martedì 17 maggio 2022

COMUNICADO A.C.I.MA. ITÁLIA DE 17 DE MAIO 2022

 

 COMUNICADO A.C.I.MA. ITÁLIA DE 17 DE MAIO 2022

Informações sobre o Salão Internacional do Livro de Turim 2022


            Prezados escritores, artistas em geral e simpatizantes A.C.I.MA. Itália, com muita honra compartilhamos neste comunicado informações gerais e afins, datas e o processo de agendamentos para as apresentações “presencias e virtuais” para os coautores dos projetos A.C.I.MA. 2022 para nossa 9° participação no Salão Internacional do Livro de Turim, que em 2022 festeja a sua XXXIV edição.


            Participar com stand fixo desde 2013 no maior evento literário italiano (e segundo mais cotado da Europa), sendo referência da literatura brasileira e lusófona neste evento, muito nos orgulha. A alegria é imensa por estar mais um vez em Turim, marcando presença, com nosso stand fixo (em 2022) no PAD. 3 (Pavilhão 3 – com o Stand N59 dos dias 19 a 23 de Maio 2022, representando, divulgando e promovendo a nossa literatura, bem como seletos escritores italianos. Dessa maneira realizando o objetivo para o qual nascemos, ser uma ponte cultural além fronteiras, conectando Mentes & Culturas!


            Dessa vez, a nossa festa tem 2 rainhas, a primeira é a nossa matriarca bilíngue que chegou na sua 10° edição, e que nesse ano de 2022 foi intitulada: SPERANZA E ESPERANÇA, pois o que mais precisamos nesse momento particular da humanidade que, finalmente parece se despedir de vez da pandemia que fez o mundo inteiro parar, é justamente “esperança” em dias melhores que, acreditamos, estão chegando. Claro que não basta somente esperar, é preciso fazer! Como costumo dizer nos cursos de escrita OLIVI que ministro desde 2012: basicamente o mundo é dividido em 2 grupos de pessoas, “aqueles que fazem e aqueles que gostariam de fazer”. Nós fazemos!


            E, como nós da A.C.I.MA. Itália, juntamente com nossos históricos associados e “alguns novos” adeptos, gostamos de fazer e acontecer, debuta também o Volume II de MUSAS – Mulheres Memoráveis no Salão Internacional do Livro de Turim 2022, um projeto diferenciado que homenageia MUSAS de hoje e de outrora.


            Para completar a festa, temos os nossos habituais convidados especiais, o 9° catálogo de escritores A.C.I.MA., uma compilação anual realizada em inglês, destinada ao IBF – S. Rights Centre, onde efetivamente apresentamos nossos autores do catálogo 2022 para Editores e Agentes literários internacionais. Nosso objetivo principal é dar visibilidade e oportunidade real à nossa literatura de voar além fronteiras, por conta disso compramos anualmente um espaço no IBF – S. R. C. onde são realizadas as reuniões internacionais, além de alcançar logicamente o público leitor que visita nosso stand lindamente decorado com as mandalas nas cores verde e amarelo. Quanto a princesa do evento, é ela, protagonizando a cena gera, a nossa revista bilíngue OBA.


            Como e quando acontecerão as LIVES no stand N59 – no PAD. 3 da A.C.I.MA. Itália?


            Este ano de 2022, ainda sob reflexo do medo que gerou a pandemia, somado às incertezas que essa absurda guerra da Rússia / Ucrânia às portas da Itália, (efetivamente estamos a menos de 20 horas via térrea da Ucrânia), ocasionou uma série de repensamentos e adiamentos da vinda de muitos escritores do Brasil para os eventos A.C.I.MA. previstos para Maio de 2022, e justamente pelos mesmos motivos fomos obrigados a adiar também a nossa rica programação do Tour cultural Veneza/Trieste para 2023. Por conta dessa programação começaremos à partir de Junho a enviar o regulamento completo e detalhado com os projetos de 2023 para que possamos adiantar e nos organizar (de ambas às partes) para a grande comemoração de 12 anos da A.C.I.MA., voltar a Veneza e celebrarmos!


            Portanto, esse ano de 2022 teremos 6 escritores residentes do eixo Brasil/ Europa que vão estar presencialmente no Stand A.C.I.MA., e esses terão suas apresentações e sessões de autógrafos entre os dias 20 à 23 de Maio no Stand A.C.I.MA.


À título informativo, estaremos em Turim à partir do dia 18 de Maio, todavia, a jornada do dia 18 é destinada somente a montagem do stand.


            No dia 19 de maio abre oficialmente o Salão do Livro de Turim, contudo, como os encontros com Editores e Agentes literários internacionais se concentram nessa jornada, vamos fazer poucas Lives com os coautores de nossas antologias e catálogo, uma vez que temos 5 encontros confirmados com Editores internacionais.


Faremos as Lives (com duração de 15 a max. 25 /30 minutos cada uma).


            Vale lembrar que nossas Lives são realizadas via INSTAGRAM, e temos 5 horas de fuso horário (em menos para o Brasil), portanto, quando na Itália for 14 horas da tarde, no Brasil será 10 horas da manhã.


Ou seja, nossas Lives vão começar a partir das 14:00 HORAS DA ITÁLIA. Que no Brasil serão 10:00 horas da manhã.


O Salão de Turim fecha às 19 horas na sexta e sábado, portanto quando for 15:00 horas no Brasil já não poderemos mais fazer nossas LIVES, por conta do FUSO. Portando, as LIVES serão na maioria feitas de manhã no horário do Brasil. Peço atenção para esse detalhe, è importante!


faremos o possível para nos aproximarmos de seu horário disponível ideal. Contamos com vossa compreensão, obrigada.



Quanto a entrega dos exemplares das antologias e demais projetos, como fazemos tradicionalmente, começaram à partir do dia 25 de Maio 2022.

Os certificados de participação na Antologia Speranza / Esperança, bem como os diplomas do concurso serão disponibilizados em nosso blog e mídias após o Salão de Turim.



Você já acessou os links da nossa revista OBA e do Catálogo do Salão de Turim 2022? Clique nos links abaixo:



Catálogo A.C.I.MA. 2022 x Salone del Libro Torino:

http://acimamandala.blogspot.com/2022/05/catalogo-internacional-acima-italia.html





A nossa Revista OBA:

http://acimamandala.blogspot.com/2022/05/revista-oba-observatorio-bilingue-acima.html





Gratidão!



Sigamos, conectando Mentes & Culturas...

Nessun commento:

Posta un commento