venerdì 25 dicembre 2020

RETROSPECTIVA A.C.I.MA. Itália 2020 por Sonia Miquelin / Mariana Brasil

 




RETROSPECTIVA A.C.I.MA. Itália 2020 por Sonia Miquelin / Mariana Brasil

 

Neste Natal tão especial, quero enviar-lhe votos diferentes dos habituais. Estamos nos aproximando do final de 2020. Sabemos que foi um ano difícil para muitos, onde as mudanças às vezes eram necessárias, outras vezes forçadas. Mas, como sabemos, a "mudança" é a única constante em nossas vidas.

Cabe a nós decidir como lidar com isso. Com base em como reagimos, determinamos nosso futuro e nossa realidade. Se soubermos como usar a mudança a nosso favor, inevitavelmente também impactaremos todo o mundo ao nosso redor, estejamos ou não cientes disso.

Nunca como este ano os meus votos de um Feliz Natal vieram tão do fundo do meu coração. Foi um ano de desafios, enfrentamos (e seguimos a enfrentar) a emergência sanitária e a crise econômica (em muitos países) devido a pandemia COVID19, sem falar na crise de "identidade" mediante as incertezas do nosso amanhã que tocou a muitos seres humanos... Mas, estamos enfrentando corajosamente cada desafio, juntos. E isso é a nossa força e a nossa grande vitória.

Mais um ano compartilhamos "feitos" fantásticos, você confiou em mim, no meu trabalho, me seguiu, e juntos realizamos sonhos... Gratidão!

Nesses meses infinitos de confinamento tentei com todas as minhas forças dar voz às nossas palavras, desejos, lutas, às dúvidas, lutei por verdades que nos pertencem de direito, o direito de nos expressarmos com as nossas ARTES como escudo, também além fronteiras. Foram grandes FEITOS! UNIVERSO / HUMANIDADE / MUSAS e a neonata REVISTA BILÍNGUE OBA A.C.I.MA.. Feitos que falam! Gratidão!

Natal significa partilhar, dar um sorriso a quem mais precisa, significa desligar-se dos bens materiais e redescobrir uma espiritualidade que este ano foi fortemente testada. O mundo, agora, mais do que nunca, precisa de pessoas que olhem além do horizonte limitado que neste momento parece ocupar quase toda a nossa visão.

Todavia, no instante em que "ESCOLHEMOS" ir mais longe, aprender com os erros, com as derrotas, com os tempos sombrios, com as “puxadas” de tapete", etc..., evoluímos e nos tornarmos os protagonistas responsáveis por nossas vidas, sucessos, vitórias. E assim, inevitavelmente, vamos mais longe e mudamos nosso olhar de "fora para dentro". Usemos essa luz e força que reside única e exclusivamente dentro de nós, para iluminar tudo ao nosso redor.

Sabemos que 2020 foi um ano de muitas perdas, ah.. quantas vidas ceifadas... tamparam até as nossas bocas... (…) Mas, não esqueçamos que foi também um ano de muito aprendizado!

Passamos a reconhecer mais claramente as coisas de valor que nos circundam, as coisas realmente essenciais que nos fazem ser quem somos, sorrir e abraçar ainda mais quem está ao nosso redor.

Passamos (talvez) horas demais nas redes sociais, é verdade, mas absorvemos novos conhecimentos, estudamos mais. Lembremos que a ajuda mais valiosa nem sempre vem na forma de dinheiro ou bens materiais. E a força do Natal reside precisamente em nos lembrar do valor humano das pessoas! Apesar dos pesares, aconteceu muita coisa boa, celebremos!

Compilando essa breve (e já tradicional retrospectiva anual), confesso que é imenso o sentimento de gratidão que me invade. Conteúdos maravilhosos foram compartilhados nos canais da A.C.I.MA. Relíquias especiais do treinamento OLIVI, com informação mirada sobre: “Autoconhecimento e a Escrita de Si” foram disponibilizados em nossas mídias sociais e afins. E que alegria foi receber nossos autores convidados nas Lives da A.C.I.MA., muitas poesias e entrevistas com nossos amados escritores e artistas foram disseminadas, foi uma honra!

Bem, e a cereja sobre a nossa torta, sem dúvida, foi o nascimento da Revista bilíngue OBA A.C.I.MA., como muitos de vocês sabem, o projeto em "estatuto" há tempos, finalmente veio a luz como prazerosa ação necessária para diversificar ainda mais o nosso trabalho de disseminação da literatura brasileira (lusófona em geral) na Itália e no exterior de uma maneira pontual, física, orgânica. Ou seja, um suplemento literário que vai ser distribuído em diversos pontos de passagem continua da comunidade brasileira residente na Itália, como Embaixada, Consulados, agências de viagem, Casa do Brasil na Itália, restaurantes, livrarias e museus e outros, e abraça também o público italiano, uma vez que a revista é bilíngue. Linda, colorida, uma verdadeira ponte cultural. Conto com você para ser colunista desse prestigioso projeto internacional: a Revista bilíngue OBA A.C.I.MA.

Enfim, como a maioria de nós, eu aproveitei esses meses de isolamento para celebrar tudo de bom que o mundo continuamente nos dá, estudar e recarregar minhas energias graças ao amor de quem está ao meu redor. Foi lindo! Como eu sei que mesmo a noite mais escura termina com o nascer do sol, eu sei que esses tempos ruins também vão passar.

Amigos, é importante que saibam que essa mensagem não é somente sobre os meus sinceros votos de Natal! Hoje, estamos falando de AVANÇAR, de aprender a seguir em frente independentemente do que aconteceu em nosso PASSADO. Sim, 2020 é praticamente passado... Então, novamente Feliz Natal e Feliz 2021, lembremos que acima das nuvens, sempre há o sol.

Para AVANÇAR, entretanto, devemos entender como chegamos a esse ponto. Temos que compreender as “entrelinhas” da nossa história, temos que entender o nosso caminho até aqui, para então, aceitá-lo e superá-lo. Eu sou imensamente grata por você estar escrevendo a história do Movimento A.C.I.MA. em coautoria comigo. Gratidão!

Afinal, como sabemos, na vida vamos para a frente ou para trás. Assim é! Eu entendi isso faz muitos anos, quando estava tentando ficar parada ou talvez evitando decisões e ações importantes, por medo, limite ou hábito, não importa, esse foi o meu “roteiro”. Deletei tudo o que não era autêntico. (…) Sobrevivi! Me reinventei! Gratidão pela lealdade e por estar aqui comigo!

O que temos que compreender é que o futuro é agora, somente nós podemos agir para mudar a nossa história. Muitas vezes decidimos adiar decisões e não percebemos que de repente pode ficar TARDE demais... Como costumo dizer, tudo o que realmente possuímos é a nossa história! Podemos escolher o que queremos e descermos para a ARENA para vivenciar a nossa melhor versão, ou não... Sejamos, à partir desse agora, os escritores protagonistas das páginas mais lindas do livro de nossas vidas!

Acabei de fazer um exercício do curso OLIVI direcionado a elencar as lições que sobraram de 2020. O resultado foi surpreendente! A palavra continua sendo: Gratidão! Se desejar, você também pode compartilhar suas ideias sobre o assunto. Ficarei muito feliz em ler você.

Por último, mas não menos importante, para vocês que são amigos e escritores A.C.I.MA. ativos, vou contar que tem um eco que reverbera ao lado da palavra: Gratidão, é outra palavra: Esperança!

Exatamente. ESPERANÇA, esse será o título da nova antologia bilíngue da A.C.I.MA. 2021.

Vibremos “Esperança”, vamos ser parte da mudança que o mundo precisa. E uma vez que encerramos as inscrições da antologia bilíngue HUMANIDADE, informamos que em breve será divulgado o resultado do concurso internacional HUMANIDADE, tradicionalmente acoplado aos projetos antológicos A.C.I.MA. Itália.

Para os coautores da antologia bilíngue UNIVERSO que já quitaram o envio e receberam seus exemplares, se desejarem fazer uma foto com o livro será uma alegria para a A.C.I.MA. publicar sua foto em nossas páginas e divulgar seu trabalho em nossas mídias. Obrigada.

Nota: Caso não tenha recebido o comunicado referente ao envio de seus exemplares entre em contato conosco: acima2019italia@hotmail.com OU miquelinsonia@yahoo.it

Como vocês sabem, nesse quase saudoso dezembro de 2020, a A.C.I.MA. fez um “mimo” especial para cada um dos coautores das antologias UNIVERSO, HUMANIDADE e MUSAS, um vídeo de Natal com as produções individuais e coletivas da A.C.I.MA. de cada escritor. Foi uma alegria homenageá-los, tivemos muitas visualizações, foi maravilhoso vê-los protagonistas de suas histórias e serem tão lindamente celebrados nas nossas redes sociais. Para quem desejar assistir todos os vídeos sequencialmente, abaixo tem o link do Blog A.C.I.MA. onde será possível assistir a todos, basta clicar no link abaixo.

https://acimamandala.blogspot.com/2020/12/videos-individuais-dos-coautores-das.html

Estimados, chegamos juntos até aqui, Gratidao! Pessoalmente, aqui da Itália, procuro acolher a energia que a natureza disponibiliza neste momento, a do inverno, para retrabalhar tudo o que vivenciamos no coletivo com a pandemia em 2020, e repartir em 2021 com nova energia, do ponto de vista pessoal e profissional, com muito carinho e honra de tê-los conosco.

Obrigada por fazer parte do Movimento A.C.I.MA. Internacional.

Feliz Natal!  Boas Festas! DIVINO 2021.

Com “Esperança” nos dias melhores estão por vir. Saúde. Paz, Amor, Sucesso e muita inspiração!

 

Com estima. Sonia Miquelin / Mariana Brasil

 


Nota final: Lembrando que para ser coautor da 10° antologia bilíngue da A.C.I.MA. Itália intitulada “ESPERANÇA”, ou para ser colunista internacional da Revista bilíngue OBA A.C.I.MA., o primeiro passo é entrar em contato conosco pelos seguintes e-mail, enviando uma breve biografia. contato

 

acima2019italia@hotmail.com OU miquelinsonia@yahoo.it


#acimaitalia

#acimamandala

#MarianaBrasil

#olivrodesuavida

@marianabrasilll






Nessun commento:

Posta un commento