martedì 17 gennaio 2012

A A.C.I.M.A. Entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt para a Vitrine dos Artistas Brasileiros no Exterior.




A “A.C.I.M.A.” - Associação Cultural Internacional Mandala esta realizando o mapeamento dos artistas brasileiros residentes no exterior. Este projeto “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior” abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.

A.C.I.M.A. – Primeiramente, gostaríamos saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente e o motivo que te impulsionou a viver fora do Brasil?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Venho do Brasil, exatamente de São Paulo. Há 24 anos moro na Suíça. O motivo pelo qual sai do Brasil foi para trabalhar na Suíça com um contrato de artista.

A.C.I.M.A. – Gostaríamos de saber mais sobre a Associação que você fundou “Madalenas,s” e conhecer o trabalho que esta ONG desenvolve no Brasil e na Suíça.
Lúcia Amelia Brüllhardt – Em outubro de 2000 começamos um trabalho de ajuda a mulheres e homens (travestis) que estão em diversos cantões da Suíça trabalhando em cabarés, salão de massagem e nas ruas como (trabalhadoras(es) do sexo). Logo constatamos que grande parte delas são abusadas, exploradas e humilhadas tanto sexualmente como emocionalmente. Sentindo na pele a triste realidade em que essas pessoas vivem, clamei a Deus perguntando o que poderíamos fazer para informar os jovens no Brasil, que muitas vezes o sonho de vir para Europa pode se tornar um pesadelo. Logo após, em 2006 nós fundamos no Brasil a ONG Prevenção Madalena’s. Somando tudo são 10 anos de experiência.
Madalena’s é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos atuando na Suíça e no Brasil.
No Brasil O Madalena’s é um trabalho de prevenção que atua diretamente em escolas, aeroportos, rádios, jornais e televisão. Onde são apresentados filmes baseados em fatos reais, palestras, debates, entrevistas, e distribuição de panfletos em bares, restaurantes, praias, parques e discotecas, através dos quais, os jovens no Brasil são alertados e informados sobre o tema “Exploração Sexual e tráfico de pessoas”.  O Nosso lema é: “Vencer e Viver no Brasil”.
Na Suíça, trabalhamos com ajuda direta às vítimas da Exploração sexual e do tráfico de seres humanos, ou seja: indicando a elas os profissionais competentes nas áreas de assistência médica, psicológica, jurídica e espiritual. Ajudamos com traduções simultâneas e de documentos, providenciamos apoio total as vítimas. Deixando bem claro, que na Suíça, trabalhamos em leal colaboração a diversos órgãos competentes.


A.C.I.M.A. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita e com a música?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Venho de uma família de escritores, cantores e compositores. Desde criança eu já tinha este contato com a arte.

A.C.I.M.A. – Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? Qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Eu mesma. Tudo o que é arte me fascina.

A.C.I.M.A. – Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias e sua música?
Lúcia Amelia Brüllhardt – A inspiração vem das minhas experiências de vida. Geralmente os temas são: Prevenção, vitórias, encorajamento e transformação.

A.C.I.M.A. – Como você divulga o seu trabalho? O que você acha que seria prioritário fazer para divulgar o trabalho dos artistas brasileiros que vivem no exterior?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Divulgo meu trabalho através da internet, jornais, revistas, tv, escolas, igrejas, rádios e contatos pessoais. Prioridade para uma boa divulgação em prol dos artistas brasileiros no exterior seria a união entre eles.

A.C.I.M.A. – Poderia nos contar mais sobre o livro (Lúcia – Do barro do nordeste à fama na Europa)? E nos falar sobre o filme (Lúcia un autre destin)?
Lúcia Amelia Brüllhardt – O livro “Da Lama do Nordeste à fama da Europa” é um marco orientador para pais e filhos . Isto porque o conteúdo define-se no enfrentamento de temas polêmicos e atuais de interesse de todas as sociedades a nível mundial: as drogas, a prostituição, a ilicitude do tráfico de pessoas. O Livro é a descrição da vida de uma jovem (eu), que se iludiu com outro país e caí na sútil armadilha do tráfico humano.
A.C.I.M.A. – Que conselho daria à quem esta dando os primeiros passos no universo literário e musical no exterior?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Desistir é a saída dos fracos. Insistir é a alternativa dos fortes. Portanto diga o fraco: EU SOU FORTE!
A.C.I.M.A. – Que conselho daria à quem é vítima de: violência; seja essa física ou psicológica no exterior, exploração ou vive em condição de opressão? Qual é o primeiro passo que a vítima deve dar e onde pode encontrar apoio na Suíça.
Lúcia Amelia Brüllhardt – O primeiro passo é ter consciência de que é vítima . Logo em seguida procurar profissionais competentes que possam ajudar, como por exemplo: Fiz, Resgate, Xenia, Madalena’s, Aliena, etc... (dependendo do estado ( Kanton) onde a pessoa esteja).

A.C.I.M.A. – Você pretende (sonha) voltar a viver no Brasil?
Lúcia Amelia Brüllhardt – Não.

A.C.I.M.A. – Qual é o seu objetivo no momento? E os projetos para o futuro? Onde pode-se adquirir seu livro e CDS? Se desejar deixe-nos uma mensagem por favor!
Lúcia Amelia Brüllhardt – No momento estamos preparando a agenda 2012. Um dos projetos para o futuro será o “Kino –  Biel-Brasil (cinema – Biel – Brasil) na cidade de Biel-Bienne, onde pretendemos passar filmes, documentários e reportagens brasileiros para a comunidade local.


Contato pessoal: saudadebubu@hotmail.com

Site: www.luciaamelia.ch
       www.prevencaomadalenas.com.br
 

Muito Obrigada!

A.C.I.M.A. Associação Cultural Internacional Mandala 
 associazionemandala@hotmail.com

Nessun commento:

Posta un commento