de vida verdadeiros, onde cada leitora se identificará em algum momento, em algum ponto chave e ali encontrará sua resposta; ou ainda, um um ponto de partida para suas necessidades ou ainda mais, uma luz que a guiará para uma tomada de decisão.

O primeiro livro Nós, Mulheres internacional nasceu da garra e coragem de se criar asas e voar. Aconteceu justamente na crise mundial de 2009, me senti nadando contra a corrente, mas fui em frente. Foi um grande desafio não somente pela crise em si, mas por tudo de novo que encontrei pela frente, como escritora e editora.

Um ano depois estava em NY.

Agora, estamos seguindo para a Itália, terra de meus avós paternos, estou plenamente feliz.

Vou continuar a caminhada, uma vez que os caminhos já se abriram.




A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

S. B. S. – “O Poder de Deus - A Transformação de sua Vida” - 2000 Saint Paul ed.
Uma síntese das riquezas da Igreja Católica, que estão à disposição de seus crentes para uma vida mais serena e repleta de Paz.

Coleção Para Encontrar a Paz
Terço dos Milagres:
1- A cura dos relacionamentos (2001)
2- A cura de situações diversas (2002)
3- A cura das doenças (2002)
4- A cura interior (2002)
5- Orando com João Paulo II (2005) Oficina do Livro Ed.

A coleção de Terços ressalta os milagres de Jesus. Os milagres estão relacionados com as nossas necessidades e súplicas de orações comuns em nosso dia a dia. Os trechos bíblicos são explicados e as orações são formuladas de maneira coloquial. Na sequência, vem a reza do terço de maneira didática.

Coleção Nós, Mulheres - 10 Volumes - Org. (2001 a 2011)

Trata dos Desafios e Conquistas dos novos tempos, temas relacionados às mulheres, poesias e poemas.

“Nós, Mulheres do Futebol” (coautoria com Ellen Dastry) (2010) Oficina do Livro Ed.

Entrevistas com mulheres ligadas direta e indiretamente ao futebol

“Segredos de Cozinha” - Org. (2008)
“Segredos de Cozinha Vol II” - Org. (2010) Oficina do Livro Ed.

Livros de Receitas & Histórias relacionadas com as receitas. Trás receitas práticas, apetitosas e um colóquio divertido. Parece que estamos na cozinha do escritor(a)!

Isabella Sapequinha (2007)
Isabella Sapequinha no Jardim das Joaninhas (coautoria com Luciana Belliboni) (2008)
Carola, Carolina (coautoria com Luciana Belliboni) (2009)
A turma de Isabella Sapequinha (coautoria com Camila Tafarello Securato) (2011)
Do Carolês ao Inglês - Aventuras de Carola Carolina (2012)

Livros infantis em homenagem às minhas netas_um resumo anual dos melhores momentos das pequenas.

Organizadora das Antologias Temáticas:  
Feliz Ano Novo (2005).
Ser Mulher (2006).
Meu Bem-Querer (2006).
Transformação - Coragem para Mudar e Vencer (2006). Mensagens de Amor e Paz (2006).
Perfil de uma Amiga (2007).
Caminhos do Amor (2007).
Histórias Inesquecíveis (2007).
Emoções em Família (2008).
Ler para Crer (2012). 8 de Março (2013) Vol 1.
Cartas para Francisco-uma homenagem dos brasileiros ao santo Padre (2013)
A cara do Dono (2013).
8 de Março Vol 2 (2014).
Noi, Donne - sfide e conquiste dei nuovi tempi (2014)
Mulheres na Copa e na Cozinha (2014)


Participei das Antologias:  
O Talento Feminino em Prosa e Vero II - REBRA (2004)
O Amor que Move o Sol e outras Estrelas - REBRA (2005) 
O Talento Delas - REBRA (2007)
Uma História no seu Tempo - Scortecci - (2007)
Talento Brasileiro em Prosa e Verso - REBRA (2008) 
O indiscitível Talento das Escritoras Brasileiras-REBRA (2012)
L’indiscutable talent des Écrivainnes Brésiliennes (2012) 
Vozes & Voci Antologia bilìngue Italiano & Português (2012)
Pensieri in Parole - Antologia bilìngue Italiano & Português (2013)
Lindas Lendas Brasileiras - REBRA (2014)


A.C.I.MA. – Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor.

S. B. S. – Deixo às Mulheres, o que senti ao perceber que o “espaço” ou seja o livro Nós, Mulheres deveria ser criado:

Unir, colher, recolher, das as mãos
Abraçar uma causa como quem abraça um buquê
Sentir esse perfume, ser livre, ser feliz.
Levar a alegria de viver, de sentir, de sonhar e voar...

Sermos lindas porque amamos,
Sermos livres porque sonhamos,
Sermos perfumes porque somes,
As mais belas criaturas de Deus!

Mulher, seja feliz, em sua plenitude feminina!

Silvia Bruno Securato
RAPIDINHAS:
A.C.I.MA. – Uma saudade?
S. B. S. – Meu violão.
A.C.I.MA. – Um sonho?
S. B. S. – Realização profissional.
A.C.I.MA. – Um lugar?
S. B. S.  La bella Italia!
A.C.I.MA. – Uma música?
S. B. S. – Noonigth Serenade.
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
S. B. S. – ingratidão.
A.C.I.MA. – Um barulho?
S. B. S. – Se for bom é o do MAR.
A.C.I.MA. – Um cheiro? 
S. B. S. – Do Mar.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
S. B. S. – Um pouco de cada.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
S. B. S. – Destino.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
S. B. S. – Depende...
A.C.I.MA. – Seu hobby?
S. B. S. – Dançar.
 A.C.I.MA. – Comida preferida?
S. B. S. – Pizza.
A.C.I.MA. – O que ama?
S. B. S. – Meu trabalho.
A.C.I.MA. – O que não ama?
S. B. S. – Falsidade.
A.C.I.MA. – Um livro?
S. B. S. O Marechal da Vitória - Paulo Machado de Carvalho
A.C.I.MA. – Um filme?
S. B. S. – Paciente Inglês
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
S. B. S. – A Deus pela perfeição da natureza
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
S. B. S. Em Paris, no Arco do Triunfo, celebrando o primeiro lançamento de Nós, Mulheres internacional.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentarias para ser feliz?
S. B. S. – Fé e esperança sempre / família / aceitar as pessoas como elas são.


http://www.rebra.org/escritora/escritora-ptbr.php?id=1241







 
A.C.I.MA. – Muito obrigada SILVIA BRUNO SECURATO. Parabéns pelo seu lindo trabalho, Sucesso SEMPRE!




A.C.I.MA. - Conectando Mentes & Culturas!

www.acimamandala.com

Para ter acesso as entrevistas e conhecer melhor essa geração fantástica de artistas e escritores que, com Cores & Letras, estão escrevendo a nossa história, clique nos links abaixo. Boa leitura.

EXTERIOR
A.C.I.M.A entrevista GEOVANA CLÈA ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista ANA MIQUELIN ( Itàlia)
A.C.I.MA. entrevista FÁTIMA FREITAS (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARA PARRELA (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista LÚCIA AMELIA BRÜLLHARDT   (Suíça)
A.C.I.MA. entrevista MARCOS BORGES (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html
A.C.I.MA. entrevista JOSANE MARY AMORIM (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista ROSENI KURÀNYI (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista JACILENE BRATAAS (Noruega)
A.C.I.MA. entrevista ALEXANDRA MAGALHÃES ZEINER (Alemanha)
A.C.I.MA. entrevista EVANDRO RAIZ RIBEIRO (Japão)
A.C.I.MA. entrevista a escritora ROSEMARY MANTOVANI (Itália)
A.C.I.MA. entrevista a escritora KARINA MARTINELLI (Irlanda)
A.C.I.MA. entrevista a escritora BETI ROZEN (EUA)
A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, BEIJA-FLOR-POETA (ALEMANHA)
A.C.I.MA. entrevista o escritora NELSI EMILIA TORRES STOCKER (Suíça)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritor ANTONIO SALVADOR (Alemanha)



BRASIL
A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.
A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS
A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA
 
http://acimamandala.blogspot.it/2013/12/acima-entrevista-hebe-c-boa-viagem-costa.html
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO
A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO
A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO


E continua...

Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  





Nessun commento:

Posta un commento