Pagine

lunedì 4 settembre 2023

REGULAMENTO OFICIAL – TRIBO & TRIBÙ – 12° Antologia bilíngue - A.C.I.MA. Itália 2024

 

12° - ANTOLOGIA BILÍNGUE A.C.I.MA. ITÁLIA (2024)

APRESENTAÇÃO e REGULAMENTO OFICIAL do projeto antológico A.C.I.MA. TRIBO & TRIBÙ

TRIBO & TRIBÙ é o tema norteador da 12° - ANTOLOGIA BILÍNGUE sob a chancela A.C.I.MA. ITÁLIA (2024), o carro-chefe dos eventos A.C.I.MA. na Itália e no Brasil.


Vos convido a mergulhar na emergência do conceito “TRIBO” em tempos modernos...

 

-- Você já parou para pensar na força e na beleza que tem uma tribo que une indivíduos com princípios afins sem perder o equilíbrio entre as diferentes identidades mantendo o respeito mútuo e a diversidade?

Como se sabe a palavra tribo deriva do latim “tribus”, e as tribos foram concebidas originalmente como um agrupamento genealógico, na Roma antiga indicava inicialmente um conjunto de famílias e, posteriormente (pelo menos a partir do século VI a.C.), um agrupamento administrativo-territorial incluindo uma população dividida em gentes, cada uma delas era constituída por indivíduos com a mesma ascendência patrilinear (mesmo que fictícia), língua, costumes, instituições, tradições ou orientação ideológica. O termo "tribo" era, originalmente, empregado para designar cada uma das trinta divisões de Roma (mais tarde trinta e cinco) formadas pelos habitantes. Cada tribo tinha uma função individual, mas todos dependiam de todos, como comunidade todos uniam suas forças focados no objetivo maior de harmonia e bem comum da nação.

Lembremos também do significado atribuído a palavra tribo na Bíblia, o conjunto de unidades tribais patriarcais ou clãs familiares do antigo povo de Israel que, de acordo com a tradição judaica, originaram-se dos doze filhos de Jacó, neto de Abraão.

Enfim, a palavra “TRIBO” pode nos levar a grandes reflexões (…). Dessa forma, podemos considerar que desde a noite dos tempos as tribos eram formadas por laços de identificação ou características ideológicas que os indivíduos de determinado grupo compartilhavam.

Considerando que durante a trajetória de nossas vidas inevitavelmente pertencemos a diferentes tribos, seja na escola, trabalho, lazer, religião ou política, amizades e afins, e que com a nossa também inevitável evolução pessoal e expansão de consciência, em algumas tribos, ou em determinados momentos pessoais, nos encontramos melhores do que em outras e migramos, e buscamos uma "tribo" nova que nos doe o sentido de "pertencimento" tão desejado pelo ser "humano"... Essas mudanças são nossos “estágios”. Podemos ver esses estágios como degraus que nos levam para cima, fazem parte da nossa história. Portanto, quando reconhecemos aquele momento em que observamos tudo fluindo com respeito recíproco, sem questionamentos inúteis, sem cobranças e aborrecimentos adicionais, é porque nos conectamos verdadeiramente com as pessoas ao nosso redor, compreendemos que, sem dúvida, estamos em nossa própria tribo. Mudar de uma "tribo" para outra em busca de "conhecimento", "aprendizado" e sobretudo "pertencimento" é absolutamente idôneo, mas não é fácil, porém é necessário e inevitável para nosso crescimento.

Quando um indivíduo encontra sua verdadeira "tribo" se reconhece em seus componentes, se nutre com a soma de novos saberes e tudo se encaixa naturalmente. Ou seja, as coincidências, encontros, até as dificuldades ou contrariedades de outrora, passam a ter um novo sentido, os diferentes cenários vividos anteriormente através das nossas experiências pessoais nos preparam, e sobretudo, as pessoas envolvidas deixam sempre um aprendizado em nós, então compreendemos que tudo tem a sua razão de ser.

Uma "TRIBO" consolida sua existência através da comunicação, fator fundamental para seu o fortalecimento, é por meio dela, digo: a comunicação, que uma ideia (ou ideal) se fortalece e cria um senso de coletividade, solidariedade e pertencimento, quando essa força ultrapassa limites territoriais “Eureca”, objetivo alcançado, uma "TRIBO" conectada é uma família alargada, por esse motivo meu caro “fratello” e mia cara “sorella”, graças a Literatura e ao poder da "Palavra" que nos conecta estamos fazendo história. Gratidão por fazer parte da tribo A.C.I.MA. e por estar conosco focado na missão de conectar Mentes & Culturas através da palavra escrita que viaja além fronteiras.

E por falar em "fronteiras", e claro, não me refiro somente as fronteiras territoriais, uma imagem me veio em mente, aquele mar verde/cinza/verde de oliveiras com seus magníficos troncos seculares que costeia a colina onde surge o oráculo de Delfos na Grécia, gosto de pensar que essa mesma paisagem desde a noite dos tempos inunda os olhos dos peregrinos súbito antes de lerem a emblemática e conhecida frase: "Conhece-te a ti mesmo" na entrada do templo dedicado a Apollo. Quanta sabedoria! Um bom ponto de partida para reconhecermos nossas "tribos", nossa "missão", e a história que gostaríamos de escrever... Como mentora OLIVI e criadora do método/percurso de autoconhecimento O LIVRO de SUA VIDA deixo aqui um convite especial para você que me leu até aqui: Conte-me a sua história, fale-me de suas tribos e compartilhe comigo (e conosco) sua visão sobre o mundo atual e como você atua. Lembrando que vale viajar com a imaginação, o gênero de seu texto é livre, pode ser poesia, prosa, cartas, reflexões, receitas especiais, vale escrever sobre vidas em outros planetas, física quântica, espiritualidade ou sobre a eminente chegada dos extras terrestres, antigos rituais e afins...

Com o desejo de conhecer sua reflexão sobre o tema “tribo”, sejam essas de ontem, hoje, ou aquelas que sonhamos e desejamos para o amanhã, aquelas que te deixaram uma marca indelével, aquelas que você não teve a coragem ou não pôde entrar, ou seja: aquelas que valem a pena serem recordadas, registradas e imortalizadas na 12° antologia bilíngue sob a chancela A.C.I.MA., vos informo que "TRIBO & TRIBÙ" é o nosso tema norteador para a antologia bilíngue e os nossos eventos de 2024 e, as inscrições e seleção de textos estão abertas oficialmente. Sigamos! Conectando "Mentes & Culturas".

 

CONTRATO/AUTORIZAÇÃO/PARTICIPAÇÃO

 

Eu (inserir seu nome). Autorizo a A.C.I.MA. – (Associazione Culturale Internazionale Mandala - (Associação Cultural Internacional Mandala), com sede legal na Itália, através da Edizioni Mandala, inserir em português e traduzir para o idioma italiano o seguinte texto: (inserir nome do texto) de minha autoria na Antologia Bilíngue TRIBO & TRIBÙ (português/Italiano) 2024.

Declaro que conheço o regulamento completo e tenho conhecimento que a antologia bilíngue TRIBO & TRIBÙ será realizada de forma cooperativa através do sistema de contrato por cotas (por número de páginas contratadas), ciente que o valor de cada página contratada em idioma original em formato livro 14,8 x 21 cm é de: 375,00 reais por página. (Min. 2 páginas para participação) - No caso de 2 páginas contratadas (1 pg. para biografia, max. 100 palavras, e 1 página para o texto de max. 230 palavras), o investimento é de: 750,00 reais + anuidade A.C.I.MA. 2024 de 200,00 reais. (totalizando = 950,00 reais).

Nota importante: Sugerimos que sejam contratados números pares de páginas, ou seja, 2, ou 4, ou 6 páginas, dessa maneira (esteticamente) todas as páginas de biografa ficam do lado esquerdo do livro. No caso de 4 páginas contratadas (1 pg. para biografia, max. 100 palavras, e 3 página para o texto, max. 720 palavras), o investimento é de: 1.500,00 reais + *anuidade A.C.I.MA. 2024 de 200,00 reais. (totalizando = 1.700,00 reais).

Todas as antologias e projetos literários sob a chancela A.C.I.MA. Itália são apresentados anualmente no mês de maio no Salão Internacional do livro de Turim, no tradicional stand A.C.I.MA. que, em 2024, completa 11 participações consecutivas, promovendo, divulgando e promovendo obras e autores lusófonos. Nessa ocasião, todos os coautores dos projetos A.C.I.MA. são contemplados com uma Live diretamente do stand A.C.I.MA. para divulgarem suas obras e projetos. As datas de 2024 do Salão Internacional do Livro de Turim são: de 09 DE MAIO À 13 DE MAIO 2024. Lembrando que posteriormente aos lançamentos na Itália ocorrem os lançamentos oficiais no Brasil.

Informamos que o grande evento anual A.C.I.MA. 2024, compreensivo de Tour Cultural (facultativo) comemora 13 anos da A.C.I.MA. Itália promovendo culturas, sobretudo no eixo: Itália/Brasil e segue conectando Mentes & Culturas, serão realizados a "cavalo" com as datas do Salão Internacional do Livro de Turim, para que, dessa maneira os participantes presenciais possam ser os protagonistas da memorável festa anual A.C.I.MA. 2024) - (informamos que os custos relativos ao Tour Cultural e  jantar de gala em Turim, bem como os outros projetos em andamento são à parte do presente investimento da antologia TRIBO & TRIBÙ).

ATENÇÃO: Segue abaixo informações importantes sobre a participação na 12° Antologia bilíngue TRIBO & TRIBÙ by A.C.I.MA. Itália.

 

SOBRE A FOTO DO COAUTOR:

Foto de rosto /ou meio busto, em boa resolução. IMPORTANTE: lembrando que é preciso uma foto que lhe represente, preferencialmente fundo branco.

 

SOBRE O TAMANHO DA BIOGRAFIA:

Biografia – Máximo 100 palavras. (importante o n° de palavras). Gentilmente, solicitamos que a biografia seja enviada juntamente com o texto. Lembrando a importância e elegância de uma breve e sucinta biografia de no máximo 100 palavras.

 

SOBRE O TAMANHO DOS TEXTOS:

Categoria VERSO: Se for poesia: Para usar uma única página deve ter no máximo 20 linhas (contando as linhas intermediárias que separam os versos, se for o caso).

 

Categoria PROSA. Se o texto for em prosa: máximo 230 palavras por página.

 

NOTA 1: Os textos devem vir revisados, informamos que os mesmos passam apenas por revisão ortográfica por profissional contratado pela A.C.I.MA. Todavia, após a entrega do texto pelo coautor, o conteúdo do mesmo não poderá ser modificado, uma vez que trabalhamos com cronologia de etapas e contratação de revisores profissionais.

 

SOBRE ANUIDADE A.C.I.MA.:

 

Tenho conhecimento que a participação na Antologia TRIBO & TRIBÙ, como dita o regulamento, é vinculada à adesão como sócio ordinário à A.C.I.MA. ano corrente 2024 - A cota anual da anuidade A.C.I.MA. é de: (200,00 Reais). Lembrando que a validade da anuidade é anual, de janeiro (independente do momento em que se associe),  à dezembro do ano corrente), ou seja, à partir de janeiro de cada ano é necessário renovar a anuidade. 

 

SOBRE EXEMPLARES DE DIREITO POR COTA INFINITO CONTRATADA:

 

A cada página contratada em idioma original o coautor receberá 2 exemplares bilíngues da Antologia TRIBO & TRIBÙ.

Exemplo 1: 2 páginas contratados o coautor receberá 4 exemplares bilíngues.

Exemplo 2: 4 páginas contratados o coautor receberá 8 exemplares bilíngues.

*Fechamento das inscrições mediante 180 páginas contratadas.

 

NOTA IMPORTANTE SOBRE ENTREGA DOS EXEMPLARES:

 

Informamos que a antologia bilíngue TRIBO & TRIBÙ será realizada e impressa na primeira tiragem na Itália por conta das leis e registros italianos necessários para publicação oficial de livros na Itália. Informamos que será realizada uma tiragem limitada sucessiva no Brasil para a entrega dos exemplares de direito aos coautores com o objetivo de diminuir o custo do frete internacional e possibilidade de receberem + exemplares. Todavia, lembramos que o custo do frete do envio internacional (da Itàlia para o Brasil ou outros países) para os coautores NÃO PRESENTES nos eventos de lançamento na Itália e optarem por essa modalidade (mediante solicitação via e-mail) são absolutamente por conta integralmente dos coautores. (o custo médio do frete internacional a ser efetuado somente no momento da entrega dos exemplares de direito é em média por volta de 50,00 euros = equivalente aproximativamente = à 300,00 reais (mediante câmbio do euro/real do momento do presente comunicado em data de hoje - considerar a data da presente publicação - caso o câmbio aumente ou diminua será calculado em base ao câmbio oficial na data da entrega). Para as entregas da tiragem feita no Brasil o valor do frete será equivalente ao frete nacional estipulado pela gráfica encarregada e correios brasileiros, e vai depender do n° de exemplares reservados pelo coautor.  O coautor, previamente, deverá fornecer endereço para entrega, especificar o tipo de remessa desejada, efetuar o pagamento do frete e enviar comprovante para A.C.I.MA. via e-mail. Ou seja: PARTE da impressão dos livros poderá ser feita no Brasil para facilitar a entrega, e normalmente essa opção contempla mais exemplares aos coautores. (Esclarecemos que essa possibilidade de tiragem extra no Brasil é um plus OPCIONAL), uma vez que o coautor, com o valor do frete internacional (ciente do regulamento) que iria receber o n° de livros contratados, dessa maneira, se desejar, haverá a possibilidade de economizar e receber mais exemplares por uma pequena diferença de investimento, sempre à seu critério. A obra, seja essa realizada na Itália, ou no Brasil, é feita sempre com os mesmos files e características, portanto, iguais.

 

(MARCAR ABAIXO A OPÇÃO REFERENTE A SEU CASO).

 

(...) No caso da contratação de 2 páginas (segundo o regulamento oficial) - *375,00 reais x 2 = 750,00 reais /ou 150,00 euros): sendo que 1 página é sempre destinada para biografia + 1 pg. para o texto, + anuidade A.C.I.MA. 2022 de (200,00 reais/ou 40,00 euros). O valor total do investimento é: 950,00 reais e pode ser dividido em 01/02/03 ou + parcelas até abril 2024.

 

(...) No caso da contratação de 4 páginas = 375,00 reais x 4 pgs = 1.500,00 reais: 1 página para biografia + 3 pg. para o texto, + anuidade A.C.I.MA. (200,00 reais ao ano/ou 40,00 euros ao ano). O valor total do investimento é de 1.700,00 reais (ou 300,00 Euros) e pode ser dividido em 01/02/03/04 ou + parcelas até abril 2024.

 

(...) No caso da contratação de 6 páginas (segundo o regulamento oficial 375,00 reais x 6 pgs = 2.250,00 reais /ou 450,00 euros): 1 página para biografia + 5 pg. para o texto, + anuidade A.C.I.MA. (200,00 reais ao ano ou 40,00 euros ao ano), o valor total do investimento é de 2.450,00 reais (ou 450,00 Euros) e pode ser divido em. 01/02/03/04 oi + parcelas  até abril 2024.

 

NOTA 2: Após a efetivação da participação em TRIBO & TRIBÙ, o coautor receberá o convite oficial para a entrevista / LIVE de apresentação (se ainda não a fez) na VITRINE A.C.I.MA. no projeto internacional de mapeamento de Artistas e Escritores brasileiros (lusófonos) da A.C.I.MA., ativo desde 2011, ou no programa A.C.I.MA. Café OLIVI via INSTAGRAM.

Sobre o concurso literário Internacional TRIBO & TRIBÙ by A.C.I.MA. incorporado sempre a Antologia bilíngue TRIBO & TRIBÙ A.C.I.MA. 2024, serão selecionados pela comissão julgadora by A.C.I.MA. Prêmio Absoluto, + os 3 primeiros classificados nas categorias Prosa e Verso, os quais receberam medalhas/troféus e/ou certificados by A.C.I.MA. Itália.

Nota informativa sobre o concurso literário internacional TRIBO & TRIBÙ: Informamos que todas as antologias bilíngues realizadas sob a chancela A.C.I.MA. tem incorporado o tradicional concurso literário internacional que leva o mesmo título do projeto e é vinculado aos textos inscritos e as cotas de participação dos coautores devidamente quitadas até o dia do primeiro lançamento oficial na Itália. Ou seja, no caso de TRIBO & TRIBÙ 2024, o lançamento será em Turim, Itália, no stand A.C.I.MA. N59 – PAD. 3 no Salão Internacional do livro de Turim – Lingotto, de 09 a 13 de maio 2024. No caso de qualquer irregularidade com os pagamentos (ou afins), os nomes e textos vencedores divulgados antecipadamente no dia 1° de maio (dia oficial de publicação dos resultados do concurso), sinalizados (*) serão descassificados. 

Todos os coautores devem estar cientes que aderindo a antologia bilíngue TRIBO & TRIBÙ automaticamente autorizam o uso da própria imagem na divulgação da mesma, (única e exclusivamente) por meio da A.C.I.MA. Itália, vinculada ao projeto TRIBO & TRIBÙ.

 

CONTRATO:

 

Meu texto ocupará (inserir aqui o número de páginas contratadas em formato livro). Por este número de páginas contratadas vou receber (inserir aqui número de livros). O pagamento será efetuado na conta corrente abaixo especificada (ou outra C. C. indicada sucessivamente) da seguinte forma (veja abaixo) e enviarei por e-mail o (s) comprovante (s) de pagamento e o presente contrato compilado e assinado virtualmente.

NOTA 3: Os direitos autorais dos textos publicados na Antologia TRIBO & TRIBÙ pela A.C.I.MA. Edizioni Mandala são SEMPRE de propriedade dos próprios autores, podendo estes constarem de outras compilações e publicações (à severo critério dos autores), portanto, sem necessidade de nenhuma outra autorização da A.C.I.MA. - Edizioni Mandala.

A cota versada (via doacão) por cada página contratada compreende: tradução português/Italiano, ou Italiano/Português, edição, diagramação, impressão, capa e ISBN do livro, divulgação via LIVE, entrevistas e Flyers individuais. Os textos devem ser enviados já revisados na língua original.

Haverá lançamentos oficiais na Itália (Salão Internacional do Livro Turim 2024, e no Brasil /Março, ou Julho 2024), e em todos os eventos do Festival Internacional FALAI by A.C.I.MA. Ou eventos equivalentes, de forma online, por conta de qualquer eventual obstáculo por conta da pandemia COVID19 ou impedimento similar.

NOTA 4: Nenhum valor referente ao pagamento efetuado (parcial ou integral) será devolvido em caso de desistência da parte do coautor, ou não pagamento integral do presente contrato, ou quaisquer outros motivos que não respeitem o presente contrato, etc...

NOTA 5: Caso tiver, por favor escreva abaixo seu nome artístico como deverá constar na antologia TRIBO & TRIBÙ.

NOTA 6: Os inscritos no presente projeto declaram que concordam em ceder à Organização Internacional A.C.I.MA. o direito do uso de imagem mediante fotos e/ou filmagens "gratuitamente e a tempo indeterminado", unicamente para utilização como fonte de divulgação do Projeto Internacional TRIBO & TRIBÙ by A.C.I.MA. Itália.

 

NOTA 7: Comunicamos que, a partir do momento que o coautor se inscreve oficialmente na antologia anual AC.I.MA., por conta do empenho da esquipe organizadora desde o primeiro momento, nenhum reembolso será efetuado por desistência, não presença, falta de pagamento parcial, etc, ou quaisquer outros inconvenientes.

 

NOTA COMPLEMENTAR 1: A inscrição implica na aceitação completa dos termos citados no presente regulamento.

 

A SEGUIR MARCAR ABAIXO A OPÇÃO de PAGAMENTO ESCOLHIDA.

 

 

(  ) A – única parcela efetuada através de depósito bancário

 

 

(  ) B – duas parcelas: (inserir datas dos pagamentos)

 

 

(  ) C – três parcelas ou +: (inserir datas dos pagamentos)

 

 

 

Nome do texto:_________________________________

 

Nome literário do coautor:_______________________

 

Data e Assinatura_______________________________

 

NOTA FINAL: A contratação de sua participação na Antologia TRIBO & TRIBÙ deve ser feita via e-mail: miquelinsonia@yahoo.it (não é preciso imprimir e enviar via correio o presente contrato, o envio de seu texto, biografia e foto via e-mail juntamente com o comprovante de pagamento efetuado parcial ou integral, valida o presente contrato de participação.

 

NOTA COMPLEMENTAR 2:

 

Para quem aderir aos outros 3 projetos A.C.I.MA. em andamento como: o Catálogo A.C.I.MA. Internacional 2024, MUSAS volume IV, e Projeto Revista OBA, é previsto consistentes descontos.

 

Grata!

Sigamos: Conectando Mentes & Culturas!

 

Sonia Miquelin

 

Diretora A.C.I.MA. Itália

 Envie seu texto via e-mail para: miquelinsonia@yahoo.it 

 

 

 Clique no link abaixo e siga a A.C.I.MA. no Instagram:

https://www.instagram.com/a.c.i.ma.italia/

 

 

 

 Clique no link abaixo e siga Mariana Brasil (Sonia Miquelin) no Instagram:

https://www.instagram.com/marianabrasilll/

 

 

 

 

 

 

REGULAMENTO – MUSAS VOLUME IV - Mulheres Memoráveis - Sob a chancela A.C.I.MA. Itália


REGULAMENTO OFICIAL MUSAS – MULHERES MEMORÁVEIS – VOLUME IV.

O projeto Antológico literário denominado: MUSAS - Mulheres Memoráveis chega ao VOLUME IV, e como sempre é dedicado à promoção, difusão e valorização da literatura brasileira e lusófona no Brasil e no Exterior com um olhar especial às MULHERES e ao FEMININO em geral, em todas as suas expressões.

1 – A A.C.I.MA. Itália realizará o volume IV de MUSAS – em edição especial - (formato 14,8 x 21 cm “fechado”). Idioma “Português do Brasil”, com lançamentos na Itália e no Brasil.

2 – Podem participar pessoas de qualquer nacionalidade, desde que sejam maiores de 18 anos, ou menores com permissão assinada dos pais ou responsável. Os textos serão aceitos (prévia avaliação do Conselho Diretivo A.C.I.MA.) - em língua portuguesa. Os trabalhos não precisam ser inéditos e o gênero é livre: contos, crônicas, poesias, ensaios, reflexões, cartas, mini contos, etc…

3 – O texto deve ser inspirado no título: MUSAS - Mulheres Memoráveis, dando assim ampla liberdade para os autores homenagearem personagens femininos que marcaram a história do mundo em geral (e também suas histórias pessoais), celebraremos MUSAS de ontem e de hoje, mulheres pioneiras na área da escrita, medicina, psicologia, e todas aquelas que se tornaram símbolos importantes na luta do direito das mulheres em geral, direitos humanos, liberdade de expressão, etc... Bem como, aquelas mulheres que se tornaram figuras determinantes e inspiradoras em SUAS (nossas) VIDAS PESSOAIS, ou de pessoas próximas, como por exemplo: mãe, irmã, tia, filha, avó, professora, médica, escritora, jornalista, amiga, etc...

Suas MUSAS podem ser personagens reais, romanceados (ou não), o importante é compartilharem em seus textos seus pontos de vista sobre as mais variadas questões relacionais, e se for o caso, feitos na cultura, na medicina, etc..., bem como, e sobretudo: falaremos de amor, amizade, ensinamentos, sentimentos, saudades, sociedade, diversidade, mensagens universais... enfim, realmente um olhar sobre o confronto da nossa humanidade e espiritualidade, em todas as suas matizes...

Essa pode ser uma excelente ocasião para celebrar quem estimamos ou para restaurar magoas do passado, para coroar e celebrar o perdão, e talvez, reatar relações importantes que, de alguma maneira, foram interceptadas por algum motivo.

Através dessa antologia denominada: “MUSAS”, (Volume IV) de uma maneira extremamente elegante, você poderá dizer e eternizar em palavras escritas o que se passa em seu coração.

4 – Os textos não deverão ter ilustrações ou gráficos e devem seguir as seguintes normas: Formato WORD/ A4 - Fonte Times 12, espaço 1/5. Não serão aceitos textos que ofendam a liberdade de crenças e religiões, ou textos de teor racista, ofensivos ou discriminatórios. Os textos devem ser enviados à:

miquelinsonia@yahoo.it

(Solicitamos que indique no objeto da mensagem: Antologia MUSAS VOLUME IV, nome do autor do texto e título da obra).

5 – Os textos devem ser de autoria e propriedade do autor, sendo esse o único responsável e imputável à possíveis indenizações por plágio, fraude ou violação de direitos autorais de terceiros.

O autor deverá compilar e enviar por e-mail a ficha de adesão à Antologia DENOMINADA “MUSAS VOLUNE III, juntamente com sua biografia de no máximo 100 palavras e uma sua foto de rosto em boa resolução. E outra foto de sua MUSA Homenageada.

6 – A Antologia "MUSAS", será realizada com o apoio internacional da A.C.I.MA. Itália e instituições italianas e brasileiras, portanto, são previstos lançamentos oficiais no Brasil e Itália em todas as feiras e salões literários da agenda A.C.I.MA. 2024 bem como os eventos online de lançamentos.

7 – Cada autor receberá 5 exemplares da antologia MUSAS. A edição será limitada, de acordo com o número de cotas contratadas, sendo que, uma parte dos exemplares serão destinados à doação para promoção cultural da literatura brasileira no Brasil e no exterior, doados a bibliotecas, instituições culturais e imprensa. (A comissão organizadora poderá decidir realizar dois volumes, dependendo do número de cotas contratadas).

8 – A antologia MUSAS VOLUME IV, será impressa na Itália e no Brasil. Os livros serão enviados pelo correio para os autores, os custos de frete para envio dos exemplares da Antologia são absolutamente por conta dos autores que, previamente, deverão fornecer o endereço para onde enviar os livros, especificar o tipo de remessa desejada e efetuar o pagamento do frete da remessa antecipadamente.

9 – Os direitos autorais dos textos publicados na Antologia “MUSAS VOLUME IV” não precisam ser inéditos, são unicamente e serão sempre, de propriedade dos seus autores.

10 – INVESTIMENTO: A inscrição no presente projeto: Antologia MUSAS implica na aceitação plena deste regulamento, liberação de publicação dos textos inscritos pelos autores no projeto MUSAS VOLUME IV, uso de imagem para divulgação específica desta antologia em todos os meios e canais usados pelas empresas organizadoras.

11 – A antologia MUSAS VOLUME IV será realizada de forma cooperativa através do sistema de cotas contratadas. O investimento de cada cota é de: 750,00 reais – 4 páginas – composta de 1 página para biografia com foto B/N, máximo 100 palavras para a biografia e até mais 3 páginas para texto, (no caso de prosa) máximo 230 palavras por página contratada (formato livro 14.8 x 21) idioma português, totalizando no max. 730 palavras por cota. No caso de poesia, max. 3 poesias de 20 linhas, total max. 60 linhas. É possível dividir os pagamentos da seguinte forma:

 

A) Parcela única com desconto à vista: 700,00 reais.

 

B) 2 parcelas de 375,00 reais.

 

C) 3 parcelas de 250,00 reais.

 

Nota: Para os coautores residentes na Europa o investimento em euro é de: 150,00 euros por cota de 4 páginas.

Observação: Lembramos que 1 (uma) página da cota/antologia é obrigatoriamente destinada à biografia do autor (máximo 100 palavras) e + 3 páginas de max. 250 palavras (por pg.) para o texto. No caso seu texto ultrapassar o espaço determinado, o inserimento de cada página sucessiva tem o custo de 175,00 reais cada uma.

A cota versada compreende: Promoção individual dos coautores (mídia visual), revisão final, edição, diagramação, capa - ISBN do livro e 5 exemplares da obra. Os textos devem ser enviados já revisados na língua original, todavia, os mesmos passaram por revisão final, unicamente de ortográfica, com profissional qualificado da equipe A.C.I.MA.

01/12/2023 – Abertas as inscrições para a Antologia “MUSAS" – Volume IV. As inscrições serão encerradas quando terminar a disponibilidade das páginas e contratação das COTAS disponíveis do volume ou o máximo de 50 coautores sejam atingidas.

12– Nenhum valor de inscrição (parcial ou total) será devolvido por desistência, pagamento somente parcial ou impossibilidade de presença do autor em qualquer um dos lançamentos previstos, ou qualquer outro motivo de força maior.

13– A inscrição no projeto MUSAS VOLUME IV compreende a aceitação total do presente regulamento, inclusive uso de imagem destinada à divulgação do projeto. No que se refere a temas não previstos neste regulamento, far-se-á uso das leis em vigência. Fórum de Milão – Itália.

14 - Para enviar seu texto para aprovação final e receber o orçamento com o cálculo do número de páginas extras eventuais que seu texto poderá vir a ter formatado, conforme as características acima citadas, contate-nos através do endereço e-mail:  miquelinsonia@yahoo.it

 

Sigamos, conectando MENTES & CULTURAS!

Sonia Miquelin / A.C.I.MA.

  

Data e assinatura do Autor:

 

Nota final: Esse módulo pode ser compilado no computador e enviado por e-mail, (anexo ou colado no corpo da mensagem), tendo assim validade oficial de inscrição.

 

 

Acompanhe a A.C.I.MA. nas redes sociais:

 

Instragram: https://www.instagram.com/a.c.i.ma.italia/

 

A.C.I.MA. Mandala no FB: https://www.facebook.com/acimamandala/

 

***

#acimaitalia

 

#acimamandala

 

@marianabrasilll

 

@acimaitalia


COMUNICADO A.C.I.MA. ITÁLIA - SETEMBRO 2023

 

COMUNICADO A.C.I.MA. ITÁLIA - SETEMBRO 2023

A Cultura é o nosso objetivo, a palavra a nossa espada! E é essa missão que nos leva todos os anos a abrir o sipário do Portal A.C.I.MA. e organizar, (sempre no mês de maio), em terras italianas, a nossa tradicional agremiação de energias, palavras, livros, sonhos, realizações e sobretudo "pessoas" que compartilham o mesmo ideal, um todo que culmina no nosso encontro anual a Turim - Itália, no stand A.C.I.MA. no Salão Internacional do Livro de Turim, onde ocorre a promoção, valorização e a difusão de nossas artes e saberes no universo maravilhoso que é essa gigantesca festa literária considerada o maior evento literário italiano e um dos mais renomados da Europa e no mundo. Graças a esse objetivo em comum e a colaboração de perseverantes arquitetos das letras é que conseguimos difundir o fermento criativo, estimular o pensamento crítico e o amor ao conhecimento. Gratidão “TRIBO” A.C.I.MA. por mais um belíssimo voo em bando em 2023. Sigamos, conectando Mentes & Culturas!

-- TRIBO?

-- SIM! - Mas antes de mergulharmos no conceito “Tribo” e no seu profundo significado, eu, Sonia Miquelin – (Diretora A.C.I.MA.), tenho a honra de compartilhar convosco um pouco do que vivenciamos com a A.C.I.MA. na Itália no primeiro semestre de 2023.

Como é de vosso conhecimento, comemoramos (e festejamos "alla grande" no mês de maio na Itália) esses primeiros 12 anos de atividades literárias e culturais concretas realizadas sob a chancela A.C.I.MA. No primeiro semestre de 2023 nos dedicamos a conclusão e publicação das 2 tradicionais antologias anuais da A.C.I.MA. (INFINITO & MUSAS), ao catàlogo A.C.I.MA. 2023 e a preparação dos eventos de maio no Salão Internacional do livro de Turim e Milão.

Nosso carro-chefe bilíngue dessa vez foi denominado INFINITO como tema norteador da nossa comemorativa 12° antologia bilíngue e conta com textos inspiradores, um verdadeiro "capo-lavoro" como se diz em italiano. INFINITO foi a rainha da nossa festa de Maio 2023 na Itália, precisamente em Turim e Milão, a bela notícia é que em breve será a vez de seu debuto no Brasil.

Também publicamos o III volume de MUSASMulheres Memoráveis, um projeto que nasceu com a missão de homenagear mulheres que marcaram a história da humanidade e celebrar as nossas musas contemporâneas, aquelas que literalmente “hoje” com seus feitos, dedicação, muita perseverança e amor estão escrevendo o nosso amanhã e merecem um reconhecimento especial. Temos muito orgulho de ter idealizado esse primeiro projeto literário diferenciado que dá “voz” às nossas "musas" pessoais, pois é uma oportunidade única de celebrá-las em vida. MUSAS – volume III, brilhou como uma princesa evidenciando as nossas "musas" de “hoje” nessa festa italiana inesquecível.

Contamos com eventos vários no mês de maio 2023 que nos doaram uma fileira de histórias e feitos que nos permitiram compreender melhor o nosso passado, nossos parceiros, a nossa realidade e o que está por vir. Além dos lançamentos oficiais realizados no stand N59 da A.C.I.MA. no pavilhão 3 do Salão Internacional do livro de Turim, apresentamos em Milão, em pleno centro histórico, (na sede de ChiamaMilano), as antologias INFINITO e MUSAS vol. III, juntamente com o catálogo internacional A.C.I.MA. realizado especialmente para o Rights Centre e distribuído a centenas de editores e agentes literários internacionais.

Reforçamos aqui nossos agradecimentos ao Consulado Geral do Brasil em Milão (sobretudo ao apoio institucional para os projetos realizados pela A.C.I.MA. em 2023) e a seus representantes diplomáticos que muito nos honraram com suas presenças durante o segundo evento de maio ocorrido em Milão: o Embaixador Hadil Rocha-Vianna, o Cônsul (Aggiunto) Ministro Luiz Maria Pio Corrêa e a Dra. Denise Schiavon. O evento, conduzido por Sonia Miquelin (Diretora Geral A.C.I.MA. Itália) muito me honrou e contou com a presença das premiadas e queridas coautoras de INFINITO: Beti Rozen (USA) e Carla De Sà Morais (Portugal/Suíça), jornalistas, Etno TV e afins.

Foi destaque no stand A.C.I.MA.  no Salão Internacional do livro de Turim 2023 o Poeta e Escritor português Martin Santos assinando suas obras e promovendo seu recente livro "LA VOCE RITROVATA"  publicado pela A.C.I.MA. - Edizioni Mandala. E Marcaram presença os escritores italianos da DivinaFollia Edizioni.

Terezinha Guimarães – A Psicanalista e Escritora brasileira maranhense de Parauapebas marcou presença e brilhou no stand A.C.I.MA. 2023 no Salão Internacional do Livro de Turim 2023.

Beti Rozen (EUA) e Martin Santos - (Suíça /Portugal) – Momento especial no stand A.C.I.MA. no Salão Internacional do Livro Torino 2023.

Antes de continuar a redigir essa parcial retrospectiva anual da A.C.I.MA. na Itália referente ao primeiro semestre de 2023 pós Salão do Livro de Turim e divulgar as datas dos eventos no Brasil previstos para início de outubro e as informações sobre os projetos em andamento, desejamos comunicar as datas oficiais do Salão Internacional do Livro de Turim 2024 que acontecerá nos dias: (09 a 13 de maio de 2024).

Portanto, salve esta data, é a ocasião perfeita para convalidar além fronteiras a sua carreira literária e artística. Lembrando que nesta ocasião, em 2024, teremos a oportunidade de participar de mais um memorável Tour A.C.I.MA. em lugares mágicos do berço de Dante, a bela Itália, onde somos sediados.

Voltando ao segundo parágrafo deste primeiro comunicado A.C.I.MA. pós Salão Internacional do Livro de Turim 2023 e pós verão italiano que literalmente parou tudo, vos convido a mergulhar comigo na emergência do conceito “TRIBO” em tempos modernos.

-- Você já parou para pensar na força e na beleza que tem uma tribo que une indivíduos com princípios afins sem perder o equilíbrio entre as diferentes identidades mantendo o respeito mútuo e a diversidade?

Como se sabe a palavra tribo deriva do latim “tribus”, e as tribos foram concebidas originalmente como um agrupamento genealógico, na Roma antiga indicava inicialmente um conjunto de famílias e, posteriormente (pelo menos a partir do século VI a.C.), um agrupamento administrativo-territorial incluindo uma população dividida em gentes, cada uma delas era constituída por indivíduos com a mesma ascendência patrilinear (mesmo que fictícia), língua, costumes, instituições, tradições ou orientação ideológica. O termo "tribo" era, originalmente, empregado para designar cada uma das trinta divisões de Roma (mais tarde trinta e cinco) formadas pelos habitantes. Cada tribo tinha uma função individual, mas todos dependiam de todos, como comunidade todos uniam suas forças focados no objetivo maior de harmonia e bem comum da nação.

Lembremos também do significado atribuído a palavra tribo na Bíblia, o conjunto de unidades tribais patriarcais ou clãs familiares do antigo povo de Israel que, de acordo com a tradição judaica, originaram-se dos doze filhos de Jacó, neto de Abraão.

Enfim, a palavra “tribo” poderia nos levar a grandes reflexões (…). Dessa forma, podemos considerar que desde a noite dos tempos as tribos eram formadas por laços de identificação ou características ideológicas que os indivíduos de determinado grupo compartilhavam.

Considerando que durante a trajetória de nossas vidas inevitavelmente pertencemos a diferentes tribos, seja na escola, trabalho, lazer, religião ou política, amizades e afins, e que com a nossa também inevitável evolução pessoal e expansão de consciência, em algumas tribos, ou em determinado momento pessoal, nos encontramos melhores do que em outras e migramos, buscamos uma "tribo" nova que nos doe o sentido de "pertencimento" tão desejado. Essas mudanças são nossos “estágios”. E podemos ver esses estágios como degraus que nos levam para cima, fazem parte da nossa história. Portanto, quando reconhecemos aquele momento em que observamos tudo fluindo com respeito recíproco, sem questionamentos inúteis, sem cobranças e aborrecimentos adicionais, é porque nos conectando verdadeiramente com as pessoas ao nosso redor, compreendemos que, sem dúvida, estamos em nossa própria tribo. Mudar de uma tribo para outra em busca de "conhecimento", "aprendizado" e sobretudo "pertencimento" não é fácil, mas é necessário e inevitável para nosso crescimento.

Quando um indivíduo encontra sua verdadeira tribo se reconhece em seus componentes, se nutre com a soma de novos saberes e tudo se encaixa naturalmente. Ou seja, as coincidências, encontros, até as dificuldades ou contrariedades de outrora, passam a ter um novo sentido, os diferentes cenários vividos anteriormente através das nossas experiências pessoais nos prepararam, e sobretudo, as pessoas envolvidas deixaram um aprendizado em nós, então compreendemos que tudo tem a sua razão de ser.

Uma tribo consolida sua existência através da comunicação, fator fundamental para seu o fortalecimento, é por meio dela, digo: a comunicação, que uma ideia (ou ideal) se fortalece e cria um senso de coletividade, solidariedade e pertencimento, quando essa força ultrapassa limites territoriais “Eureca”, objetivo alcançado, uma tribo conectada é uma família alargada, por esse motivo meu caro “fratello” e mia cara “sorella”, graças a Literatura e ao poder da "Palavra" que nos conecta estamos fazendo história. Gratidão por fazer parte da tribo A.C.I.MA. e por estar conosco focados na missão de conectar Mentes & Culturas através da palavra escrita que viaja além fronteiras.

E por falar em "fronteiras", e claro, não me refiro somente as fronteiras territoriais, me lembrei daquele mar verde/cinza/verde de oliveiras com seus magníficos troncos seculares que costeia a colina onde surge o oráculo de Delfos na Grécia, gosto de pensar que essa mesma paisagem desde a noite dos tempos inunda os olhos dos peregrinos súbito antes de lerem a emblemática e conhecida frase: "Conhece-te a ti mesmo" na entrada do templo dedicado a Apollo. Quanta sabedoria! Um bom ponto de partida para reconhecermos nossas "tribos", nossa "missão", e a história que gostaríamos de escrever...

Com o desejo de conhecer sua reflexão sobre o tema “tribo”, sejam essas de ontem, hoje, aquelas que sonhamos e desejamos para o amanhã, aquelas que deixaram uma marca, aquelas que valem a pena serem recordadas, registradas e imortalizadas na 12° antologia bilíngue sob a chancela A.C.I.MA., vos informo que "TRIBO & TRIBÙ" é o nosso tema para a antologia bilíngue e os nossos eventos de 2024 e, que as inscrições e seleção de textos estão abertas oficialmente. Sigamos! Conectando "Mentes & Culturas".






Sobre os eventos A.C.I.MA. no Brasil de outubro de 2023

Os lançamentos e entrega dos exemplares e das premiações referentes aos projetos INFINITO e MUSAS - Volume III no Brasil em São Paulo (evento presencial) estão previstos para a 2°/ou 3° semana de outubro 2023 - (data exata a confirmar). Em breve comunicaremos a data exata e todas as informações, será uma alegria contar com sua presença.

 

Fraternas saudações da A.C.I.MA. Itália.

Sonia Miquelin

E-mail: miquelinsonia@yahoo.it

sabato 6 maggio 2023

PREMIAÇÃO INFINITO 2023 - CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL A.C.I.MA. 2023




 A.C.I.MA. 

PREMIAÇÃO INFINITO 2023 

CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL A.C.I.MA. ITÁLIA

 

INFINITO

 

            Caros amigos, escritores, associados, seguidores e simpatizantes A.C.I.MA. Itália, vou começar esse comunicado com uma frase especial de “Alice no país das maravilhas” - (Através do Espelho) – (Lewis Carroll).

            Estamos QUASE... CHEGANDO lá! Ou seja, faltam apenas 11 dias para a festa comemorativa dos 12 anos da A.C.I.MA. começar numa moldura memorável, no Salão Internacional do Livro de Turim 2023 no "Stand A.C.I.MA.:  N59 - PAD 3. Na maior vitrine literária italiana.  

 

"Porque eu não quero voltar de jeito nenhum", pensou consigo mesmo, e essa com certeza era a única forma de chegar lá...

Lewis Carroll

ATRAVÉS DO ESPELHO”...


 

            Como é de vosso conhecimento, ATRAVÉS DO ESPELHO”... é o tema da XXXV edição do Salão Internacional do Livro de Turim 2023, onde a A.C.I.MA. tem stand fixo há 10 anos consecutivamente.

            Com imensa honra, alegria e, sobretudo gratidão, “Atravessamos o Espelho” e comunicamos o resultado oficial do XI concurso literário internacional A.C.I.MA. denominado: INFINITO 2023, o nosso tradicional concurso internacional sempre acoplado às antologias bilíngues publicadas anualmente pela A.C.I.MA. Itália.

            O XI Concurso Literário Internacional INFINITO objetiva incentivar e valorizar a produção literária dos escritores e poetas lusófonos e italianos no âmbito dos projetos de internacionalização da literatura brasileira, (lusófona em geral) e italiana, no exterior, capitaneado pelo (M.A.I.) - Movimento A.C.I.MA. Internacional.

            Parabenizamos todos os coautores da antologia bilíngue INFINITO pela qualidade intelectual e estética dos textos que a compõem, devido ao alto nível dos mesmos, nesse ano de 2023, foi de fato uma tarefa MUITO difícil para a comissão julgadora, que baseando-se na própria sensibilidade artística e humana, qualidade, forma e conteúdo da escrita, determinou os classificados nas categorias:

 

PRÊMIO ESPECIAL INFINITO

1° classificado: “PROSA”

1° classificado: “VERSO”

 

***

 

1° - 2° - 3° - classificados na CATEGORIA:PROSA”

1° - 2° - 3° - classificados na CATEGORIA: “VERSO”

 

MENÇÕES HONROSAS

 

*As decisões da Comissão Julgadora coordenada pela A.C.I.MA. Itália são irrecorríveis.

 

Conselho Diretivo A.C.I.MA. Itália

 

***


INFINITO 2023

 

INFINITO é a décima primeira antologia bilíngue realizada sob a chancela A.C.I.MA. Itália.

 

Por que INFINITO?

(…)

 

            Sobretudo pelo profundo significado da palavra INFINITO, que representa o sagrado, o divino, a eternidade, a evolução, o amor e o equilíbrio entre os mundos físico e espiritual. A ligação entre o espaço e o tempo que une os vários pontos da existência em constante evolução. Ou seja, uma ponte contínua, em todos os sentidos...

 

(...)

Sonia Miquelin

A.C.I.MA. Itália

 

 

***

 

PREMIAÇÃO INFINITO 2023

 

CONCURSO LITERÁRIO INTERNACIONAL A.C.I.MA.

 

***

 

PRÊMIO ESPECIAL INFINITO 2023

 

PRÊMIO ESPECIAL - Categoria Prosa: 

SONIA BITTENCOURT

Texto: O MEU INFINITO

 

***

 

PRÊMIO ESPECIAL - Categoria Verso

BETI ROZEN

Texto: A BORBOLETA E O VAGA-LUME

 

***

 

CATEGORIA PROSA

 

classificado: SILVIA BRUNO SECURATO

Texto: ESCOLHAS

***

classificado: MARIA ALICE FERREIRA DA ROSA

Texto: EM BUSCA DO INFINITO

***

classificado: VERA MELO

Texto: INFINITOS...

***

 

CATEGORIA VERSO

 

classificado: CARLA DE SÀ MORAIS

Texto: MULHER INFINITO

***

 

classificado: JANIA SOUZA

Texto: RESSIGNIFICAÇÃO

***

 

classificado: GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

Texto: ENTRE O EFÊMERO E O ETERNO

 

***

 

MENÇÃO HONROSA

 

ANGELA GUERRA

CÉLIA LAMOUNIER DE ARAÚJO

INGRID CALDAS

IVANILDE MORAIS DE GUSMÃO

ROSANA HUMMEL

MIRIAN MENEZES DE OLIVEIRA

MARTIN SANTOS

NERI FRANÇA FORNARI BOCCHESE

ORLANDO SAMPAIO SILVA

TEREZINHA GUIMARÃES

 

 * Apresentação oficial na Itália: 20 de Maio 2023

Stand A.C.I.MA. (N59 – PAD 3) – 16:00 hs.

Salão Internacional do Livro de Turim.

·         Apresentação oficial no Brasil (Julho/Agosto) – data à confirmar.

***

 

NOTAL FINAL:

Informamos que as inscrições para a a 12° Antologia bilíngue A.C.I.MA. Itália denominada: TRIBO, em italiano: (TRIBÙ) serão abertas oficialmente no dia: 1° junho 2023. Prepare seu texto e biografia e envie para seleção para os seguintes contatos:

 

miquelinsonia@yahoo.it

italiaacima@gmail.com