venerdì 19 settembre 2014

A.C.I.MA. ENTREVISTA A ESCRITORA MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES

A “A.C.I.MA.” – dando continuidade ao projeto de mapeamento dos artistas e escritores brasileiros - “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, iniciado em setembro de 2011, com entrevistas dirigidas inicialmente para os artistas e escritores brasileiros residentes no exterior, dá início em 2013 ao segundo ciclo do projeto de entrevistas para a “Vitrine do Artista Brasileiro” com os artistas e escritores associados A.C.I.MA., residentes no Brasil, que contribuem para a divulgação e valorização da Arte & cultura brasileira no exterior. 

O projeto “Vitrine do Artista Brasileiro” da A.C.I.MA. abraça a arte e a cultura dos povos migrantes em todas as suas formas e manifestações – sejam elas, musicais, literárias, teatrais, artes plásticas, cinema, dança, fotografia, folclore, enfim, todas as expressões artísticas brasileiras.


MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES

“Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”

A.C.I.MA. – Bem vinda MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES! Primeiramente, gostaríamos de saber um pouco sobre você: de onde vem, qual sua terra natal? Onde vive atualmente? Além da escrita, que trabalho ou hobby desenvolve?

M. C. L. M  –  Nasci em Minas Gerais, mudei-me com a família para São Paulo em 1983, onde resido desde então. Graduada em Administração de Empresas, Pós Graduada em Gestão Empresarial, trabalho com Consultoria Financeira Empresarial.

A.C.I.MA. – Como e quando se dá o seu primeiro contato com a escrita? Sobre qual tema você escreve? De onde vem as inspirações para suas obras literárias? Poderia nos contar um pouco sobre seu processo criativo?

M. C. L. M  –  Na infância, meu querido e estimado pai (hoje já falecido), costumava me presentear com muitos livros. Ele foi um grande incentivador para que eu começasse cedo no mundo da leitura. Após isso, comecei timidamente com um velho caderninho de arame a escrever poemas e contos infantis. Acredito que foi a partir daí que tudo começou, eu tinha por volta de 09 anos...
Não sigo um tema distinto. Escrevo sobre tudo. Gosto de escrever pela manhã no notebook, e diante de uma página em branco surge um poema, um conto, uma crônica, ou apenas uma ideia, que se desenvolve gradativamente.

A.C.I.MA. –  Qual foi a pessoa que primeiramente acreditou em seu talento? E qual outra linguagem da Arte tem o seu interesse? 

M. C. L. M  –  Acho que o meu pai talvez acreditasse que um dia eu me tornaria escritora. Ele me incentivou muito na infância ao hábito da leitura. Presenteava-me com livros de diversos autores, desde filosofia à poesia. Mas infelizmente ele faleceu em 2004, antes de eu publicar meu primeiro livro.
Gosto muito de pintura moderna, abstrata, artes plásticas, mas não me enveredei por este caminho “ainda”...

A.C.I.MA. – O que você acha que seria prioritário fazer para criar oportunidades para valorizar e divulgar o trabalho dos escritores e artistas brasileiros no Brasil e no exterior? 

M. C. L. M  –  Acho que para a divulgação dos novos escritores no Brasil é preciso muita união de mentes produtivas e pessoas sérias, acredito sensivelmente que Organizações como a ACIMA, sejam um diferencial, e que outras pessoas e entidades, poderiam e deveriam se espelhar no trabalho que a ACIMA desenvolve no exterior, criando oportunidades efetivas de exposição dos autores brasileiros pelo mundo.
Se mais pessoas se unissem em prol do bem comum, os novos escritores poderiam se tornar conhecidos em menos tempo pelo Brasil e pelo mundo. Falta um pouco de boa vontade das Editoras em criar oportunidades concretas, para que novos autores possam publicar, sem que tenham que custear a edição. União é a chave para o bom desenvolvimento de qualquer trabalho, em qualquer âmbito. Associações Literárias, Academias de Letras, ONG’S poderiam se unir mais, criando Prêmios Literários, Saraus, Feiras, Intercâmbio de autores no exterior, entre outros.

A.C.I.MA. –  Na sua opinião, qual o maior obstáculo que encontra o escritor brasileiro para ingressar no universo literário? Como você divulga o seu trabalho? Onde é possível adquirir seus livros?

M. C. L. M  –  São muitos obstáculos, as Editoras são muito restritas, e é difícil para um autor que está começando conseguir que alguma grande editora leia seus escritos. As grandes editoras em geral, preferem publicar os “mitos”, a dar chance aos novos autores brasileiros de publicarem seus livros.
Há também falta de investimento na área Cultural, tanto nos municípios quanto nos estados em geral. Na pauta das políticas públicas, investir em Prêmios Literários e ou Editais parece-me estar em último lugar no Programa de Gestão, e quando existem, as normas e burocracias são tão imensas, que distanciam ainda mais o escritor de uma possível participação.
Comecei divulgando meu trabalho em um Blog Pessoal que iniciei em 2009. Na época, nem pensava em publicar meus escritos. Mas após muitas cobranças de meus leitores de Blog, e incentivo deles, pessoas em sua maioria “anônimas”, porque não as conhecia pessoalmente, incentivaram-me a publicar meu primeiro livro de poemas/contos, e em 2010 tomei coragem e banquei a edição de meu primeiro livro.
Comecei divulgando no Blog: http://marciacristinaliomagalhaes.blogspot.com depois nas mídias sociais como o Facebook. Também sempre que posso, participo de Eventos Literários, Bienais nacionais e internacionais, Saraus, entre outros.
Meus livros estão disponíveis nas melhores livrarias do Brasil. Dentre elas destaco:
Livraria Cultura – Martins Fontes – Da Vila – Asabeça (São Paulo e capitais).
Livraria Premius Editora – Smile – Mandacaru (Fortaleza CE).


A.C.I.MA. – Que conselho daria a quem está dando os primeiros passos no universo literário?

M. C. L. M  –  Aconselhar nem sempre é fácil, cada um possui uma visão de mundo e as opiniões diferem... Posso dizer, jamais desistam de seus sonhos! E se muitas portas se fecharem, não deixem de bater em todas as outras. A persistência é fundamental para atingirmos nossa meta, acreditem em si mesmos, ainda que digam o contrário, mantenham o foco! Determinação é a chave para atingirmos o sucesso em qualquer âmbito de nossas vidas. Participem de Feiras e Bienais, associem-se a entidades literárias sérias. Nunca deixem de sonhar, mesmo que se sintam num barco à deriva, e ainda que aparentemente a tempestade possa parecer interminável, acredite o sol há de brilhar sobre as velas...

A.C.I.MA. – Qual sua opinião sobre o momento “economicamente feliz” que o Brasil está vivenciando atualmente? Segundo seu ponto de vista será duradouro? Qual é o seu objetivo literário no momento?

M. C. L. M  –  Em minha modesta opinião, o Brasil em 2014 não está bem economicamente. Os índices de inflação estão em alta, ainda que a mídia não divulgue os números verdadeiros. Basta-nos ir ao Supermercado semanalmente, e ver a alta dos preços em todos os produtos. A taxa de inadimplência cresce, infelizmente.
Meu objetivo literário atual é divulgar a literatura nacional em todas as oportunidades possíveis, participando de Feiras, Bienais nacionais e internacionais. Ministrar Palestras em Universidades, a fim de incentivar os jovens ao hábito da leitura. Desde 2010 quando lancei meu primeiro livro, já doei mais de 300 exemplares a Instituições de Ensino e Bibliotecas.


A.C.I.MA. – Poderia nos falar um pouco sobre suas obras, seu percurso, e particularmente sobre a experiência de divulgar suas obras no exterior?

M. C. L. M  –  Em 2010 lancei meu primeiro livro de poemas/contos Poetar é Preciso, na Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Também em 2010, fui laureada com o III Prêmio Canon de Literatura e Poesia.
Em 2012 participei do Salon Du Livre de Paris, juntamente com outras escritoras brasileiras, lançando uma Antologia em francês.
Em 2012 tive meu primeiro livro Poetar é Preciso comercializado no Salon Du Livre de Genebra na Suíça. Posteriormente, o livro também ficou disponível numa Livraria em Genebra.
Em 2013 juntamente com outros literatos, fundei a Academia de Letras Juvenal Galeno, em Fortaleza CE, onde ocupo a Cadeira n° 10 e o Cargo de Diretora de Relações Culturais. Também em 2013, lancei meu segundo livro de poemas A Pele Que Habito.
Em 2014 participei do Salon Du Livre de Genebra na Suíça, com o meu livro de poemas A Pele Que Habito, pude conhecer outros autores brasileiros residentes no exterior, trocar experiências.

A.C.I.MA. – Quantos livros você publicou? Pode nos deixar aqui uma breve bibliografia (título/Ano de publicação/ Tema e público alvo/ Em uma frase a mensagem de cada obra.

M. C. L. M  – Livro: Poetar é Preciso – (Poemas/Contos) 1° edição 2010 – Editora Scortecci.
“Descansa pois o corpo à beira da proa, viaje primeiro através dos sonhos, já que é pelo verso que se navega, através dos corações...” Poema: ALMA.

Livro: A Pele Que Habito – (Poemas) 1° edição 2013 – Editora Premius
“Há que se saber um dia, decifrar o silêncio do verso, o amargo dos brancos espinhos, da claridade noturno do abismo véu...” Trechos do Poema: Cálice de Esperança.

Antologia: Segundo Pensamento – 2011
Antologia: O Indiscutível Talento das Escritoras Brasileiras – 2012
Antologia: L’indiscutable Talent Des Écrivaines Brésiliennes – 2012
Antologia: Navegantes – A.C.I.MA. - Edizioni Mandala – 2014

A.C.I.MA. –  Se desejar deixe-nos uma mensagem, frase, reflexão ou poesia de sua autoria, por favor!


MERCADOR DE SONHOS

Tu que roubas sonhos
Que vela noites na soleira da porta
Na algibeira torta da solidão...

Tu que intrigas, cortas!
Sangram sílabas de palavras por dizer,
Esquecimento...

Turvo é o caminho da indecisão,
Cinza o chão do tempo!

Boca sem saída,
Lábios que se deixam levar por avenidas,
Risos encobertos na escuridão da noite...

E o abismo que açoita olhos,
Horizontes esquecidos n’alguma página qualquer...
Sorrisos?
Só das estrelas...


By Márcia Christina Lio Magalhães

RAPIDINHAS:

A.C.I.MA. – Uma saudade?
M. C. L. M  –  Meu pai.
A.C.I.MA. – Um sonho?
M. C. L. M  –  Publicar meus livros em outros idiomas.
A.C.I.MA. – Um lugar?
M. C. L. M  –  Rue de Buenos Ayres - Paris.
A.C.I.MA. – Uma música?
M. C. L. M  –  Chão de Giz (na voz de Elba Ramalho).
A.C.I.MA. – Uma tristeza?
M. C. L. M  –  Perder entes queridos.
A.C.I.MA. – Um barulho?
M. C. L. M  –  Correnteza de rio.
A.C.I.MA. – Um cheiro?
M. C. L. M  –  De café.
A.C.I.MA. – Doce ou salgado?
M. C. L. M  –  Salgado.
A.C.I.MA. – Destino ou casualidade?
M. C. L. M  –  Destino.
A.C.I.MA. – Quente ou frio?
M. C. L. M  –   Frio.
A.C.I.MA. – Seu hobby?
M. C. L. M  –  Viajar.
A.C.I.MA. – Comida preferida?
M. C. L. M  –  Italiana.
A.C.I.MA. – O que ama?
M. C. L. M  –  Amizades verdadeiras.
A.C.I.MA. – O que não ama?
M. C. L. M  –  Falsidade, Arrogância.
A.C.I.MA. – Um livro?  
M. C. L. M  –   Cartas a um jovem poeta – Rainer Maria Rilke.
A.C.I.MA. – Um filme?
M. C. L. M  –  Amor Além da Vida.
A.C.I.MA. – Uma homenagem?
M. C. L. M  –  A meu pai.
A.C.I.MA. – Momento inesquecível?
M. C. L. M  –  Quando recebi o primeiro exemplar do meu livro Poetar é Preciso.
A.C.I.MA. – Três coisas fundamentais para ser feliz?
M. C. L. M  –  Amar, perdoar, agradecer.













A.C.I.MA. –Muito obrigada MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES! Sucesso Sempre!
Luz... Sempre + Luz...



www.acimamandala.com


Se você é um artista brasileiro e deseja participar do Projeto:
 “Vitrine do Artista Brasileiro no Exterior”, escreva para:  




EXTERIOR


A.C.I.M.A entrevista Geovana Clèa ( Itàlia)
A.C.I.M.A entrevista Ana Miquelin ( Itàlia)

A.C.I.MA. entrevista Fátima Freitas (Suíça)

A.C.I.MA. entrevista Mara Parrela (Holanda)
A.C.I.MA. entrevista Lúcia Amelia Brüllhardt   (Suíça)


A.C.I.MA. entrevista Marcos Borges (Dinamarca)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/03/acima-entrevista-marcos-borges.html

A.C.I.MA. entrevista Josane Mary Amorim  (Holanda)

A.C.I.MA. entrevista Márcia Rocha  (Itália)
 
http://acimamandala.blogspot.it/2012/08/a-acima-entrevista-marcia-rocha.html

A.C.I.MA. entrevista Jacilene Brataas (Noruega)

A.C.I.MA. entrevista Alexandra Magalhães Zeiner (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista Evandro Raiz Ribeiro (Japão)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Rosemary Mantovani (Itália)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Karina Martinelli (Irlanda)

A.C.I.MA. entrevista a escritora Beti Rozen (EUA)

A.C.I.MA. entrevista a escritora LIGIA BRAZ(Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritor Sérgio, Beija-Flor-Poeta (Alemanha)

A.C.I.MA. entrevista o escritora JAMILE DO CARMO (ALEMANHA)

A.C.I.MA. entrevista o escritora MARIANA BRASIL (ITÁLIA)
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/a_19.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ELIANA MACHADO
http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-eliana.html

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  JOSÉ MÁRIO NEVADO GUERRA (EUA)

                                                


BRASIL


A.C.I.MA. Entrevista a escritora FLÁVIA ASSAIFE.

A.C.I.MA. Entrevista o  Escritor  VALDECK ALMEIDA DE JESUS

A.C.I.MA. Entrevista o Professor e Escritor FRANCISCO EVANDRO DE OLIVEIRA (Farick). 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   HEBE C. BOA-VIAGEM A. COSTA 

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   GRECIANNY CARVALHO CORDEIRO

A.C.I.MA. Entrevista a  Escritora   ANA CRISTINA COSTA SIQUEIRA

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora DULCE AURIEMO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora JÔ MENDONÇA ALCOFORADO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora VERA SALBEGO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IZABELLA PAVESI

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SANDRA NASCIMENTO 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora ROGÉRIO ARAÚJO (ROFA)  

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora CRISTINA RAMOS

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora TEREZINHA GUIMARÃES 

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora MIRIAM DE SALES OLIVEIRA

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor IGOR BUYS

A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MARCO COUTO


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor MOGG MESTER


A.C.I.MA. Entrevista o Escritor J.MARINS

http://acimamandala.blogspot.it/2014/04/acima-entrevista-o-escritor-j-marins.html
A.C.I.MA. Entrevista a Escritora SILVIA BRUNO SECURATO

A.C.I.MA. Entrevista a Escritora IRMA GALHARDO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora ANGELA DELGADO

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VERA LAURIA

A.C.I.MA. entrevista o Escritor JOSE HILTON ROSA

A.C.I.MA. entrevista a Escritora VILMARA BELLO

http://acimamandala.blogspot.it/2014/08/acima-entrevista-escritora-vilmara-bello.html

A.C.I.MA. entrevista a Escritora RENATA VEZQUEZ


A.C.I.MA. entrevista a Escritora MÁRCIA CHRISTINA LIO MAGALHÃES




E CONTINUA...



2 commenti:

  1. Feliz em ver mais um espaço sendo conquistado pelo merecido talento da Márcia. Essa "brima" ainda vai dar muito o que falar e do que ler. Sucesso sempre.

    RispondiElimina
  2. J. Universo, obrigada pela generosidade das palavras! Vc sempre foi um grande incentivador de minha literatura, desde o Blog, sou grata!

    Amigo imenso!

    Abraços...

    Márcia Christina Lio Magalhães

    RispondiElimina